Você sabia que o estoque da farmácia no Inverno precisa ser revisto? Isso quer dizer que os produtos que você tem a disposição apresentam sazonalidade de compras, portanto variam muito de estação para a estação.
Com o Inverno chegando, é muito importante prestar atenção no que estará disposto nas suas prateleiras. Caso você invista bastante tempo nisso e reorganize suas estantes de acordo com a procura, conseguirá alavancar (e muito) suas vendas.
Se você tiver curiosidade no assunto, é só continuar com a leitura!
A sazonalidade de produtos
É fácil entender: cada época e estação do ano apresenta características distintas, fato que determina os tipos de produtos buscados pelos consumidores na sua farmácia. No Verão, por exemplo, a venda de repelentes, protetores solares e pomadas para queimaduras aumenta de forma considerável.
No inverno não é diferente: os clientes aparecem com uma nova demanda/busca de produtos, especialmente no que diz respeito aos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).
O estoque da farmácia no inverno
Com a chegada das baixas temperaturas, novas necessidades vão surgindo para os clientes. Você não somente precisa ter um estoque muito bem planejado, mas necessita ficar ligado nas mudanças da estação para que o público consiga encontrar facilmente o que busca dentro do seu estabelecimento.
Durante o inverno, então, é uma boa hora de investir em remédios específicos para gripes, resfriados, pequenas inflamações, dores, coriza. Além disso, chás, hidratantes, produtos de higiene pessoal, inaladores, umidificadores, nebulizadores etc.
Mais do que isso, é importante ficar atento nas tendências e campanhas publicitárias das grandes empresas de medicamentos e produtos farmacêuticos. Elas te darão uma boa dica do que está por vir e no que você poderá investir.
Atenção aos dados das suas vendas
Outra ideia é analisar o histórico das suas vendas. Ele é essencial nesse momento, pois ajudará você a encontrar os produtos que são mais frequentemente comprados na sua farmácia durante a estação.
Um erro muito comum é expor “o que se quer vender”, mas não o que os consumidores realmente procuram. Portanto, analise seu histórico e planilhas, compare as estações (além de ficar de olho nas tendências) e faça um bom investimento durante o Inverno. Suas vendas podem duplicar com uma simples análise de dados e procura!
Caso precise de ajuda da GAM para a reposição do seu estoque, é só nos chamar clicando aqui.