Elaboramos uma lista com 15 dicas essenciais para quem deseja saber como montar uma farmácia. Confira!
Para quem deseja empreender no ramo farmacêutico ou já é dono de uma drogaria, mas está pensando em inovar no negócio, ficar de olho em dicas sobre como montar uma farmácia de sucesso é interessante.
Afinal, é sempre bom estar antenado nesse mercado para colocar em prática as melhores estratégias na farmácia. Para ajudá-lo, desenvolvemos este conteúdo. Acompanhe!
Confira agora 15 dicas de como montar uma farmácia
Elaboramos uma lista com 15 dicas de como montar uma farmácia, em todos os âmbitos do negócio. Vamos falar sobre a abertura do negócio, gestão financeira, marketing, atendimento, comunicação etc.
1. Tenha cuidado ao escolher o seu regime tributário
Quando um empresário deseja abrir uma farmácia, algo a que deve estar atento é o regime tributário do negócio.
Geralmente as farmácias se enquadram no Simples Nacional, que é a categoria para as empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. Nesse regime, você paga apenas uma guia com todos os impostos.
Porém, se o faturamento for maior do que R$ 4,8 milhões, converse com o seu contador para saber se deve migrar para o Lucro Real ou Lucro Presumido. Uma boa opção também é buscar sempre a orientação de profissionais capacitados da área, ou instituições de apoio como o SEBRAE.
2. Tenha um planejamento estratégico eficiente
Quem deseja saber como montar uma farmácia, precisa ter noções de planejamento estratégico, para que tudo seja muito bem estruturado.
Uma boa ideia é adotar a chamada análise SWOT, que cruza as forças e as fraquezas do ambiente interno com as ameaças e as oportunidades do ambiente externo da farmácia. A partir disso, são geradas estratégias.
Em uma gestão, a análise SWOT funciona como uma ferramenta inicial do planejamento estratégico. Ela é a grande responsável por diagnosticar vantagens e desvantagens em iniciar um novo negócio, levando em consideração as características da farmácia e do mercado.
3. Utilize o WhatsApp Business na farmácia
Hoje em dia, os negócios precisam estar na internet para terem sucesso. Por isso, é essencial usar o WhatsApp Business na farmácia, como uma forma de melhor atender os clientes.
O aplicativo é ideal para esclarecer dúvidas, divulgar produtos e manter um contato mais próximo com o público.
4. Pense no comportamento do cliente ao elaborar o layout da farmácia
A jornada do cliente precisa ser intuitiva, fácil, agradável e surpreendente. Por isso, é uma excelente ideia montar o layout da farmácia de acordo com os comportamentos dos shoppers.
O objetivo dessa estratégia é construir um layout que faça com que o cliente encontre facilmente os produtos que deseja adquirir. Isso pode variar de acordo com o tipo da farmácia ou público que ela atende com prioridade.
5. Faça pesquisas de satisfação
Conhecer o público da sua farmácia é essencial para ter sucesso no estabelecimento. Afinal, somente dessa forma será possível conhecer as pessoas que compram de você e buscar meios para agradá-las.
Uma metodologia chamada 5W2H é interessante para ser aplicada, para que você saiba o que fazer com as respostas das pesquisas respondidas pelos seus clientes.
O 5W2H funciona como um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os envolvidos. Tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.
6. Use os pontos quentes da farmácia a seu favor
Ao buscar informações sobre como montar uma farmácia, certamente você ouvirá falar em pontos quentes.
Tratam-se dos espaços da drogaria que chamam mais atenção dos shoppers, fazendo com que eles visualizem melhor os produtos e comprem por impulso.
7. Invista em uma loja virtual para a sua farmácia
Há um crescente interesse das pessoas em comprarem online. Por isso, também é interessante saber como montar uma farmácia virtual.
Para isso, ter uma boa plataforma de e-commerce e seguir a legislação que regulamenta a venda de medicamentos online é essencial.
8. Planeje bem o seu estoque
É preciso ter um estoque muito bem planejado na drogaria, para que nenhum produto que tem boa saída fique em falta.
Além disso, devem ser tidos cuidados para que os itens não percam o prazo de validade antes de serem comercializados.
9. Tenha espaços temáticos na sua farmácia
É interessante que a sua farmácia tenha espaços temáticos ou que atendem a determinado nicho de público.
Você pode ter um espaço masculino, com produtos que são mais consumidos por homens e outro feminino, com foco em itens que fazem parte do universo das mulheres.
10. Aposte no gerenciamento por categorias
O gerenciamento por categorias possibilita que você crie estratégias exclusivas para vender cada classificação de produtos na sua farmácia.
Ao trabalhar com categorias você também melhora o layout da farmácia, que pode ser dividido em setores.
11. Tenha um serviço de delivery
Os serviços de tele-entrega ganharam popularidade devido à pandemia da Covid-19. Muitas pessoas descobriram esse serviço e é uma boa ideia seguir o oferecendo, principalmente para atender idosos ou clientes com dificuldade de locomoção.
Ter um aplicativo de delivery, atualmente, é uma excelente maneira de conquistar mais clientes para a sua drogaria. Por isso, não deixe de investir nesse segmento!
12. Saiba como precificar os seus produtos corretamente
Para entender como montar uma farmácia, também é imprescindível entender sobre precificação. É importante que você considere fatores como os custos, a demanda, o volume, a concorrência e o poder de compra dos clientes.
A chamada precificação inteligente considera esses e outros fatores. Assim, você não forma os preços apenas visando a margem de renda para pagar todas as despesas do negócio.
13. Promova um treinamento para os colaboradores
Os colaboradores da sua drogaria devem ser treinados para atender bem a todos os clientes que forem até o local.
Por isso, convém fazer uma espécie de curso com os atendentes, farmacêuticos e outros profissionais que fazem parte do seu time.
14. Aplique merchandising no PDV da farmácia
Usar as técnicas de merchandising no PDV é uma boa maneira de aumentar as vendas, principalmente dos itens de “farmacinha”, como antiácidos, remédios para dor de cabeça e curativos.
Podem ser criadas ilhas para que determinados produtos sejam expostos e até mesmo para que os clientes possam experimentá-los.
15. Crie ações de fidelização na sua farmácia
Além de atrair mais clientes para a sua farmácia, é importante fidelizá-los, para que possam economizar em suas ações de marketing.
Você pode criar programas de pontos ou fornecer um cartão-fidelidade, que dá descontos para quem compra sempre em seu estabelecimento, por exemplo.
Saber como montar uma farmácia é imprescindível para se dar bem nesse ramo e alcançar o sucesso. O nosso desejo é que todas as dicas que trouxemos sejam úteis para você!
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