Vamos colocar dessa forma: ter um estoque bem planejado em farmácias é uma questão de sobrevivência do negócio.
Com produtos parados na prateleira, você pode acabar enfrentando problemas de gestão financeira e administração.
Perda de dinheiro, mercadoria parada, baixa lucratividade e muitos outros problemas podem assolar sua farmácia. Nesse sentido, controle é fundamental.
É por isso que hoje decidimos apresentar alguns benefícios que um estoque bem planejado pode proporcionar para a sua farmácia. É só continuar com a leitura!
Menor quantidade de mercadoria parada
Não podemos deixar de lembrar que a mercadoria parada afeta muito as finanças da sua farmácia. É simples entender isso, afinal você não está obtendo retorno em cima do seu investimento.
Caso você não tenha um estoque bem planejado em sua farmácia, as chances desses problemas acontecerem são muito grandes. Por isso, é sempre essencial que você faça uma gestão completa do que está nas suas prateleiras, o que é mais facilmente vendido e o que é essencial ter em estoque.
Quanto maior for a rotatividade de mercadoria nas suas estantes (ou seja, menos produtos parados e acumulados), maior será o seu lucro.
Produtos dentro da validade
Com grandes quantidades de produtos estocados e sem circulação na sua farmácia, é de se esperar que muitos acabem excedendo o prazo de validade.
Se já não fosse complicado ter mercadorias vencidas em seu estoque, é ainda mais constrangedor ter elas dispostas em suas prateleiras para a própria clientela.
Além de causar repercussão negativa e gerar impactos à imagem do seu negócio, você pode ter problemas com a vigilância sanitária.
Portanto, sempre busque comprar mercadorias de forma consciente (e de acordo com o seu fluxo comercial) para também vendê-las de forma certeira.
Administração eficaz
Se você faz uma boa gestão do seu estoque, coletando dados sobre os produtos que você tem à disposição, você consegue elaborar um bom plano administrativo.
Alguns dos tópicos que você precisa prestar atenção, por exemplo, são:
- Lote e data de fabricação;
- Vencimento do produto;
- Dinheiro investido e dados sobre sua compra com fornecedores;
- Lucro obtido sobre o investimento;
- Informações comerciais, como os produtos mais e menos vendidos, mercadorias mais procuradas pelo público etc.
Com a junção de todos esses dados, você pode montar um relatório com as principais análises sobre o seu estoque, suas compras e suas vendas. Desse jeito, é fácil ter uma visão mais ampla daquilo que você tem em posse para personalizar seus serviços.
Assim, você consegue realizar uma administração extremamente eficaz – não somente nas suas prateleiras, mas do seu negócio como um todo.
Compre somente o essencial e procurado, mesmo que suas encomendas com distribuidoras sejam menores e mais frequentes. Evite mercadorias paradas, traga mais lucro ao estabelecimento e busque engajar pessoas e enxergarem sua farmácia como um modelo de estoque.
Viu só? Com poucos detalhes, você consegue tomar decisões mais assertivas para o seu estabelecimento.
Agora é só colocar a mão na massa – ou melhor, no seu estoque! Precisando de ajuda, é só chamar a GAM.