Você provavelmente já leu ou ouviu falar que comprar bem é vender bem, mas você sabe o que isso, de fato, quer dizer? Esse é um tema bastante relevante, se considerarmos que o que está à disposição no seu estoque influencia diretamente na qualidade dos seus serviços e da sua própria farmácia – além, é claro, das suas próprias vendas.
Para saber mais sobre o assunto, é só continuar lendo esse blog post!
Comprar bem é vender bem
Uma compra bem realizada pode ser o elemento-chave para o sucesso de vendas. Isso porque quando suas prateleiras estão devidamente preenchidas e você possui produtos estocados que tem procura, a proporção com que são vendidos também é mais alta.
A venda está diretamente atrelada a compra. Quanto melhor você comprar, melhor você venderá, fornecendo um atendimento de qualidade aos clientes, que se sentirão satisfeitos ao encontrarem o produto que procuram em sua estante. Mas isso requer a realização de alguns estudos, como você verá a seguir.
Análise de estoque e vendas
Para que você consiga fazer uma gestão das suas compras, é importante fazer uma extensa análise, como qualidade e quantidade dos produtos em seu estoque, assim como as vendas que são realizadas.
Por exemplo: não adianta você comprar muito e vender pouco, pois terá prejuízo; tampouco faz sentido comprar pouco e ter produtos faltando, assim você deixará clientes insatisfeitos e perderá lucro.
Uma boa gestão de compras, portanto, envolve algumas ações, tais como:
- O controle de entrada e saída de produtos por meio de um registro minucioso;
- A padronização de produtos e suas categorias, propriamente listados para que não exista confusão e, dessa forma, não ocorra compras desnecessárias para o negócio;
- Uma boa análise do fluxo de compras;
- Investigação constante de vendas durante todo o ano, o que permitirá descobrir se tais vendas sofrem com sazonalidade.
A quantidade influencia
Quando você já tiver feito uma boa análise de vendas, certamente você saberá quais os produtos que deixam a prateleira mais rápido, aqueles que custam sair e os que simplesmente ficam lá parado, sem nenhuma demanda.
Com essas informações, é possível estabelecer a quantidade de produtos que serão adquiridos durante uma compra. Isso é muito importante e influencia diretamente nos seus negócios, especialmente no que se refere a lucro e prejuízos. Afinal de contas, você não vai querer comprar produtos que não são vendidos, certo?
Além do mais, hoje existem muitas distribuidoras e fornecedores que possibilitam compras menores, sem a necessidade de realizar grandes investimentos. Muitas vezes é mais sensato comprar menos e mais frequentemente do que adquirir grandes volumes de mercadoria em longos espaços de tempo.
Tenha uma distribuidora de confiança
Por fim, tenha sempre em mente: é muito importante ser parceiro de uma distribuidora confiável e de qualidade.
É com ela que você realizará todas as suas compras e, por esse exato motivo, poderá receber ofertas, descontos e outros benefícios (como rápido prazo de entrega, baixa compra mínima, bom relacionamento etc) para você.
Portanto, a relação que você tiver com ela determinará muito dos seus negócios, inclusive a boa aquisição de produtos – e, consequentemente, a qualidade das suas vendas. Caso você precisar de uma distribuidora de confiança e que entenda suas reais necessidades, você pode contar com a GAM. É só nos chamar CLICANDO AQUI.