O planejamento e a boa gestão podem fazer com que uma farmácia alcance, com maior velocidade, os seus objetivos – como um maior diferencial competitivo e o aumento das vendas. Todavia, caso ela não dê muita importância à gestão como ferramenta estratégica de crescimento, pode, sem dúvida alguma, fechar as portas.
Com a ciência de que você não deseja isso para a sua drogaria, resolvemos montar este conteúdo com quatro erros que você não pode cometer no processo de gestão da farmácia. Confira e tome nota de tudo!
Não realizar inventário dos produtos
O inventário é uma ferramenta de gestão que auxilia os gestores a controlarem o nível do estoque dos produtos, bem como a saberem se eles realmente existem como consta no sistema, caso exista.
De modo geral, a realização do inventário é importante por diversos motivos, a saber:
- Permite que a farmácia realize a compra de novos produtos para preservar o nível de estoque ideal, conforme a demanda de mercado;
- Possibilita que a farmácia atualize o valor do seguro do estoque, que é geralmente, proporcional ao espaço ocupado.
Não estabelecer um planejamento estratégico
O planejamento é uma ferramenta de gestão essencial para uma empresa, pois permite que ela saiba como está e o que precisa fazer para alcançar o nível almejado. Em outras palavras, é a partir do planejamento estratégico que a farmácia define os seus objetivos a longo prazo, determina a metodologia para alcançá-los e avalia os seus resultados, sempre pensando em soluções que visem a sua melhoria.
A farmácia que atua sem um planejamento, atua às cegas, sem saber para onde está indo.
Não contar com uma tecnologia de gestão
A tecnologia é uma forte aliada das organizações, e estas devem aproveitar o potencial dos sistemas de gestão para garantirem a melhoria dos seus processos e o aumento de suas eficiências.
As tecnologias de gestão integrada oferecem diversos benefícios às farmácias, como: redução de custo, aumento da eficiência, redução de processos redundantes, além da melhora do relacionamento com o cliente e aumento das vendas.
A drogaria que não faz uso de tecnologia para aprimorar sua gestão pode, sem dúvida alguma, ficar para trás nesse mercado altamente concorrido. Procure utilizar ferramentas e/ou softwares que facilitem a gestão do seu negócio.
Não contar com bons fornecedores
Os fornecedores ocupam uma posição estratégica no processo de gestão da farmácia, pois é a partir deles que o estabelecimento funcionará adequadamente, podendo assim atender às demandas do mercado com eficiência e satisfação.
Nesse sentido, conte com bons fornecedores, como a GAM, que atua como distribuidora de medicamentos e produtos farmacêuticos desde 1968.
Um bom fornecedor não só distribui produtos, mas também confiança – e é justamente isso que faz com que a farmácia se sinta segura para crescer com rapidez e qualidade.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente.