O frio e as baixas temperaturas estão saindo de cena e dando espaço ao calor e as temperaturas mais elevadas. Com eles, surge também uma maior exposição ao sol, as atividades ao ar livre e, consequentemente, um crescimento na procura por produtos indicados para a proteção contra os raios UVA e UVB. As mudanças das estações exigem um novo planejamento e gestão de categorias e abrem espaço para novas oportunidades em vendas. No verão, entre os protagonistas que fazem sucesso nas gôndolas da sua farmácia ou drogaria são os da linha solar, como: protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, além dos repelentes. Então aproveite mais esta oportunidade que chega com as estações mais quentes do ano e incremente o seu faturamento.
Ainda que a proteção contra os raios solares deva ser feita diariamente, o consumo de fotoprotetores cresce nos meses mais quentes do ano, geralmente entre outubro e fevereiro. Diante disso, o mercado de protetores solares atinge seu maior pico de vendas nos próximos meses. Para que a sua farmácia esteja preparado para este momento, a exposição correta destes produtos nas gôndolas irá facilitar a compra do shopper e incrementar seu faturamento.
É importante lembrar que, nesta temporada solar que está chegando, os bebês e as crianças também precisam de proteção apropriada. Além de uma linha exclusiva para esse cuidado, seu PDV pode investir também em fraldas para uso em mar e piscina, roupas de proteção solar e hidratantes específicos. A categoria infantil é muito importante que seja desenvolvida.
Proteção também contra os mosquitos
O clima quente traz, junto dele também, uma maior incidência de mosquitos. Não por acaso, cresce a procura por repelentes. Os produtos ajudam a proteger não somente das picada inconvenientes, mas de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, também é importante reforçar oe stoque e oferecer ao shopper diversidade e opções de compra.
Lembre-se também que o ponto de venda (PDV) pode comunicar – inclusive com material da indústria – sobre como usar de maneira correta os produtos dessas categorias.
Com base nas informações deste editorial, garanta uma linha de proteção solar completa. Aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você, faça suas compras pelo nosso e-GAM e tenha ótimas vendas!
Dicas para a exposição dos produtos da linha solar
No caso dos protetores solares é importante que a exposição seja feita por marca, facilitando a identificação da categoria. Dentro de cada marca, é necessário também agrupar os segmentos (facial, infantil, pós-sol, regular e bronzeadores).
A partir desta separação, também pode ser agrupados os produtos pela diferença nos aplicadores (como aerossol ou outro formato de embalagem, assim também é possível diferenciar na forma de gel, spray ou creme). É importante também que estes produtos sejam expostos em ordem decrescente de Fator de Proteção Solar (FPS).
Procure agrupar os produtos na horizontal, do início do fluxo da loja para o fim, do maior FPS para o menor. Isso porque os produtos de maior FPS têm maior valore agregado. Na vertical (de cima para baixo), separe por área de aplicação, colocando os protetores faciais na parte de cima da gôndola até o meio e, do meio para baixo, os protetores corporais.
Se o seu PDV tiver apenas um módulo para exposição de toda linha, aproveite os pontos extras, pontas de gôndola ou checkout. Tenha em mente também que, mesmo exposto é importante comunicar, precificar e fazer uma decoração atrativa para mostrar os produtos em destaque.
Não esqueça a oportunidade que surge ao dar destaque a esta categoria dos períodos de pré-verão e verão, com a linha solar. Mantenha os produtos expostos em locais de alto fluxo, por meio de pontos extras de cross-merchandising, facilitando a lembrança e a decisão de compra da categoria. Procure também sinalizar o espaço para que o shopper perceba que o verão está chegando e, mesmo que não tenha ido até a farmácia para comprar um produto de proteção solar, faça sua compra.