Conheça os diferentes tipos de clientes em farmácias e aumente seu faturamento
Conhecer e compreender os diferentes tipos de clientes em farmácias é fundamental para que as expectativas dos consumidores sejam supridas. É importante ressaltar que a venda só é um sucesso, quando o cliente tem um processo de experiência de compra e sai satisfeito de seu estabelecimento.
Ao compreender os perfis de seus clientes, o proprietário da farmácia será capaz de planejar suas compras e escolher um mix de produtos de acordo com o perfil de sua clientela. Além do mais, é fundamental um gerenciamento adequado nas gôndolas, manter preços competitivos, proporcionar atendimento capacitado, acompanhar as tendências do mercado e o mais importante: Contar com bons fornecedores.
Se você é proprietário de uma farmácia e deseja aumentar suas vendas, não pode deixar de ler o artigo de hoje.
Tipos de clientes em farmácias: Quais são os principais
Muita gente pode não se dar conta, mas existem diferentes tipos de clientes em farmácias e saber a diferença comportamental de cada um deles no momento de compra, é importante para proporcionar uma boa experiência de compras, fidelização e consequentemente aumento de vendas.
Os principais tipos de clientes em farmácias são:
- Homens;
- Mulheres;
- Idosos de ambos os sexos.
É possível pensar que a diferença entre esses tipos de clientes está nos produtos que costumam comprar. Isso até é verdade, mas todos eles têm diferentes hábitos e prioridades quando entram em uma farmácia, e é isso que mostraremos agora.
Homens e a praticidade
A praticidade e a objetividade são características marcantes nos homens. Os homens são um dos tipos de clientes em farmácias que chegam ao estabelecimento já sabendo o que comprar.
O comportamento masculino valoriza a praticidade e rapidez, pelo fato desse tipo de cliente ser bastante assertivo e não ser preocupado em fazer comparações ou qualquer outro tipo de análise antes de suas compras.
Se a farmácia possui um público masculino que pratica atividades físicas, por exemplo, é importante estudar a possibilidade de um espaço voltado a produtos esportivos, tais como isotônicos, suplementos vitamínicos e proteicos, por exemplo.
Mulheres e as demonstrações de produtos
As mulheres fazem parte dos tipos de clientes em farmácias que gostam de explorar gôndolas em busca de novidades ou preços.
Uma ótima estratégia para melhorar a experiência e compras das mulheres é utilizar estratégias sensoriais, possibilitando experimentar maquiagens, perfumes ou cremes, por exemplo. Além disso, é importante ter em mente que mulheres valorizam conforto e beleza, por isso, preferem frequentar farmácias bonitas e organizadas.
Embora existam diferentes perfis, muitas mulheres buscam uma farmácia para comprar itens de higiene e beleza. Dessa forma, é interessante ter seções com lançamentos e promoções em locais de grande destaque.
A disposição de categorias de maneira bem destacada é importante, pois é um incentivo para que esse tipo de cliente percorra outras áreas da farmácia, aumentando as possibilidades de compras de outros produtos.
Idosos e a busca por cuidados no atendimento
E por fim, fechamos os diferentes tipos de clientes em farmácias com os idosos, independentemente do sexo.
Para agradar esse tipo de cliente é importante empatia, atenção, cuidado e paciência, uma vez que idosos podem apresentar dificuldades de visão, audição e até mesmo locomoção. Além do mais, é importante ter em mente que a expectativa de vida dos Brasileiros é crescente, isso traz um cenário de grande oportunidade estratégica para atendimento de clientes idosos.
Esse tipo de cliente busca prioritariamente medicamentos de uso contínuo, mas também se preocupam com prevenção. Por isso, categorias como vitaminas e nutracêuticos dirigidos aos idosos podem aumentar o ticket da drogaria e oferecer diferenciais de atendimento, principalmente por atendentes que dominem o assunto.
Além desse atendimento diferenciado, é preciso levar em consideração as necessidades de locomoção dos idosos nos pontos de vendas. Sendo assim, manter a farmácia iluminada, aumentar os espaços dos corredores e organizar os produtos facilitando o alcance dos idosos, são atitudes essenciais para fidelizar esses clientes.
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