Saiba o que é modelo de negócio para farmácias e identifique o posicionamento adequado da sua drogaria!
Para que uma farmácia conquiste mais clientes, fidelizar e gerar mais renda, é necessário saber como identificar o posicionamento do estabelecimento e isso inclui conhecer de modelo de negócio para farmácias. Sendo assim, é de suma importância que se conheça o perfil do consumidor, compreendendo hábitos, necessidades, além de expectativas que precisam ser supridas durante o processo de compra.
Existem hoje diferentes modelos de negócio para farmácias aplicados no Brasil e conhecer cada um deles é muito importante para se manter competitivo nesse ramo. No texto de hoje, falaremos um pouco sobre cada um desses modelos. Se você é proprietário de uma drogaria, não deixe de conferir o conteúdo a seguir.
Modelo de negócio para farmácias: Saiba quais são os principais
Atualmente no varejo farmacêutico são aplicados os seguintes modelos de negócio para farmácia:
- Convencional;
- Popular;
- Misto;
- Drugstore.
Conhecer cada um desses modelos é de grande importância para otimizar o funcionamento e garantir ganhos. Explicaremos agora, a diferença dentre esses tipos de negócio para farmácia. Confira.
Modelo convencional
O modelo de negócio para farmácia convencional é aquele onde a farmácia trabalha com uma grande variedade de produtos. Seu público-alvo é muito diversificado, sendo possível encontrar medicamentos de referência, medicamentos similares, medicamentos genéricos, além de itens de perfumaria e higiene.
Além disso, serviços voltados à saúde como aferição de pressão, aplicação de medicamentos injetáveis, assistência farmacêutica e até mesmo manipulação podem ser oferecidos nesse tipo de modelo de negócio.
Nesse modelo não existe um direcionamento claro, o que permite que a estratégia de marketing seja mais abrangente.
Modelo popular
Esse modelo de negócio para farmácias possui um posicionamento de marketing mais agressivo. O foco dessa estratégia é a precificação agressiva e uma estrutura de atendimento mais simples. Uma vez que esse modelo de drogaria tem como prioridade a redução de custos operacionais.
O foco do modelo popular está na comercialização de medicamentos similares e genéricos, itens que possuem um alto giro. A oferta de serviços farmacêuticos voltados à saúde, serviços delivery e manipulação quase não existe nesse modelo de negócio farmacêutico.
Modelo misto
O modelo misto é o tipo de negócio para farmácias mais utilizado no Brasil. Nessa forma de atuação, todo o trabalho de propaganda é voltado ao comércio de medicamentos genéricos e similares, mas também oferece uma ampla gama de produtos de perfumaria e higiene.
Normalmente as farmácias que atuam nesse modelo, trabalham com as marcas consideradas populares e que consequentemente são mais baratas.
Modelo drugstore
Esse modelo de negócio para farmácias vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, pois traz muita comodidade e facilidade para os clientes.
No modelo Drugstore, o consumidor consegue encontrar de tudo um pouco, como enlatados, chocolates, refrigerantes, chocolates, produtos de limpeza e até mesmo utensílios domésticos, por exemplo.
O surgimento desse tipo de modelo de negócio para farmácias supre a necessidade dos consumidores. É praticidade e conforto, situações cada vez mais buscadas nas grandes cidades.
Conhecer a legislação vigente também é importante
Além do modelo de negócio para farmácias, é importante que o proprietário do estabelecimento tenha conhecimento da legislação vigente para esse tipo de comércio. Isso porque existe uma série de leis específicas para esse tipo de comércio. Um exemplo é a necessidade dos medicamentos ficarem separados dos demais produtos, por exemplo.
Além disso, também é preciso ficar atento à legislação vigente, para saber quais produtos são permitidos e proibidos na área de vendas.
Ter um estoque diversificado é fundamental
Além de conhecer o modelo de negócio para farmácia, outro fator importante para a saúde financeira do estabelecimento é ter acesso à produtos com preços competitivos.
Uma opção para você, independente do modelo de negócio que sua farmácia segue é comprar com a gente.
Somos uma distribuidora com mais de meio século de experiência no comércio e distribuição de medicamentos e produtos de perfumaria, com preços competitivos, capazes de potencializar qualquer modelo de negócio para farmácia.
Para oferecer o que há de melhor para seus clientes, basta acessar esse link.
Caso ainda não nos tenha como parceiro, não tem problema! Basta clicar aqui, preencher um formulário, realizar suas compras e dar início a uma nova era em sua farmácia!
Enfim, tão importante quanto conhecer o modelo de negócio de sua farmácia é poder contar com bons parceiros!