Você sabia que mais da metade das pessoas que habitam o nosso planeta está nas redes sociais? Isso é o que revela uma reportagem publicada, na revista Superinteressante, e só comprova a ideia de que esses canais são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
A sua farmácia pode tirar muito proveito disso, tendo em vista que as redes sociais podem ser utilizadas para melhorar o seu posicionamento, como estabelecimento de saúde para promover um bom relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.
Agora você deve estar se perguntando: mas, afinal, como usar as redes sociais nas estratégias de marketing da minha farmácia? Para responder a essa pergunta preparamos uma espécie de passo a passo. Confira!
5 passos para desenvolver estratégias de marketing nas redes sociais da farmácia
Para que as redes sociais possam ser utilizadas efetivamente, em estratégias de marketing da farmácia, é necessário que alguns passos sejam seguidos. Veja quais são eles!
1. Escolha as redes sociais que usará nas estratégias da farmácia
Muitas farmácias e outros estabelecimentos cometem o erro de sair criando conta em todas as redes sociais existentes, mas acabam não publicando conteúdo em nenhuma delas. Estar nesses canais só para marcar presença não resultará em nada positivo para a sua drogaria, pelo contrário, apenas passará uma imagem de abandono e desorganização.
Por isso, a primeira coisa que deve ser feita é um estudo detalhado de públicos e personas, que são representações de um cliente ideal. A ideia é que você saiba em quais redes sociais os seus clientes estão.
Para uma farmácia, na maioria das vezes, vale o investimento nas redes mais usadas, tendo em vista que você atende clientes de diversas faixas etárias e classes sociais, por exemplo. O Facebook e o Instagram se destacam, nesse sentido, por serem canais mais generalistas.
2. Defina objetivos da estratégia
Agora, é preciso que sejam definidos os objetivos das estratégias de marketing nas redes sociais. Para isso, é preciso compreender que os canais digitais não servem apenas para venda, mas também para as questões de relacionamento.
Entre os objetivos que a sua estratégia tem, portanto, pode constar a maior exposição da marca, o desenvolvimento de uma relação mais estreita com a comunidade em que você atua, e, também, a divulgação de promoções e venda de produtos.
3. Crie um cronograma de conteúdo
Com base nos objetivos que você deseja atingir com as suas estratégias de marketing, crie um cronograma de conteúdo para as redes sociais da farmácia. Isso é importante para haja consistência nas publicações realizadas nos canais.
Vale lembrar aqui uma regra conhecida como 80/20. De acordo com essa teoria, 80% do conteúdo publicado nas redes deve ser informativo ou de entretenimento. Os outros 20% podem servir para divulgar os seus produtos e serviços.
Fazer essa divisão é importante para que as pessoas não se sintam “bombardeadas” de propaganda e acabem deixando de seguir a sua página ou perfil.
Ao criar o cronograma de conteúdo, também não esqueça de datas comemorativas, que podem servir para publicações temáticas. É interessante ainda, publicar dicas e passar orientações para a sua audiência.
4. Aposte em diferentes formatos de conteúdo
As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, aceitam diferentes formatos de conteúdo. É possível publicar links que direcionam para artigos do seu blog, fotos, vídeos, gifs, entre outros estilos de posts.
Para atrair mais público, é interessante investir um pouco em cada um desses formatos e ir testando qual deles traz mais resultados para você.
Também é uma boa ideia fazer parcerias com especialistas, que podem compartilhar conhecimento com as pessoas que seguem a sua página.
O próprio farmacêutico pode fazer lives dando dicas de cuidados com a saúde, como ações que ajudam a prevenir doenças, por exemplo.
Você também pode chamar dermatologistas para apresentar os benefícios do filtro solar, cabeleireiros para orientar sobre a escolha de tinturas, etc.
Todas essas ações engajam o público e fazem com que você tenha mais sucesso nas estratégias de marketing nas redes sociais.
5. Aposte em posts patrocinados
Apesar de ser possível conquistar um bom público de forma orgânica, você terá mais resultados positivos em suas estratégias de marketing, nas redes sociais, se apostar nos posts patrocinados ou anúncios.
Nesse caso, você paga um valor para a rede social, como o Facebook, para que determinada publicação seja vista por um número maior de pessoas. Isso é interessante para quando se está divulgando uma promoção, por exemplo.
Outra vantagem dos posts patrocinados é que você pode fazer segmentação de públicos, de acordo com gênero, idade, localização geográfica, etc. Dessa forma, se você estiver fazendo uma promoção de produtos masculinos, como espumas de barbear, por exemplo, pode segmentar o anúncio para que ele seja mostrado apenas para homens.
Assim, atingirá de forma mais certeira o público-alvo dessas campanhas e as chances de converter mais em vendas aumentam de forma considerável.
Esses são os passos básicos para usar as redes sociais em estratégias de marketing da farmácia. Lembre-se de que também é necessário caprichar na escrita, no design e na produção dos conteúdos para esses canais. Você pode ter uma pessoa da área da comunicação trabalhando in loco na drogaria ou contar com a assessoria de uma agência, ou profissional especializado.
E por falar em redes sociais, que tal conhecer as nossas? Temos perfis no Facebook e no Instagram.