Você sabia que a forma de disposição de produtos em farmácias pode influenciar nas vendas?
Primeiramente é importante que os produtos sejam colocados em pontos estratégicos, assim seu estoque ganha rotatividade e você não fecha os meses no vermelho.
Se você quiser ficar por dentro, aumentar o desempenho nas vendas e lucrar na sua farmácia, é só continuar com a leitura!
Disposição de produtos em farmácias
Para que a lucratividade da sua farmácia não seja comprometida e seu caixa tenha saldos positivos no final do mês, é importante ficar atento na exposição dos seus produtos.
Onde estão e a forma que estão posicionados diz muito a respeito do seu negócio. Ter produtos em lugares estratégicos é decisivo para o aumento da comercialização.
A maioria dos consumidores não pergunta pelo produto que não encontra, ou seja, você deixa de vender e pode até perder um cliente.
Por esse motivo uma exposição bem feita chama atenção do consumidor e consequentemente faz com que ele leve o produto.
Algumas dicas são importantes e podem te ajudar nessa tarefa. Confira!
Organize os remédios de acordo com a patologia
Isso te ajudará a encontrar um remédio mais rápido e ser o mais eficiente possível na hora de atender seu cliente.
Convenhamos, deixar remédios misturados atrapalha bastante, seu cliente não vai ficar esperando muito tempo e muitas vezes na correria você não encontra o que ele procura, pelo simples fato de estar perdido no meio de tantos medicamentos.
Por isso que esse tipo de organização, tanto na prateleira quanto no seu estoque é importante.
Além, é claro, de manter a sua farmácia atualizada com as sinalizações devidas: placas indicando em qual seção se encontram determinados tipos de produtos.
Coloque em evidência produtos em promoção
Promoção sempre chama atenção do público, mas se não colocar o produto em evidência raramente o cliente vai ver.
É essencial que na sua farmácia esses produtos sejam colocados em lugares destaques. Separe um lugar maior para dispor ele nas prateleira. Produtos em promoção costumam ter uma grande saída, se organize para não deixar de vender!
Pontos extras podem ser um aliado para produtos que estão em promoção ou que fazem parte do seu encarte.
Não tenha dúvidas de que eles farão diferença e aumentarão a sua lucratividade. Exponha em pontos estratégicos: próximo ao caixa, próximo da entrada, e até mesmo, na parte central do seu estabelecimento.
Lembre-se: o que é visto é lembrado!
Tenha variedade de produtos
Ter um estoque variado é muito importante! Hoje, mais do que nunca para se destacar em meio a concorrência você precisa mais do que o melhor preço.
Produtos para as crianças, de beleza, de higiene e também dermocosméticos são fundamentais para compor o seu estoque e fazer com que a sua farmácia seja referência no mercado.
Fique atento para não diversificar somente essas categorias de produtos, mas também os produtos fármacos.
Enfim, hoje em dia investir em medicamentos é extremamente importante!
Diversifique o mix de produtos da sua farmácia e garanta que o seu ticket médio aumentará, assim como a fidelização dos seus clientes!
Destaque produtos com maior margem de lucro
Sabemos que todas as farmácias têm aqueles produtos que são carros-chefe, ou seja, aqueles que possuem mais saídas ou uma maior margem de lucro. Analise quais são eles e coloque em destaque para que tenham uma maior visibilidade.
Desse modo para eles vale tudo: pontos extras, gôndolas maiores, seção especial dentro da sua farmácia, pontos de maior circulação e até na vitrine.
Outras formas de divulgação também são válidas. Faça cartazes, coloque em evidência no seu encarte e pode também usar a lista de contatos a seu favor.
Tenha produtos em cima do balcão
Os espaços próximo ao caixa são excelentes para proporcionar a “venda por impulso”. Aquela que o cliente decide de forma rápida e estimulada pelo apelo emocional.
Não tenha medo de perguntar se ele precisa de mais alguma coisa, ou até mesmo, ofereça um produto que esteja próximo.
Tenha sempre no balcão do seu caixa produtos como: analgésicos, antiácidos, pastilhas, balas, barra de cereal. Alguns itens de maquiagem também devem ocupar um espaço próximo: batons, pó compacto, blush, rímel, esmaltes e sombras.
Gostou das dicas de disposição de produtos em farmácias? Por fim, quer saber mais sobre este assunto e ficar por dentro das melhores dicas para a sua farmácia? Fale com a gente CLICANDO AQUI.