O cadastro de produtos em farmácias é a sustentação de todo o processo de comercialização do segmento farma. Por isso, é muito importante compreender como funciona esse processo e como realizá-lo de forma adequada.
Se você quiser ficar por dentro de tudo o que precisa para cadastrar seus produtos de forma eficiente, é só continuar com a leitura deste conteúdo!
Cadastro de produtos em farmácias
Aparentemente o cadastro de produtos é apenas mais uma tarefa do dia a dia, mas se engana quem pensa dessa forma! Ele é de extrema importância; com ele bem alimentado, erros de tributação jamais acontecerão.
Por exemplo, se você cadastrar as informações fiscais de um produto de forma errada, fará com que o preço de venda deste produto fique muito alto ou muito baixo. Assim, a lucratividade da sua farmácia é afetada.
Sem contar que basicamente todos os processos, desde a compra dos produtos até a venda para o seu cliente, são influenciados por esse tipo de cadastro.
Defina uma equipe responsável pelo cadastro
Para que as o cadastro funcione e seja realizado de forma correta, é importante definir uma pessoa para ficar responsável por essa função.
É claro: se o fluxo de entrada de mercadoria for grande, você vai precisar de mais pessoas para integrar a equipe. Assim, poderá determinar funções para cada membro do time – como o de revisor, por exemplo: alguém que acompanhe todo o processo e faça correções do começo ao fim, caso sejam necessárias. Ou então, contratar ferramentas que auxiliam nesse processo.
Também é interessante estabelecer prazos para o cumprimento do cadastro. Afinal, um estoque bem planejado não pode ter mercadoria parada.
Padronize sua descrição
Como já citamos aqui, para que seja eficiente, seu cadastro precisa estar padronizado – e esta padronização fica por conta das necessidade de cada empresa.
Mas se você não sabe por onde começar, listamos aqui algumas informações que são imprescindíveis e que devem estar presentes na hora do cadastramento:
- Nome do produto;
- Marca do produto;
- Unidade (medida, tamanho, quantidade na caixa);
- Descrição do produto;
- Categoria que o produto se encaixa;
- Tributação: PIS/COFINS, ICMS, CEST e todos os outros impostos que possam estar embutidos, e que farão diferença no preço final do seu produto;
- Validade e lote;
- Detalhes extras (se o produto está em promoção, valor do desconto, preço para cartão fidelidade).
Contrate um bom software
Tempo é dinheiro! Se limitar ao bom e velho caderno de anotações e a calculadora está ultrapassado, não é mesmo?
O investimento em um bom software e sistema interno para sua farmácia é a melhor das opções. Além de economizar seu tempo, você pode fazer ele trabalhar por você.
Hoje você encontra inúmeros tipos de sistemas de farmácia, com certeza tem um que se encaixa perfeitamente na sua loja.
Uma dica é você optar por um sistema que consiga integrar, desde a parte de cadastro até a venda no caixa. E claro, não esquecendo da integração dos processos tributários. Esses fazem muita diferença e podem comprometer a sua lucratividade.
Então, aposte em um sistema de qualidade!
Validação dos dados fiscais
A gente sabe que lidar com a parte fiscal é um dos grandes desafios enfrentados por muitos comerciantes. Mas calma, foi pensando nisso que nós vamos te ajudar trazendo algumas dicas!
- Primeiro de tudo, fique atento ao preencher os campos da tributação. Se você compra produtos de outros estados e regiões, tem que ter em mente que alguns ICMS variam de estado para estado;
- Preste atenção na hora de preencher as informações de todas as tributações. Algumas possuem muitas complexidades e são fáceis de se perder;
- Os tributos mudam constantemente, então fique ligado. Aconselhamos se atualizar, através do site da Receita Federal, uma vez por semana;
- Contrate um contador de confiança e solicitar consultoria;
- Adquira uma ferramenta que faça todos esses processos. O custo é pequeno, comparado a mão de obra e ao tempo gasto em cima desses processos.
Seguindo essas dicas, o cadastro de produtos em sua farmácia será feito de maneira correta e você conseguirá estabelecer um fluxo, desde a saída da mercadoria do seu estoque até a inserção dela em suas prateleiras.
Acesse o eGAM > menu > produtos > cadastro de produtos e tenha acesso a tributação de cada produto! A gente sabe que o assunto pode ser complicado! Por isso, se tiver dúvidas sobre o assunto, é só entrar em contato com a gente.