GAM Distribuidora

Planejamento estratégico para farmácia: como desenvolver para 2020?

Aprenda a desenvolver um planejamento estratégico para ajudar na gestão de sua farmácia

Através de um planejamento estratégico é possível criar planos de ações para sua farmácia, envolvendo metas, objetivos e principalmente formas de alcançá-los. Nesse processo de desenvolvimento, será possível concentrar foco e forças nos lugares certos para manter seu estabelecimento sempre forte, competitivo e crescendo no mercado. Trata-se de uma ferramenta de grande importância para todo e qualquer gerente farmacêutico. Que tal aproveitar esse artigo para desenvolver um planejamento para 2020?

Quer saber como desenvolver? Continue lendo esse artigo.

Vantagens de um planejamento estratégico para a gestão de sua farmácia

O setor farmacêutico é extremamente competitivo, e para manter ou atrair um fluxo de clientes, é preciso investir tempo e energia em um planejamento estratégico. Quando feito de forma correta, é possível colher uma série de vantagens, sendo as principais:

  • Seguir caminhos lineares rumo aos objetivos;
  • Visualizar oportunidades;
  • Maior controle financeiro;
  • Transformar ameaças em oportunidades.

Se uma farmácia não traçar metas de curto, médio e longo prazo, assim como não definir investimentos, passará por momentos delicados. Quem não traça um planejamento estratégico, não consegue se adequar a grande variedade de cenários, expondo as finanças a grandes riscos.

Questões a se considerar antes de montar um planejamento estratégico

Para um planejamento estratégico de sucesso, é importante levar cinco questões em consideração antes de sua montagem:

  • Avaliar a estratégia vigente;
  • Considerar o ambiente;
  • Apontar a direção a ser seguida;
  • Identificar o nível estratégico;
  • Ter um resumo do planejamento.

O primeiro passo consiste na identificação do caminho que a empresa segue, em seguida, é necessário avaliar se o ambiente é propício para se cumprir a missão estipulada. O passo seguinte é estabelecer o caminho a ser seguido pela farmácia no próximo período de tempo, assim como a viabilidade estratégica. Por fim, em um pequeno documento, basta finalizar o planejamento antes de colocá-lo em prática.

Ao término dessas etapas, é hora de implementar essas estratégias. Para isso será necessário:

Divulgação – transmita aos funcionários o que espera da atuação deles;

Preparação e organização – investimento em incentivos, como treinamentos e mudanças estruturais, caso necessário;

Acompanhamento – tenha todas as ideias do planejamento estratégico anotadas, controlando-as para que possam ser cumpridas.

Montando um planejamento estratégico funcional

Montar e colocar um plano de estratégia em ação é trabalhoso, porém é mais simples do que muitos podem imaginar. Uma vez que se monte toda a estrutura funcional, basta apenas manter o modelo alimentado, tornando seu giro muito mais fácil.

A recomendação nesse caso, é trabalhar com as seguintes ferramentas estratégicas:

  • Avalie a situação de sua farmácia no ano anterior e identifique quais foram as mudanças realizadas voltadas a crescimento;
  • Determine o foco de atuação, criando uma lista com dez objetivos realistas (e otimistas) que possam ser atingidos em até um ano;
  • Avalie mensalmente o desenvolvimento do planejamento até que o objetivo final seja atingido;
  • Defina pontos fortes e fracos de sua farmácia;
  • Garanta que haja recursos suficientes para o seu plano de ação;
  • Deixe claro para os colaboradores sua importância para o cumprimento de prazos e alcance de metas;
  • Defina pessoas para acompanhar diferentes partes do plano, como forma de monitorar, revisar e estimular o andamento do plano.

Outro ponto importante é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Afinal, para que uma farmácia funcione existe toda uma equipe atuando conjuntamente, por isso dar voz aos funcionários, ouvir sugestões e críticas é de fundamental importância dentro de um planejamento estratégico.

Além disso, também solicitar informações dos clientes também é algo que deve ser encaixado dentro desse planejamento, críticas e sugestões são sempre bem-vindas, afinal, o cliente sempre tem razão.

Embora seja algo trabalhoso no início, mas que uma vez montado, pode ser usado de maneira funcional e constante. Sem um planejamento estratégico sua farmácia pode estar fadada ao ostracismo e o fracasso. Pense nisso.

Depois de aprender sobre planejamento estratégico, que tal começar a se planejar para o próximo ano junto com a GAM? Temos ótimos preço quando se fala de fármacos de qualidade, abasteça seu estoque agora mesmo clicando aqui.

Por fim, caso ainda não seja cliente, basta acessar esse link, fazer o seu cadastro e aproveitar as oportunidades especialmente desenvolvidas para sua farmácia.

Deixe um comentário

Rolar para cima