Você sabe como calcular o ROI da sua farmácia? Em caso negativo, recomendamos muito a leitura deste artigo! Isso porque estamos nos referindo a uma métrica imensamente importante, essencial para que seja possível validar o retorno financeiro obtido a partir dos investimentos realizados.
A seguir, explicaremos o que é o ROI, como fazer o seu cálculo e os benefícios que a sua farmácia terá ao conhecer e trabalhar com esse indicador. Continue lendo e fique bem informado!
Afinal, o que é ROI e por que ele é importante para as farmácias?
ROI é uma sigla para “Return Over Investment”, que em nosso idioma significa “retorno sobre o investimento”. A partir desse indicador de desempenho, uma farmácia pode saber quanto dinheiro está ganhando ou perdendo, por conta de cada investimento realizado.
É possível praticar o ROI do negócio como um todo, somando todos os investimentos realizados em determinado período e também de uma ação específica.
Imagine, por exemplo, que a sua farmácia fez uma promoção de produtos de beleza e, para conquistar mais vendas, fez um anúncio nas redes sociais e também comprou um espaço publicitário em uma emissora de rádio da sua cidade.
Estrategicamente, quando o cliente compra um dos itens da promoção, é convidado a preencher um cupom para participar de um sorteio. Nesse formulário você pode questionar se ele soube da promoção por meio das mídias sociais ou do rádio.
Com essa informação, ao término da promoção, você poderá mensurar o ROI obtido pelo anúncio nas redes sociais e também da propaganda no rádio. Assim, verá qual estratégia de marketing trouxe mais retorno e poderá apostar mais nela em oportunidades futuras, visando aumentar os lucros.
Esse é apenas um exemplo, tendo em vista que, após saber como calcular o ROI, você poderá fazer o cálculo para qualquer ação de sua farmácia.
Como calcular o ROI da farmácia? Aprenda agora mesmo!
Calcular o ROI da farmácia é simples! Basta que você conheça o valor investido em uma estratégia e a receita financeira que ela gerou. Depois disso, deve fazer a aplicação em uma fórmula matemática simples.
A fórmula do ROI é a seguinte:
ROI = (RECEITA – CUSTO / CUSTO) X 100
O resultado alcançado será uma porcentagem, o que facilita a comparação do ROI para diferentes estratégias ou ações. Vamos para um exemplo prático?
Imagine que a sua farmácia investiu R$5 mil em um lote promocional de produtos da linha solar para o verão. O lucro obtido com as vendas desses produtos, por sua vez, foi de R$25 mil.
Colocando esses valores na fórmula do ROI, teríamos a seguinte expressão matemática:
ROI = (RECEITA – CUSTO / CUSTO) X 100
ROI = (25.000 – 5.000 / 5.000) X 100
ROI = (20.000 / 5.000) X 100
ROI = 4 X 100
ROI = 400%
O cálculo mostra que o ROI dessa ação foi de 400%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido nos produtos da nova linha, você teve um lucro de R$ 4,00, durante o primeiro mês de vendas.
Logo, podemos concluir que o resultado foi positivo para a farmácia, tendo em vista que o investimento realizado trouxe um valor financeiro satisfatório.
O ROI traz quais benefícios para o estabelecimento?
Saber como calcular o ROI pode trazer diversos benefícios para a sua farmácia.
Corte de custos
Ao analisar o ROI, você terá mais informações sobre o panorama de investimentos da sua farmácia. De tal maneira, tomar decisões importantes será uma atividade realizada com muito mais segurança.
Você saberá quais investimentos valem a pena e quais não. Assim, poderá trabalhar melhor o seu mix de produtos, forma de distribuição, estratégias de marketing, etc. Tudo o que não trouxer resultados positivos poderá ser cortado.
Crescimento dos lucros
Ao mesmo passo em que os custos são reduzidos, há um potencial de crescimento dos lucros. Afinal, você direcionará melhor as estratégias, tendo foco naquelas que representam mais ganhos para a drogaria.
De maneira resumida, podemos dizer que o dinheiro do negócio será melhor distribuído, sendo empregado em métodos eficientes e que já tiveram o sucesso comprovado. Logo, os lucros aumentarão de forma significativa.
Foco nas metas
Ao fazer o planejamento estratégico de uma farmácia, por meio de metodologias como a análise SWOT, se definem metas para as ações. Com o ROI, é possível metrificar, ou seja, transformar resultados em números.
Dessa forma, fazendo os cálculos, será possível acompanhar o desenvolvimento de diversas ações e, assim, ter mais foco para que as metas sejam atingidas dentro dos prazos estabelecidos.
Mapeamento dos resultados da empresa em longo prazo
Você pode calcular o ROI de determinada ação todos os meses, fazendo assim um mapeamento em longo prazo. Não se trata de uma métrica que é utilizada hoje, mas que perde a validade amanhã.
Se calcular o ROI de uma ação de marketing, por exemplo, pode fazer isso todos os meses. Assim perceberá a evolução ou queda dos resultados e fazer os devidos ajustes para que o número siga sempre positivo.
Aprendeu como calcular o ROI da sua farmácia? Conhecer esse indicador é bastante relevante! Por isso, não deixe de mensurar os resultados das estratégias adotadas na sua farmácia! Assim, você poderá agir sempre visualizando explorar ao máximo o potencial de lucros do negócio.
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