Para o farmacêutico ou gestor de farmácia, saber como está o resultado do negócio é fundamental. É por isso que fazer a gestão de indicadores é tão importante nesse segmento, possibilitando que as tomadas de decisões sejam feitas de acordo com as reais necessidades do negócio.
Quando se trabalha com indicadores de desempenho, é possível saber se as metas da farmácia foram alcançadas, se as entradas financeiras estão sendo suficientes, se os funcionários estão sendo produtivos, etc.
Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre o assunto! Siga a leitura e tire as suas dúvidas sobre a gestão de indicadores para farmácias.
O que é a gestão de indicadores?
Para compreender o que é a gestão de indicadores, antes de tudo, deve-se ter uma melhor noção sobre o que são os indicadores de desempenho. Tratam-se de dados numéricos que demonstram como está a performance da farmácia em diferentes segmentos.
Essas informações podem ser obtidas de diversas formas, como por meio de pesquisas de satisfação feitas com os clientes ou em relatórios gerados pelo seu software de gestão, por exemplo.
A partir da coleta e estudo desses dados, acontece a gestão de indicadores. A atividade pode ser definida como o monitoramento das informações, que otimizam a administração empresarial.
Na prática, os indicadores funcionam como um “raio-X” da drogaria. A partir deles, o gestor saberá para onde deve direcionar os seus esforços para obter mais resultados positivos no negócio.
Quais são os principais indicadores para acompanhar na farmácia?
Existem diversos indicadores de desempenho que podem ser acompanhados. É necessário que os gestores da farmácia verifiquem quais deles são mais úteis para a realidade do estabelecimento, de acordo com os objetivos que se deseja atingir.
A seguir, apresentaremos os principais indicadores de desempenho que podem ser acompanhados em uma farmácia. Assim, você poderá definir um ponto de partida para a sua estratégia.
Quantidade de vendas
É interessante mensurar a quantidade total de vendas por período. Esse indicador pode ser medido em reais ou em unidades. Também é uma boa ideia mensurar a quantidade de vendas por atendente da farmácia.
Dessa forma, é possível saber quais dos seus vendedores mais destacam ou trabalhar políticas motivacionais, como dar bônus para os colaboradores que apresentarem melhores resultados.
Ticket médio
O ticket médio é o valor médio das vendas por um período. Conhecer esse dado é relevante na gestão de indicadores, tendo em vista que ele pode ser utilizado estrategicamente para aumentar os lucros da farmácia.
É possível testar diferentes layouts na farmácia, por exemplo, para que os clientes se sintam convidados a comprar mais em cada ida ao estabelecimento.
Satisfação dos clientes
Um indicador muito importante é o índice de satisfação dos clientes. É necessário saber se as pessoas estão satisfeitas com o que encontram na sua farmácia.
Caso haja algo que não esteja de acordo com o desejo dos shoppers, poderão ser realizadas algumas mudanças. Ao conseguir satisfazer quem compra de você, aumentam as taxas de fidelização.
Quantidade de itens vendidos por período
Outro indicador muito útil é a quantidade de itens vendidos por período. É interessante saber quais são os produtos “queridinhos”’ dos clientes. Assim, poderá programar melhor as compras da farmácia.
Se você perceber que determinada marca de creme de barbear vende muito, enquanto outra fica sem giro nas prateleiras do espaço masculino, por exemplo, pode programar as compras para ter mais unidades do item mais desejado em estoque.
Esses são apenas alguns exemplos de dados que podem ser acompanhados na sua gestão de indicadores. São diversas as informações que podem ser monitoradas e o grau de relevância de cada uma delas varia, de acordo com os objetivos da farmácia.
Como implementar a gestão de indicadores na farmácia?
Agora que você já sabe mais sobre o que é a gestão de indicadores e conheceu alguns exemplos de dados que podem ser acompanhados, vamos mostrar um passo a passo sobre como implementar essa estratégia. Veja, a seguir!
1º passo: defina os indicadores que serão monitorados
A primeira coisa que deve ser feita é a escolha dos indicadores, de acordo com a realidade do seu negócio.
Também é necessário que cada uma dessas métricas tenha uma meta para ser cumprida.
2º passo: utilize um software apropriado
É praticamente impossível fazer uma gestão de indicadores eficiente manualmente. Por isso, escolha um software adequado para realizar esse trabalho.
Existem programas específicos para isso e que podem ser incorporados ao sistema de gestão ou ERP que você já utiliza para desenvolver outras atividades em sua farmácia.
3º passo: faça reuniões de monitoramento
Periodicamente, é necessário fazer reuniões de monitoramento dos indicadores. O gestor da farmácia deve se reunir com o farmacêutico, gerentes e outros profissionais com poder de decisão no estabelecimento.
Juntos, todos os gestores devem analisar os indicadores e analisar se eles cumpriram ou não as metas que foram inicialmente estabelecidas para o período.
4º passo: defina estratégias e tome decisões corretamente
Finalmente, com base nos dados apresentados, poderão ser tomadas decisões para melhor nortear o negócio.
Se for percebido que as vendas estão abaixo do esperado, por exemplo, podem ser criadas promoções especiais ou campanhas de marketing para chamar mais público para a farmácia.
A gestão de indicadores é um método bem eficiente para conquistar bons resultados em drogarias. Com essa estratégia, você sempre conhecerá a realidade do seu negócio e poderá ter muito mais foco na tomada de decisões.
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