1 – O que é licença sanitária e quem deve obter?
Licença sanitária é um documento que formaliza o controle sanitário do estabelecimento e deve ser obtido por todos os estabelecimentos envolvidos na comercialização de medicamentos, como: farmácias, drogarias e hospitais.
2 – Como obter/renovar a licença?
Para obter ou renovar a licença sanitária é necessário seguir os passos a seguir:
1º – Preencher o formulário específico do órgão sanitário municipal;
2º – Solicitar a guia para pagamento e pagá-la;
3º – Concessão: formulário de requerimento preenchido anexado ao alvará de localização/ funcionamento + certificado de regularidade + cartão CNPJ + alvará do bombeiro + pagamento da taxa;
4º – Protocolar na vigilância sanitária municipal;
5º – Aguardar a inspeção da vigilância sanitária local;
6º – Aguardar deferimento;
7º – Validade: 1 ano após deferimento.
Observação 1: Quando solicitar? Entre 120 e 150 dias antes de expirar o prazo de validade. Prazo médio para concessão da licença é de 90 a 150 dias.
3 – Qual a documentação sanitária necessária para se tornar cliente da GAM?
– Farmácias e Drogarias: devem apresentar Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE), disponibilizada pela ANVISA e Licença Sanitária.
– Hospitais – Devem apresentar Licença Sanitária.
Informações Extras:
AFE – Para regularização da Autorização de Funcionamento da Empresa, deve ser verificada a RDC 17/2013. O pedido deve ser realizado através do site da ANVISA. Além destas, estão disponíveis no site (https://www9.anvisa.gov.br/peticionamento/sat/global/sistemas.asp) o passo a passo para cadastramento de empresas, emissão e consulta de protocolos.
Licença Sanitária – As informações sobre concessão e renovação da Licença Sanitária devem ser verificadas junto às Vigilâncias Sanitárias Municipais.
4 – Qual o procedimento para compra de psicotrópicos?
Para que a compra de psicotrópicos seja liberada é necessário ter a documentação regularizada: AFE e Licença Sanitária. A AFE e/ou alvará sanitário deve mencionar a atividade: “dispensação de medicamentos sujeitos ao controle especial”.
5 – Como faço para comprar retinoides (grupo C2 – RDC 344/98)?
Para os medicamentos Retinóicos(C2), além da liberação para compra de psicotrópicos, os estabelecimentos devem enviar cópia da autorização específica, da seguinte forma:
– Publicação no Diário Oficial do Estado/Município/;
– Autorização para Retinóides emitida pela Vigilância Sanitária Municipal, de acordo com a portaria 6/99, art.124.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal sobre a Autorização para a Venda de Retinóides
6 – Quais as formas de envio da documentação sanitária?
Os documentos podem ser enviados através do e-mail alvara@gam.com.br ou Whatsapp (48) 9-9166 7938, sempre informando o código do cliente ou CNPJ. O prazo para liberação é de 24 horas úteis.
7 – Qual o procedimento para solicitações de devolução?
Para solicitar qualquer tipo de devolução, o cliente deve entrar em contato com o SAC através do telefone 0800 728 9030. Sendo o atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h ou no e-mail sac@gam.com.br. Somente serão aceitas as solicitações que estiverem de acordo com a política de devolução da empresa.
8- Como consigo a política de devolução da empresa Genésio A. Mendes?
A política de devolução pode ser obtida com o representante, negociador ou diretamente no SAC, através do número 0800 728 9030. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h ou no e-mail sac@gam.com.br.
9 – Como serão concedidos os créditos de devoluções realizadas?
Os créditos serão concedidos apenas após a finalização do processo de devolução. Ou seja, somente após a mercadoria retornar a GAM. No momento da concessão de crédito serão levadas em consideração dois aspectos: devolução parcial e devolução integral.
– Devolução parcial: após a disponibilização do crédito no sistema, o valor ficará em aberto até a próxima compra do cliente. No primeiro faturamento, em que o valor da compra for superior ao crédito existente o sistema gerará automaticamente um boleto com desconto referente a devolução.
– Devolução integral: nos casos em que houver apenas uma NF para boleto gerado, este é anulado. Ou seja, baixa diretamente no sistema financeiro. Porém, nos casos em que existir agrupamento de NFs (mais de uma nota para o mesmo boleto), o cliente deve realizar o pagamento do boleto integral e posteriormente a nota (s) devolvida (s) terá seu crédito disponibilizado em nova (s) compra (s).
Caso o cliente queira indicar boleto específico para disponibilização do crédito, o mesmo pode entrar em contato com o SAC através do telefone 0800 728 9030, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h ou pelo e-mail sac@gam.com.br.
10 – Quando recebo a informação de que o crédito da devolução foi disponibilizado ou boleto anulado?
Para informações sobre disponibilização de créditos ou anulação de boletos, o cliente deve entrar em contato com o SAC, através do telefone 0800 728 9030, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h ou pelo e-mail sac@gam.com.br.
11- Caso o pedido eletrônico dê erro ou se comporte de forma inesperada o que devo fazer?
Deve entrar em contato com o seu representante ou com o CPD através do telefone 0800 728 9030, opção 3.
12- Como faço para ser cliente da Genésio A. Mendes?
O cadastro pode ser efetuado clicando aqui ou através do representante. Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com o SAC, através do telefone 0800 728 9030, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h ou pelo e-mail sac@gam.com.br.
13- Como posso conseguir a 2ª via de Nota Fiscal e/ou boleto bancário?
Através do eGAM no link serviços > reimpressão de boletos. Caso não tenha acesso ao eGAM, a NFe e o boleto podem ser obtidos através do telefone 0800 701 6669 Opção 3.
14 – Como eu posso atualizar boleto bancário?
Através do site do próprio banco emissor ou no eGAM – (link serviços > reimpressão de boletos).