Saiba como melhorar a experiência do seu cliente por meio da oferta de um serviço de farmácia delivery.
Inovações são sempre bem-vindas, principalmente em tempos de crises onde precisamos enfrentar uma série de condições inusitadas, tais como a atual pandemia de coronavírus, que, segundo alguns estudos, pode durar até 2022.
Prover facilidades e melhorar a experiência dos clientes enquanto esse momento perdurar é uma ótima forma de fidelização e garantia de funcionamento, e um serviço como o de farmácia delivery é ferramenta perfeita para isso!
Que tal aprender a desenvolver o delivery para farmácia e melhorar a experiência dos seus clientes? Quer saber mais? É só continuar a leitura do conteúdo a seguir.
O sistema de Farmácia Delivery
Melhorar a experiência do cliente, na maioria das vezes, é mais simples do que muitos proprietários de farmácia pensam ou imaginam.
Quando o assunto é delivery para farmácia, existem duas formas de atender os consumidores de maneira otimizada: através da melhoria de um sistema de delivery já existente ou pela implantação de um programa de entregas que ainda não existe.
Otimizando um serviço de delivery já existente
Quando o assunto é atendimento de clientes, é preciso ter em mente que sempre há espaço para evoluir, ou seja, sempre é possível aplicar melhorias constantes em algo que já esteja funcionando bem.
Isso também vale para você que, talvez, já ofereça um serviço de tele-entrega para os clientes da sua farmácia.
Confira algumas dicas para aprimorar ainda mais o seu delivery!
Desenvolva um aplicativo próprio
Sempre que alguém faz um pedido via delivery, automaticamente uma sensação de ansiedade se forma pela chegada do que foi solicitado.
Através de um aplicativo próprio, seu cliente consegue efetuar o pedido, acompanhar o prazo de entrega e você ainda capta seus contatos para envio de promoções.
Mas é claro: sabemos que desenvolver um app próprio é um alto investimento. Mas, nesses momentos, você pode contar com aplicativos de delivery que já existem no mercado e que possibilitam que você faça a inserção da sua farmácia como um serviço/loja dentro deles.
Evite cobrar taxas
Muitas farmácias cobram o frete do serviço delivery. Na maioria dos casos, essa á uma necessidade – afinal nem todas os estabelecimentos têm condições de bancar a taxa de entrega para os clientes.
Mas, caso você possa, evite cobrar esses tipos de taxas. Ao preocupar-se com isso, você mostra que dá atenção aos seus clientes, que sentirão esse cuidado e se tornarão fiéis ao seu estabelecimento.
Uma ideia, para evitar cobra taxas extras, é na hora da formulação dos preços dos produtos para o delivery ser inserido as suas despesas com a entrega. Assim, você não cobra frete, mas arca com as despesas que você terá com o transporte do produto.
Ouça o que seu cliente tem a dizer
Outro ponto muito importante para melhorar o seu serviço de farmácia delivery é ouvir o que seus clientes têm a dizer. Peça sugestões de melhorias constantes, o que eles gostam e não gostam.
Esse é, talvez, o principal ponto de partida para melhoria do seu sistema delivery. Afinal, é nesse momento que você saberá exatamente onde sua tele-entrega precisa melhorar, possibilitando o direcionamento certeiro assertivo de recursos.
Implantando o serviço de farmácia delivery
Se você não contar com um serviço de entrega ainda, talvez seja a hora de implantar um. Caso você tenha esse desejo, mostraremos a seguir dicas essenciais para a implantação de um sistema de entrega funcional e encantador aos olhos dos clientes.
Comece planejando
Antes de implantar um serviço de farmácia delivery, planeje tudo de maneira detalhada, levando em consideração as necessidades tecnológicas e humanas, adequando elas dentro da atual logística da sua farmácia.
Primeiro, crie uma estrutura de atendimento
Depois do planejamento, é hora de criar uma estrutura de atendimento.
Comece avaliando o atendimento e o movimento diário de sua farmácia, se seus colaboradores ficam ociosos ou estão sobrecarregados. Em caso de ociosidade, não será preciso contratar um novo funcionário para a função.
Caso haja sobrecarga de trabalho, faz sentido novas contratações, uma vez que o serviço de farmácia delivery inclui verificar disponibilidade de produtos, separar troco ou máquina de cartão, embalar o produto, entre outras tarefas.
Defina se as entregas serão terceirizadas
A terceirização pode ser uma medida para experimentar o serviço, uma vez que motoboys terceirizados cobram apenas por corridas ou número de entregas.
No entanto, ao contratar um funcionário para fazer as entregas, será possível evitar imprevistos e ter pleno controle sobre todas as etapas do processo de delivery.
Trata-se de uma escolha bastante criteriosa e que depende muito da sua estratégia com o delivery, afinal, não existe certo ou errado quando falamos desse quesito.
Não deixe de controlar o seu estoque
Mesmo que as vendas sejam feitas fora do seu estabelecimento comercial, com um sistema de farmácia delivery, o estoque continuará sofrendo retiradas e isso precisa ser controlado corretamente.
Por isso, investir em um programa de gerenciamento é muito importante. Tanto para o seu atendimento presencial, quanto para entregas.
Divulgue seu delivery
E a última dica para implantar um sistema de farmácia delivery é a divulgação, que pode ser feita em forma de apresentação para os consumidores que adentram em seu estabelecimento, distribuição de panfletos, e, é claro, divulgação nas redes sociais.
Depois de descobrir como um serviço de farmácia delivery pode melhorar a experiência de seus clientes, te convidamos a ler um conteúdo onde mostramos a importância de ter um estoque bem planejado em sua drogaria. Para leitura, basta acessar esse link.