O mundo está mudando. O perfil do consumidor atual mudou muito nos últimos anos, e você precisa levar isso em consideração para ter sucesso na hora de atrair clientes para a sua farmácia.
O consumidor atual
Hoje, os clientes exigem comodidade, rapidez e personalização. Sendo assim, é preciso se adaptar a essa nova realidade, entender a real demanda do seu público e superar suas expectativas.
Com algumas ações simples e criatividade é possível trazer mais clientes para seu estabelecimento e fidelizá-los. Por isso, vamos te dar três dicas para conquistar seu público alvo. Vamos começar?
1- Promovendo Saúde
Sim. A grande maioria das pessoas que procuram uma farmácia estão com problemas de saúde. Entretanto, você pode promover saúde para as pessoas. Veja como:
- Datas comemorativas: Que tal criar campanhas de prevenção a doenças com um cronograma anual de datas comemorativas? Medir a pressão, realizar testes de diabetes e confeccionar flyers sobre o setembro amarelo, por exemplo.
2- Transformação Digital
A internet está cada vez mais presente em nossas vidas. É inegável que a transformação digital veio para ficar. Uma prova é que 85% dos internautas brasileiros navegam na web todos os dias.
De acordo com relatório Hootsuite, 9 de cada 10 consumidores gostariam de se comunicar com as empresas por meio de mensagens.
Assim, aqui vão nossas sugestões:
- Canais de Atendimento: Marcar presença nas redes sociais é obrigatório. Facebook Messenger, Whatsapp devem estar à disposição dos clientes para uma comunicação efetiva com sua farmácia. Um aplicativo seria perfeito;
- Conteúdo de qualidade: Crie um blog, use o Instagram e o Facebook para distribuir conteúdo relevante ao seu público-alvo. Mantenha uma periodicidade de posts, gerando expectativa;
- Vídeos: Os vídeos têm um poder de viralização muito maior. Além disso, segundo pesquisa da Oberlo, 54% dos consumidores preferem conteúdos em vídeos. Você pode dar dicas de cuidados com a saúde, beleza da pele durante diferentes estações do ano, por exemplo, sempre apresentando produtos relacionados.
3- Atendimento Humanizado
Mesmo fazendo uso de canais digitais, as pessoas gostam de um atendimento humanizado, principalmente em se tratando de saúde.
Dessa forma, mantenha sua equipe motivada e preparada para:
- Ter empatia: Sentir a mesma “dor” do cliente, sensibilizar-se, anotar a forma de tomar o medicamento na caixinha e conseguir interpretar suas necessidades, criará um vínculo emocional com seu negócio, o que proporcionará fidelização;
- Conhecer o cliente: Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome. É algo simples, mas que faz diferença, pois a pessoa se sente única, como de fato é;
- Fazer cadastro: Mantenha um cadastro atualizado com e-mail, WhatsApp, para enviar promoções, felicitações de aniversário e por que não um desconto como presente?
Somos uma empresa que trabalha com afinco para trazer as melhores soluções para seus clientes e parceiros de negócios.
Referência no segmento, estamos há 51 anos no mercado atuando como a ligação entre a indústria e o varejo, oferecendo e distribuindo produtos de qualidade nas áreas de saúde, higiene e beleza. Ficaremos felizes em contribuir para que seu negócio se desenvolva e se torne cada vez mais lucrativo: fale com a gente!