Existem alguns pilares que embasam uma gestão farmacêutica de sucesso. Leia o nosso artigo e veja quais são eles!
Ao administrar uma drogaria, não basta compreender sobre medicamentos, cosméticos e outros produtos vendidos no local. É essencial que o responsável pelo estabelecimento entenda de gestão farmacêutica, para que possa ter uma visão do negócio como um todo.
A gestão farmacêutica envolve diversas áreas, como a administração, o marketing, os recursos humanos, a contabilidade, entre outras. Isso não quer dizer que o gestor precisa fazer tudo isso sozinho.
Pelo contrário, ele pode e deve ter colaboradores em todas essas áreas. Porém, é preciso ter, ao menos, conhecimentos básicos em cada segmento, para que possa orientar e supervisionar os trabalhos.
5 fatores essenciais para o sucesso da gestão farmacêutica
Para que você possa fazer uma gestão farmacêutica de sucesso, existem alguns fatores que precisam de atenção. Elaboramos uma lista com os principais deles, para que possa estar de olho. Acompanhe!
1. Planejamento estratégico
Na gestão farmacêutica, assim como em qualquer outro tipo de negócio, ter as ações bem planejadas é fundamental. A ideia é que se possa trabalhar com planos estratégicos, que possam impulsionar o negócio.
Ao fazer o planejamento estratégico, uma das metodologias a ser utilizada é a análise SWOT. Esse método orienta o gestor do negócio a listar todas as forças e fraquezas da farmácia, bem como as ameaças e oportunidades do cenário em que ela está inserida.
A partir do cruzamento dessas informações, são geradas estratégias, que devem nortear as atividades desenvolvidas em todas as áreas da farmácia. O objetivo é que as táticas adotadas sirvam para potencializar os pontos fortes e aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo em que se reduzem as fraquezas e ameaças.
2. Controle de estoque
Para uma farmácia ter sucesso, o controle de estoque é fundamental. É preciso ter um trabalho minucioso nessa área, controlando o mix de produtos e garantindo que todos os itens com maior saída estejam sempre disponíveis para os clientes.
Vale lembrar que os medicamentos, por exemplo, são itens de primeira necessidade. Quem faz um tratamento com medicamento contínuo, pode se tornar um cliente fiel do seu negócio. Porém, se essa pessoa não encontrar o que precisa na sua drogaria, poderá buscar em uma concorrente.
Ao ter um controle de estoque bem definido, você poderá otimizar os processos de compra, negociando com os fornecedores, para que nada fique em falta. Também evita as compras em excesso, que podem gerar prejuízo, como quando os produtos perdem o prazo de validade antes mesmo de serem vendidos.
3. Ações de marketing
O marketing é um dos principais pilares da gestão farmacêutica. Embora os medicamentos sejam itens essenciais, apenas a venda deles não garante a sobrevivência de uma farmácia. De tal maneira, é necessário atrair clientes para que comprem os demais produtos do estabelecimento.
Para estruturar estratégias de marketing, é essencial que você tenha um conhecimento aprofundado no público da sua farmácia. Você precisa entender quem compra de você e quais são os seus objetivos.
Vale lembrar que as campanhas podem ser segmentadas para públicos diferentes, como o masculino e o feminino, por exemplo.
Sobre canais, existe uma infinidade deles. Caso acredite que dê retorno, o investimento em mídias tradicionais, como os panfletos impressos e anúncios em emissoras de rádio e TV locais, devem ser realizados – caso façam sentido para o seu público.
Ao mesmo tempo, não deixe de investir nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que oferece mecanismos de segmentação de público, assim é muito fácil encontrar seus clientes. Produza conteúdo de qualidade para essas mídias e conquiste os seus seguidores, que podem estreitar o relacionamento e se tornarem fiéis à sua farmácia.
Mas claro, lembre-se sempre: o investimento em publicidade, seja em veículos tradicionais (jornais, rádio, TV etc) ou em mídias digitais, devem ser avaliados de acordo com o perfil da sua clientela. Afinal de contas, não faz sentido investir dinheiro em um ambiente que o seu cliente não está presente, não é mesmo?
4. Fluxo de caixa
Na gestão farmacêutica, também é essencial que se trabalhe bem o fluxo de caixa. Isso é muito importante para que as contas fechem e você possa fazer os investimentos necessários para o andamento do negócio, de acordo com as projeções de lucro.
O fluxo de caixa deve registrar todas as movimentações financeiras feitas pela farmácia, como as receitas e as despesas. Também é interessante que elas sejam categorizadas, para que se possa ter uma dimensão mais eficiente da contabilidade e se perceba em que situações é possível cortar custos, por exemplo.
As despesas podem ser catalogadas em fixas e variáveis. No caso das fixas, estamos nos referindo àquelas que há desembolso todos os meses, como o pagamento dos funcionários, as contas de energia elétrica, telefone e internet etc.
Já as variáveis são aquelas que não ocorrem todos os meses, como a compra de novas gôndolas, manutenção dos computadores, pequenas reformas no ambiente, entre outras.
Para as receitas, também é interessante criar categorias. Sempre separe a forma como são feitos os pagamentos, como em dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo. Assim, você saberá os valores líquidos que têm para pagar as contas imediatamente e o que está previsto para entrar mais adiante.
5. Recursos humanos
De nada adianta você ter as melhores estratégias no seu negócio, se você não tiver um pessoal capacitado para executá-las. É por isso que a área de recursos humanos também é muito importante para uma boa gestão farmacêutica.
A equipe de uma farmácia pode ser composta por balconistas, auxiliares administrativos, farmacêuticos, técnicos em enfermagem etc. Por isso, antes de tudo, é recomendado listar todos os profissionais que devem fazer parte do seu time.
A partir disso, liste as qualificações e a formação que cada um deles precisam ter. Com esses dados em mãos, fica mais fácil de conduzir processos seletivos e contratar pessoas que realmente façam a diferença na sua farmácia.
Apresentamos aqui os principais pilares da gestão farmacêutica. Conhecer todos eles é, muito importante, para que você possa conduzir o seu negócio sempre da melhor maneira possível.
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