A chegada de um bebê ou as rotinas de cuidados com as crianças são importantes e envolvem a preparação de toda a família e uma variedade de compras necessárias para esta fase da vida. Os gastos familiares tendem a crescer com a chegada de uma criança, já que o mais importante para os pais é a saúde e a proteção. Por isso, a categoria de cuidados infantis deve estar bem abastecida, ter um mix diversificado e estar bem sinalizada para receber o shopper exigente.
Nesse universo infantil, o primeiro entendimento que precisa ser transmitido ao shopper do PDV é sobre a importância do uso de itens específicos às necessidades do bebê, como as fraldas, lenços, pomadas, acessórios e as fórmulas infantis. Eles devem estar agrupados em categorias e expostos de uma maneira que atraiam o cliente e demonstrem a preocupação da farmácia em trazer soluções desde a gestação até o crescimento da criança. É uma forma de fidelizar o cliente, pois ele saberá que nesse PDV encontrará produtos para todas as fases da criança ou da gestação.
É de extrema importância ter os produtos expostos no ponto natural e também em algum ponto extra, já que as compras em diferentes locais dentro dos PDVs são feitas de formas diferentes, como por exemplo: quando o shopper vai direto comprar uma fralde, ele busca no ponto natural. Já quando as fraldas estão em um cestão, elas podem servir para uma compra por impulso ou para promover promoções.
Cuidado sempre presente
Vale ressaltar que quando se fala em criança, o cuidado é sempre importante. O que mais os pais precisam é se sentirem seguros em um local e ter a confiança que nele encontrarão tudo o que for necessário. A pandemia do coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado, em todas as esferas. Então, aproveite para mostrar toda essa preocupação para o cliente. É também uma forma de fidelizá-lo.
Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de cuidados infantis completa e gerenciada por categorias, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. A Nestlé, Beauty Slime, Kimberly e Colgate prepararam ótimas ofertas e são excelentes escolhas para a sua farmácia ou drogaria. Aproveite, faça suas compras pelo nosso eGAM e tenha ótimas vendas!
Dicas importantes para a exposição da categoria cuidados infantis
Os cuidados e o gerenciamento eficaz desta categoria iniciam já na preparação do ambiente. No espaço dedicado aos produtos infantis, é essencial criar um local aconchegante, que transmita ternura e reflita um pouco do universo infantil. Usar elementos visuais é fundamental para chamar a atenção.
A ordem de exposição dos produtos nas prateleiras deve estimular uma compra mais completa. Isso significa que, além dos artigos de necessidade básica, que representam maior volume de venda (fraldas, por exemplo), a gôndola deve dar visibilidade aos produtos de maior valor agregado, como itens de alimentação (leites e fórmulas), ajudando no desenvolvimento dessa categoria. Tudo isso sem deixar de lado os demais itens importantes, como os de higiene, acessórios, entre outros. E não esqueça de precificar os produtos, afinal, preço é essencial para ajudar na venda.
Tente organizar os produtos de acordo com a rotina de cuidados. Assim fica mais fácil o shopper passar por cada um desses espaços e ficar atento ao que precisa.
No começo da gôndola, por exemplo, coloque os produtos de maior valor agregado e, no fim, os mais procurados, como sabonetes, cuidados com o cabelo, lenços umedecidos e fraldas. Se tiver produtos direcionados para crianças maiores, como brinquedos e acessórios, deixa na parte de baixo da gôndola, para que esteja ao alcance das mãos da criança. Ela também compra, mesmo que indiretamente.
Procure colocar no início da gôndola, os produtos para crianças a partir de dois anos de idade. Em seguida, os produtos para bebês de zero a dois anos, deixando as fraldas por último. Essa posição é estratégica, uma vez que as fraldas são os produtos mais procurados e, estando no fim do local de exposição, estimula-se a passagem pelos demais produtos.
Fique atento à sazonalidade e crie pontas de gôndolas ou pontos ricos do seu PDV com produtos estratégicos, como por exemplo: no verão é possível montar um espaço exclusivo para fraldas de uso no mar e piscina, protetor solar, repelente, pós-sol, acessórios de praia infantil, entre outros. Crie um calendário promocional anual para te ajudar a organizar essas agendas sazonais. Com certeza suas vendas irão aumentar!