Saiba como melhorar a experiência de compra do cliente em sua farmácia e aumentar os ganhos!
O comportamento do consumidor vem mudando. Antes, o público recebia informações sobre produtos, medicamentos e suplementos via publicidade impressa ou indicações. Hoje, antes de qualquer tipo de compra, as pessoas realizam extensas pesquisas antes de tomar qualquer tipo de decisão. Ou seja, quando o cliente está com o produto na mão, ele já tem consciência do que precisa para comprar a mercadoria. A experiência de compra do cliente é muito importante.
Por isso, as farmácias precisam valorizar ao máximo a experiência de compra do cliente, pois se trata de um momento importante e capaz de promover fidelização ou então adquirir novos compradores para o estabelecimento.
Hoje, mostraremos como é possível melhorar a experiência de compra do cliente de maneira simples, funcional e eficaz. Confira.
Tudo começa com um bom atendimento
Hoje em dia não existe espaço para erros quando o assunto é atendimento. Com o fortalecimento das redes sociais, a farmácia pode tanto se beneficiar, quanto sofrer impactos negativos com relação ao atendimento, fazendo com que, na pior das hipóteses, o cliente não volte.
Com isso em mente, é importante que os atendentes da farmácia saibam separar a vida pessoal da vida profissional, pois um cliente que é atendido por alguém mal-humorado dificilmente retorna. A experiência de compra, muitas vezes começa ou termina com um bom atendimento.
Por exemplo, imagine um cliente que foi mal atendido. Ao sair da sua farmácia, ele pode não querer voltar e pior, fazer avaliações ruins nas redes sociais ou até mesmo no famoso boca a boca. Isso pode fazer com que algumas pessoas não cheguem a ter uma experiência como cliente. Por isso, pare para pensar: como a sua drogaria se relaciona?
Organização é fundamental
Outro ponto muito importante visando melhorar a experiência de compra do cliente diz respeito à organização. Uma farmácia com disposição errônea de produtos dificulta que os consumidores encontrem o que estão buscando.
Manter uma farmácia organizada, dividida por setores específicos, promove uma melhor experiência de compra, além de manter o pessoal de atendimento em seus postos, evitando formação de filas e atrasos nos caixas, por exemplo.
Aposte em tecnologias inovadoras
Outro ponto bastante interessante no que diz respeito a experiência de compra do cliente é a adesão de novas tecnologias. Um exemplo disso é o uso das redes sociais como meios de comunicação, o WhatsApp, como ferramenta para envio de mensagens com promoções ou lançamentos que chegaram na farmácia. É uma forma de manter contato com o cliente, além de mais facilidade para ambos.
Outra dica é ter um bom sistema de gestão financeira, que seja rápido, evitando filas e atrasos na hora do pagamento do cliente.
Além disso, outra tecnologia que vem facilitando a vida dos consumidores é o autosserviço. Esse tipo de tecnologia, possibilita que o cliente escolha seus produtos, passe-os no caixa e pague sozinho. Isso otimiza o tempo e melhora demais a experiência de compra do cliente.
Conhecimento farmacêutico
Outro ponto importante no que diz respeito à experiência do cliente na farmácia é sempre ter um (obrigatoriamente) ou mais profissionais com conhecimento farmacêutico à disposição. Embora pareça que naturalmente existe em uma drogaria, não é difícil encontrar profissionais que não passam boas informações.
Ter um profissional com amplos conhecimentos farmacêuticos, transpassa confiança. Isso porque será capaz de interpretar exames, realizar anamneses precisas, indicar medicamentos e produtos, além de instruir a melhor forma de utilizá-los. Trata-se um tipo de atenção que muitas farmácias não oferecem.
Exclusividade de produtos
Outro ponto muito interessante e amplamente debatido sobre a experiência de compra do cliente em uma farmácia, é ofertar produtos com exclusividade. Seja uma linha de medicamentos genéricos, ou então um lançamento de perfumaria e até mesmo produtos como suplementos ou nutracêuticos.
As exclusividades e novidades são uma ótima maneira do cliente compreender que somente em seu estabelecimento ele terá acesso a determinado produto ou medicamento. Logo, transformando sua experiência de compra em algo único.
Junção de todos os fatores
Não é apenas com um único fator que a experiência de compra do cliente em sua farmácia será melhorada. É necessário que haja uma série de fatores para que a experiência seja realmente única.
Por isso, tenha em mente que a experiência de compra do cliente exigirá, um bom atendimento. Passando por organização, tecnologia, conhecimento na área, além é claro de exclusividade de produtos.
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