Créditos de imagem: Shuterstock.
Saiba quais são as 6 principais recomendações para farmácias durante a pandemia de coronavírus
De maneira abrupta, em um período de pouco mais de 60 dias, o coronavírus surgiu na China e se espalhou pelo mundo todo em forma de uma pandemia que não era vista há muito tempo. Embora tenha um baixo percentual letal, o vírus tem um potencial para sobrecarregar sistemas públicos de saúde e causar transtornos em pessoas idosas, com alguma doença pré-existente, além dos fumantes. Um vírus dessa magnitude mexe com a economia de forma generalizada e foi pensando em trazer boa informação, que montamos esse guia com recomendações para farmácias durante esse período usual para todos.
Comportamento do mercado farmacêutico pelo Mundo
Embora a Pandemia esteja se alastrando pelo Brasil somente agora, ele já se faz presente em muitos outros países do mundo. Depois de começar na China, a Europa hoje é considerada o olho do furacão e antes de sermos atingidos em cheio por ela, foi possível realizar levantamentos e elaborar recomendações para farmácias brasileiras durante a crise do coronavírus.
De acordo com um levantamento da Nielsen, agência de pesquisas estadunidense espalhada pelo globo, observou-se um comportamento repetitivo das pessoas com relação à compra e consumo de bens farmacêuticos.
Na China, Canadá, Coreia do Sul e países Europeus os principais insumos consumidos foram:
- Produtos de saúde: Gel antibactericida, termômetros, antitérmicos, antigripais e suplementos;
- Produtos de higiene pessoal: sabonetes líquidos;
- Desodorantes aerossóis;
- Produtos de limpeza: Cloro, desinfetantes em geral;
- Produtos alimentícios: água, aveia, grãos, frutas e alimentos congelados.
Impactos no varejo
Estudos demonstram que a melhor forma de prevenir a disseminação do vírus se dá através de isolamento social, disseminado por toda Europa e ainda crescente no Brasil. Essa baixa circulação de pessoas terá impacto direto sobre o varejo.
O varejo impactado no curto prazo será aquele que envolver contato humano: entretenimento fora de casa, salão de beleza e ginástica. Os bens menos essenciais como moda, luxo, cosméticos e bebidas também sofrerão impactos negativos. Os serviços de alimentação também serão impactados e devem se adequar com delivery, por exemplo.
Em contrapartida, os serviços de saúde, como farmácias e drogarias e deliveries alimentícios terão uma alta de funcionamento durante um provável período de isolamento social que será colocado em prática no país.
De maneira geral, estabelecimentos como mercados, bancos e principalmente farmácias se manterão funcionando, de maneira otimizada, para atender as necessidades da população.
Recomendações para farmácias durante a pandemia de coronavírus
Embora o cenário pareça favorável para o setor farmacêutico para os próximos meses, muitos farmacêuticos ainda não sabem como devem agir diante dos recentes acontecimentos. Pensando em orientar os proprietários desses estabelecimentos, resolvemos passar algumas recomendações para farmácias durante o período de pandemia, com base nas palavras de Gilson Coelho, consultor farmacêutico do Canal Farma. Confira.
1. Se adapte às mudanças que estão por vir
O mercado farmacêutico nunca foi, tampouco será engessado. Trata-se de um setor um tanto quanto volátil e sensível às mudanças. Por isso, é importante ter em mente que os próximos meses serão totalmente atípicos, sendo necessário se adaptar às mudanças.
2. Atue literalmente como um prestador de serviços
Não é hora de pensar em aumentar o faturamento, tampouco bater metas. A atual situação recomenda a empatia, afinal muitas pessoas, mesmo com toda a restrição de mobilidade que será imposta ainda precisarão de medicamentos de uso contínuo, além de itens de higiene como perfumaria.
Atuar como prestador de serviços, é uma das principais recomendações para farmácias neste período. Além de fornecer itens de saúde e higiene, é importante também levar informação de qualidade, coerente e tranquilizadora.
3. Seja comunicativo e adote outras formas de vendas
A comunicação interpessoal tão comum nas farmácias deixará de existir por um período, mas isso não é desculpa para que não haja comunicação. Através de aplicativos de mensagens, e redes sociais, é totalmente possível manter e estabelecer comunicação com os clientes, respondendo dúvidas e informado sobre produtos e medicamentos que chegaram ou outros que possam estar em falta.
Além da comunicação, promova outras formas de venda, como o delivery, por exemplo. Isso faz com que as pessoas fiquem menos expostas e tenham acesso aos produtos e medicamentos que necessitam, além de manter a economia girando.
4. Reflita sobre o mix de produtos
Não é apenas de álcool em gel que uma farmácia vai se sustentar nos próximos meses. Como citado anteriormente nesse artigo, insumos de saúde e perfumaria também serão consumidos.
A reflexão sobre o mix de produtos, é uma das melhores recomendações para farmácias neste período de isolamento.
Além do famoso antisséptico, clientes buscarão por seus medicamentos que precisam ser tomados, itens de higiene e perfumaria como sabonetes, shampoos, cremes e condicionadores, lâminas de barbear, suplementos de imunidade, além dos produtos clássicos sazonais para o outono e inverno que se aproxima.
5. Pense na possibilidade de vendas agregadas
A venda agregada é uma das recomendações para farmácias que podem ser seguidas, mas desde que seja feita com parcimônia e naturalidade. Um suplemento vitamínico pode ser importante para pessoas em grupo de risco neste momento, no entanto, a farmácia deve fazer essa oferta através de uma sugestão natural e não impositiva.
Lembre-se: Trata-se de um momento delicado da economia onde as pessoas pensarão duas vezes antes de gastar seu dinheiro. Tentar comercializar algo de modo forçado pode ser lesivo, ter impacto negativo no bolso e ainda passar uma imagem ruim da farmácia.
6. Preze pela empatia
Enfrentaremos um longo inverno pela frente. Por isso, essa talvez seja a principal dentre as recomendações para farmácias sobre coronavírus.
Atender os clientes com carinho, atenção, dedicação e acima de tudo sinceridade é fundamental para que todos sejam capazes de atravessar esse delicado momento de maneira unida e saudável.
Tirar dúvidas, interpretar bulas, recomendar medicamentos e demais ações de forma humana e empática, são sem sombra de dúvidas, as melhores formas que um farmacêutico e seus colaboradores podem agir.
Neste momento difícil, você pode contar com a GAM
Depois de todas essas recomendações para farmácias para enfrentarem a pandemia de coronavírus, existe outra coisa que você farmacêutico precisa saber: Sempre é possível contar com a GAM para atravessar momentos delicados como este.
Com experiência de décadas no mercado de vendas e logística de produtos de higiene, perfumaria e medicamentos, a GAM mantém seu funcionamento visando à manutenção da normalidade do abastecimento das farmácias em períodos de coronavírus.
Caso ainda não seja, para tornar-se nosso parceiro, basta preencher um formulário de cadastro acessando esse link.
Caso você já seja cadastrado, basta clicar aqui e acessar nossa plataforma de compras. Que possamos seguir todos juntos e unidos neste delicado momento que estamos enfrentando.
Conte com a GAM.
Créditos de imagem: Shuterstock.