Talvez você pense que promoções em farmácias possuem apenas um único objetivo: vender mais. Mas é aí que você se engana!
Embora o resultado final seja sempre o dinheiro, pois essa é a base de todo negócio, ofertas bem elaboradas induzem a movimentação de um estoque parado, por exemplo.
Também funcionam como estratégias publicitárias, chamando a atenção do público pelos preços acessíveis, assim tornando-se referência no quesito precificação e, dessa forma, evangelizando sua audiência.
Mas a grande questão é: suas ofertas têm o efeito esperado? Mais do que isso, você deseja que seus clientes levem a sério as promoções que você realiza em sua farmácia?
Se a resposta for “sim”, é só continuar com a leitura!
Promoções em farmácias vão além do padrão
Se você não tem um bom controle de estoque, sempre haverá produtos remanescentes no final do mês – aqueles que fogem da sua estratégia inicial de vendas, sem giro e lucratividade.
É da necessidade de criar esse giro de produtos que, em muitos casos, surgem as promoções: ofertas relâmpagos, vendas combinadas, leve X e pague Y… e assim por diante, usando e abusando da sua própria criatividade.
Mas você pode fazer muito mais que isso!
Um famoso exemplo (e nem sempre devidamente explorado) é a experimentação de produtos, especialmente na seção de perfumaria e dermocosméticos.
Sempre que possível, exiba provas dos produtos no seu PDV, induzindo o visitante a experimentá-lo. Dessa maneira, a chance de compras é extremamente maior – afinal, a compra por impulso é muito comum no Brasil. Experimentou, gostou, levou!
Outra forma de criar promoções levadas a sério pelos seus clientes é fazendo o uso do calendário, focando nas datas comemorativas.
O mercado farmacêutico desenvolve ofertas tímidas nessa data: é hora de entrar no clima festivo (ou de celebração) para inovar e originar novas táticas comerciais.
Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo, são vitais para alavancar as vendas da sua farmácia. Mas quais outras datas do calendário podem ser utilizadas para gerar ofertas?
Conte o fator surpresa, desenvolva promoções além das padrões e esteja sempre um passo à frente da concorrência!
Dicas rápidas para criar as melhores promoções
Estar sempre inovando com promoções em sua farmácia é uma ótima forma de fidelizar clientes.
Esse tipo de ação é adorada pelos consumidores. Afinal de contas, tudo o que é novo causa curiosidade. E se você mantém seu público curioso e satisfeito, você o induz a retornar para o seu negócio uma outra vez.
Para te ajudarmos a criar as melhores promoções, separamos algumas dicas incríveis:
- Faça um planejamento das ações promocionais;
- Tenha metas e objetivos extremamente bem definidos;
- Fique atento aos produtos com baixo giro, estes podem ser alvo de promoções para movimentá-los em seu estoque;
- Não ofereça apenas um produto para o cliente: mostre seu valor e a experiência que ele terá como consumidor.
- Avalie o preço do produto e defina um bom desconto, mantendo atenção para sua lucratividade;
- Coloque na ponta do lápis os custos da promoção;
- Invista em publicidade e um bom layout: marketing, encarte etc;
- Tenha um PDV bem estruturado dentro da farmácia para chamar atenção.
Hora de divulgar a sua promoção
Não basta apenas fazer uma promoção, você precisa divulgá-la.
É hora de criar estratégias de publicidade para informar seus clientes das suas promoções e os descontos que estão sendo oferecidos pela farmácia.
Uma das grandes vantagens disso tudo é que você passa a conhecer seu público alvo e como agir perante a ele.
Por exemplo, se você tem uma parcela de clientes que estão grande parte do tempo ativo na internet, é importante que você invista nesses meios: newsletter, posts em redes sociais, mensagens no WhatsApp etc. ..
Mas se seus clientes fazem parte de veículos mais tradicionais, talvez seja assertivo investir em jingles nas rádios locais, anúncios em jornais ou até outdoors na cidade. Esse investimento poderá ser alto, no entanto, é sempre muito importante fazer uma avaliação antes de aplicar tal estratégia.
Mas acima de tudo, nunca se esqueça do mais comum: encartes diários, semanais e mensais. Com eles você faz a divulgação não somente dos produtos em promoção, mas de todo o seu mix.
É a forma ideal de mostrar variedade e o preço baixo da sua farmácia!
De olho no estoque
Por fim, mas não menos importante, voltamos a dizer: fique de olho no seu estoque e mantenha sempre uma boa gestão no seu PDV. É dessa forma que você saberá o momento certo – e mais propício – para implantar uma promoção.
Com todas essas dicas, você já está mais do que preparado para criar as melhores promoções e se destacar perante a concorrência local. Agora é só colocar a mão na massa!
E lembre-se: precisando de ajuda, é só NOS CHAMAR.