A sazonalidade é um termo comum para qualquer pessoa que trabalha ou já trabalhou com vendas. No mercado farmacêutico não é diferente e convém que as drogarias desenvolvam estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades de cada momento.
Isso porque a sazonalidade pode ser definida como um período temporário, levando em consideração questões como as estações do ano, por exemplo. É comum, no verão, que as farmácias vendam mais produtos como protetores solares e bronzeadores.
Porém, no inverno, a venda desses itens cai e outros entram em ascensão, como os comprimidos para resfriados ou remédios para dor de cabeça. Afinal, esses desconfortos são bem mais comuns nos dias mais frios do ano.
5 dicas para aumentar as suas vendas em épocas de sazonalidade
Quer aproveitar ao máximo os períodos de sazonalidade na sua farmácia? Então, não deixe de conferir as dicas que preparamos para você!
1. Faça promoções de produtos que vendem menos na época
Imagine a seguinte situação: o verão está chegando ao fim e a sua farmácia ainda conta com um grande estoque de protetores solares e repelente. Se eles não forem vendidos logo, você ainda corre o risco deles perderem o prazo de validade.
Nesse caso, o melhor a se fazer é uma promoção com esses produtos, montando kits especiais, por exemplo. Assim, o consumidor vê vantagem em comprar esses itens, fazendo com que o ticket médio da farmácia cresça, ao mesmo passo em que se evita que prazo de validade expire com as unidades em estoque.
2. Organize o layout da farmácia estrategicamente
Em épocas sazonais, as pessoas procuram mais por determinados produtos. Por isso, é importante que você organize o layout da farmácia estrategicamente, para que os itens de sazonalidade sejam facilmente visualizados pelos shoppers.
Vamos pensar, por exemplo, no Dia dos Pais. Algumas semanas antes dessa data, você pode fazer cartazes ou colocar um display especial no espaço masculino da farmácia. Também pode montar kits com cremes de barbear, loções, perfumes, desodorantes, entre outros itens.
Dessa forma, uma pessoa que vai até a sua farmácia para comprar um medicamento, por exemplo, pode ser impactada pela mensagem visual criada e aproveitar para comprar o presente para o seu pai. O resultado disso é mais lucros para o estabelecimento.
3. Trabalhe bem a sua gestão de estoque
Para aproveitar ao máximo os períodos de sazonalidade, é preciso ter uma gestão de estoque excelente. É preciso ser muito estratégico nesse momento, tendo em vista que você não pode comprar muitas unidades a mais do que se estima que será vendido. Ao mesmo passo, também não é recomendado deixar os itens em falta para o consumidor.
O melhor a se fazer, portanto, é trabalhar com dados e estimativas. Ao planejar uma campanha de Natal, por exemplo, é interessante verificar quantas unidades de cada item foram vendidas no ano anterior.
Com essa informação, você terá uma visão mais precisa sobre as quantidades que deve programar as compras. Dessa forma, você evita a falta ou excesso de cada produto no seu estoque.
4. Invista em estratégias de marketing
Para vender mais nos períodos de sazonalidade, invista nas campanhas de marketing. Para isso, você precisa alinhar muito bem essas estratégias com a época em que os produtos começarão a ser colocados à venda na farmácia.
Vamos supor que você pretende fazer uma campanha de Dias das Mães na farmácia, criando kits com perfumes, dermocosméticos e outros itens do universo feminino.
Nesse caso, a organização do layout da loja, que comentamos anteriormente, precisa ser alinhado com as campanhas de marketing. Se você anuncia em uma rádio local, por exemplo, não perca tempo e peça para que a emissora já comece a reproduzir um novo anúncio na programação.
O mesmo vale para as suas redes sociais. Programe diversos posts com as ofertas, invista em conteúdo patrocinado, grave dicas sobre como usar os produtos, poste nos stories, etc.
Existe muita coisa que pode ser feita! Pense no que é melhor para atingir o seu público e programa-se antecipadamente para aproveitar ao máximo o período de sazonalidade.
5. Contrate funcionários temporários
Prestar um bom atendimento é essencial em qualquer época do ano, mas especialmente em períodos de sazonalidade. Isso porque a farmácia pode ficar mais cheia do que o normal, os atendentes sobrecarregados e os clientes acabam esperando muito para serem atendidos.
Em casos assim, pode ser uma boa ideia contratar funcionários temporários. Isso pode ser, inclusive, para farmácias que ficam em determinadas localidades, em que há maior fluxo de pessoas em determinadas épocas do ano.
É o caso das drogarias que ficam em cidades litorâneas. Elas costumam receber muitos clientes na alta temporada das praias, mas, quando o verão termina, se esvaziam e os clientes voltam a ser apenas os moradores locais.
Logo, contratar atendentes temporários é uma estratégia interessante para garantir um bom atendimento aos clientes em épocas de maior movimento e, dessa forma, vender mais.
Colocando as nossas dicas em prática, você conseguirá ter mais resultados positivos nos períodos de sazonalidade na sua farmácia. Não deixe de segui-las e aumentar as suas vendas!
Aproveite e saiba também quais são os atributos que o cliente valoriza em uma farmácia. Assim, você pode se preparar melhor!