Saiba como manter a organização financeira de sua farmácia nesse novo que se inicia!
Antes de mais nada, ter a organização financeira de um estabelecimento farmacêutico é fundamental para manter o estabelecimento funcionando. Saber gerenciar a farmácia é importante para o sucesso dos negócios, uma vez que todas as áreas dependem diretamente do equilíbrio financeiro.
Se você é proprietário de uma farmácia e não tem uma formação na área, tudo bem. É importante, ao menos, conhecer o assunto para conseguir aplicar conceitos básicos como forma de tornar os processos mais práticos e funcionais.
Quer conhecer dicas importantes para manter a organização financeira de uma drogaria? Leia o conteúdo a seguir.
4 dicas para organização financeira da sua farmácia em 2020
Elencamos os principais pontos de uma organização financeira para estabelecimentos farmacêuticos que devem ser seguidos por quem quer manter as contas no azul. Confira.
1. Tenha um planejamento estratégico
O início da organização financeira da farmácia é ter conhecimento de quais são as metas e objetivos financeiros do estabelecimento. Portanto, ter um planejamento estratégico é a melhor forma de enxergar o modo de operação da empresa, dessa forma é possível identificar falhas e implantar melhorias.
Todo o planejamento precisa ser baseado nos dados da farmácia. Por isso, é fundamental fazer um levantamento de todas as informações, só assim será possível compreender a situação financeira atual, o que facilitará projeções para o novo ano que se inicia.
2. Automatize a gestão financeira
Em pleno 2020 não é aconselhável que a gestão financeira seja feita no papel ou em planilhas de Excel. Aliás, usar um software de gestão financeira é uma opção importante, pois auxilia no processo de registro de dados. Além disso, disponibiliza outros tipos de funcionalidade para controle de gastos.
Ao se fazer uso de um sistema integrado de gestão financeira, o proprietário da farmácia é capaz de verificar todo o fluxo de caixa, estoque e compra de produtos, o que minimiza os erros e permite um olhar amplo sobre todo o funcionamento do estabelecimento.
3. Separe as finanças pessoais das empresariais
Quando o assunto é organização financeira da farmácia, é muito comum que os donos não separem as finanças pessoais das empresariais, mas isso é um grande erro. Às vezes, por falta de conhecimento ou de atenção, isso pode gerar pagamentos ou retiradas de dinheiro do caixa sem que haja um controle de registros adequado.
Para uma gestão financeira de qualidade em uma farmácia, é fundamental que se separe as finanças pessoais das empresariais. Ter contas separadas e utilizar apenas o montante do pró-labore para uso pessoal, são maneiras de controlar as contas e gerenciar a farmácia sem causar nenhum tipo de prejuízo ao caixa do estabelecimento.
Enfim, muito importante ter em mente que caso não haja uma separação dessa natureza, tanto o fluxo de caixa, assim como os lucros da farmácia podem ser comprometidos severamente.
4. Tenha um fornecedor de qualidade
Essa talvez seja a dica de ouro para a organização financeira de sua farmácia para 2020.
Definitivamente ter um fornecedor de qualidade não significa apenas comprar de alguém com bons preços. É importante um bom mix adequado, disponibilidade de produtos, bons prazos e uma logística de entrega confiável, comprometida e o mais importante de tudo: pontual.
Nós podemos te ajudar na organização financeira de sua farmácia
Somos uma distribuidora de medicamentos e perfumaria que atua nesse segmento desde o ano de 1968, atendendo farmácias, centros alimentares e hospitais. Com uma carteira de milhares de clientes, atuamos em diversas regiões do Brasil. Temos o apoio de colaboradores treinados e capacitados para atender todo e qualquer tipo de farmácia.
Que tal realizar sua primeira compra conosco? Para isso, basta clicar aqui para ter acesso a nossa plataforma de negócios.
Caso você ainda não tenha cadastro, não tem problema, basta acessar esse link. Preencha o formulário, formalize seu cadastramento e inicie as suas compras!
Assim sendo, comece 2020 com o que há de melhor na organização financeira de sua farmácia, conte com a gente!