Foi com coragem e determinação que o farmacêutico Murilo da Silva Fernandes decidiu no dia 8 de junho de 2005 abrir o negócio próprio e deu início a primeira unidade Farmais de Itajaí. Formado em farmácia em 2001, quando a oportunidade de abrir a farmácia surgiu, Murilo morava no Rio de Janeiro e fazia uma pós-graduação na área de análises clínicas. Mesmo não se sentindo preparado para ter o próprio negócio, resolveu encarar o desafio, retornar para a sua cidade e inaugurar a sua primeira unidade Farmais.
“Quando voltei, convidei um ex-colega de trabalho, Pedro o nome dele, para ser o meu braço direito e encarar o desafio junto comigo. Ele estava trabalhando em uma rede e aceitou o convite. Então começamos a procurar fornecedores e equipe para iniciar. Foi muito difícil, pois ambos não tinham experiência em gestão. Formamos uma equipe e felizmente a maioria dela está até hoje conosco”, explica Murilo. Diferenciais no mercado Atualmente a Farmais conta com duas filiais em Itajaí. Uma localizada no bairro São João, inaugurada em 2009, e outra no centro, inaugurada em 2014.
Diferenciais que se tornaram essenciais na Farmais
Para garantir a continuidade da empresa, alguns diferenciais se tornaram essenciais de acordo com o proprietário. “Acredito que em um segmento tão competitivo, a farmácia não conseguiria sobreviver com apenas um diferencial. O cliente está cada vez mais exigente, então precisamos ter atendimento, mix de produtos, um bom ponto comercial, estacionamento, preços competitivos, entre outros. Porém, acredito que o atendimento é o nosso principal diferencial”, explica. “Nos orgulhamos de ter uma equipe muito qualificada e há muito tempo trabalhando conosco.
Conhecem e tratam a grande maioria dos clientes pelo nome sabendo exatamente o que cada um precisa. Em um mundo que cada vez se tem menos contato com as pessoas, isso tem uma grande importância para o cliente”, complementa Murilo. Parceria de sucesso com a GAM De acordo com Murilo, quem faz o negócio são as pessoas. Elas são o maior valor de uma empresa. A importância do contato com as pessoas também é refletida na parceria com os fornecedores, especialmente com a GAM.
“A GAM sempre esteve presente diariamente no nosso negócio. Com certeza o fornecedor que esteve mais presente fisicamente durante todos esses anos, mas ainda não era o nosso principal parceiro. No último ano, nos aproximamos e nossa parceria cresceu muito. Hoje é nosso principal fornecedor e estamos muito satisfeitos por isso”, garante. Valores e segurança para o cliente Apesar de ter crescido como farmácia, a equipe Farmais procura manter o atendimento muito pessoal, como era realizado desde o primeiro ano de empresa. “Muita coisa mudou no nosso segmento e essa forma de atendimento está desaparecendo, mas, em minha opinião, o cliente ainda valoriza muito isso.
Facilitamos o cliente
Quando o cliente não pode vir até nossas lojas, procuramos facilitar sua vida levando os produtos até a sua casa ou trabalho. Hoje temos 12 motos prestando serviço de entrega em período integral. O mix é amplo e procuramos trabalhar com produtos de qualidade e marcas consolidadas. Talvez o nosso mix de dermocosméticos seja um diferencial na região”, enaltece Murilo. “A farmácia é um estabelecimento de saúde, mas ao mesmo tempo comercial. Vender é necessário, porém com responsabilidade e não a qualquer custo. Ética e transparência são fundamentais para fidelizar o cliente”, finaliza.