É muito comum ver farmácias utilizarem a área do checkout para colocarem produtos “encalhados” ou próximos da data de validade.
Inclusive, há estabelecimentos que sequer aproveitam essa importante área da saída. Essa talvez não seja a melhor estratégia, uma vez que pequenas ações no checkout pode elevar o ticket médio.
Se você quiser descobrir como explorar ou entender a importância do checkout em farmácias, esse conteúdo foi feito para você. Confira.
Checkout em farmácias: ótima alternativa para reforçar o caixa
Antes de tudo é preciso explicar o que é uma área de checkout em farmácia.
Esse local nada mais é do que o espaço de saída, ou seja, onde os caixas estão dispostos com gôndolas contendo mercadorias que podem ser compradas de última hora.
Um estudo conduzido pelo SPC – Serviço de Proteção ao crédito, demonstrou que 60% dos consumidores realizam compras por impulso. Em 22% dessas decisões de última hora, o comprador já sabia que precisava do produto, mas só lembrou do item ao visualizá-lo na loja.
Outra porcentagem bastante interessante dentro dessa dissertação, diz respeito ao tipo de produtos que são consumidos de maneira impulsiva. Perfumaria, estética e cosmético correspondem a 14% dessas aquisições por impulso.
Ter uma área organizada e bem disposta de checkout pode elevar significativamente as vendas e ser uma ótima forma de reforçar o caixa, principalmente em tempos de pandemia.
A importância do checkout em farmácias
Depois dos números apresentados, você já deve ter notado que a área de checkout pode ser de grande impacto para o aumento do seu ticket médio, além de aprimorar a confiança, experiência e consequentemente fidelização do cliente.
Mas não é só isso.
Quando um cliente entra na farmácia, ele pode não passar necessariamente por todos os corredores, mas sua passagem pelo checkout será obrigatória e essa é a real importância da área.
No momento de saída, o consumidor deve ser impactado (e encantado) pelos produtos que, normalmente, não fazem parte de sua cesta de compras ou de sua categoria de consumo.
E é aí que se encontram as oportunidades de maior conversão de vendas, possibilitando o aumento do ticket médio do seu estabelecimento.
Saiba o que colocar na área de checkout de sua farmácia
Depois de compreender qual é a importância do checkout em estabelecimentos farmacêuticos, você pode estar se perguntando: “Ok, mas o que devo colocar nessa área?”
A área de checkout possui como característica natural o consumo “on the go”, onde o cliente compra e consome na hora, dentro do carro, no transporte público ou então em algum momento de intervalo do seu trabalho ou estudo.
De maneira geral, os produtos dispostos neste espaço precisam ser de baixo desembolso para o comprador e oferecer uma margem interessante para a farmácia, trazendo assim boa rentabilidade para o estabelecimento, além de conveniência e praticidade para o consumidor, que normalmente possui uma vida corrida.
Sendo assim, para promover um consumo natural, o ideal é que no checkout de farmácias sejam dispostos produtos sazonais, além daqueles que fazem parte de categorias de consumo impulsivo, como é o caso de gomas de mascar, balas, barrinhas de cereais, chocolates, snacks, além de bebidas para consumo imediato, de marcas que sejam reconhecidas pelo consumidor.
Outro ponto importante sobre a área de checkout é que, como o consumidor normalmente passa por ela rapidamente, é fundamental que o espaço esteja limpo e muito organizado.
Dicas para tornar o checkout ainda mais rentável
De acordo com a FEBRAFAR – Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias, existem outras formas de fazer com que o Checkout em farmácias seja ainda mais rentável.
Além de ofertar um mix variado e atrativo de produtos, as formas de tornar o espaço mais rentável são:
- Vender espaços para marcas, afinal, trata-se de uma área nobre do estabelecimento e invariavelmente haverá oportunidade de divulgar por um tempo importante qualquer tipo de marca;
- Vender sistema de imagem, com vídeos mesclando conteúdos e propagandas, entretendo os clientes na fila e ao mesmo tempo promovendo rentabilidade;
- Ofertar serviços de recarga de celular;
- Realizar pesquisas rápidas, coletando informações como forma de alimentar o conhecimento sobre seus clientes.
E, para finalizar, tão importante quanto o checkout em farmácias é ter um planejamento de estoque adequado. Erros de estocagem podem comprometer tanto essa área, quanto todas demais da drogaria.
Para saber mais sobre planejamento estoque, te convidamos para ler o nosso conteúdo especial, que pode ser acessado nesse link. Até a próxima!