Considerado como um dos maiores nomes do marketing de todos os tempos, Philip Kotler afirma em um dos seus livros que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um antigo”. Tal afirmação tem tudo a ver com o valor percebido pelo paciente no relacionamento com as farmácias.
Isso se justifica porque as pessoas, que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, precisam comprá-los todos os meses. Se a sua farmácia tiver uma boa estratégia de venda e pós-venda, poderá conquistar esse público e fidelizá-los. Siga lendo e entenda como!
9 estratégias para fidelizar o paciente na venda de medicamentos de uso contínuo
Os medicamentos de uso contínuo, como o próprio nome sugere, são aqueles que devem ser utilizados para tratar condições que também são contínuas. Não são remédios que utilizamos eventualmente, como um xarope para tosse, que tomamos somente até que esse sintoma seja aliviado, por exemplo.
Entre os medicamentos de uso contínuo mais comuns estão os para controle da pressão arterial sistêmica, para a diabetes, para problemas de saúde mental, entre outros.
Veja, a seguir, algumas estratégias para fidelizar os pacientes crônicos em sua farmácia!
1. Envie mensagens quando o remédio do paciente estiver próximo ao fim
É interessante que a sua farmácia tenha um cadastro de clientes/pacientes sempre atualizado. Dessa forma, você poderá acompanhar quando os remédios das pessoas estiverem terminando, a partir da data da última compra.
Quando estiver faltando cerca de uma semana para os medicamentos de determinado cliente terminarem, por exemplo, envie uma mensagem via WhatsApp ou por e-mail, para que ele não esqueça de fazer a compra.
2. Facilite o processo de compra
É claro que qualquer pessoa pode precisar fazer o uso de medicamentos de uso contínuo. No entanto, a maioria dos usuários desses remédios são idosos, geralmente acometidos por uma ou mais doenças crônicas.
Por conta da idade avançada, em muitos casos, quem faz a compra não é o paciente em si, mas sim algum familiar ou cuidador. De tal maneira, é natural que esse shopper tenha diversas tarefas no seu dia a dia e pouco tempo para correr atrás desse tipo de coisa.
Logo, o atendimento deve ser facilitado ao máximo. Caso seja possível fazer a entrega dos medicamentos por delivery, por exemplo, essa é uma excelente estratégia a ser adotada.
3. Preste orientações sobre o uso dos medicamentos de uso contínuo
Para que os medicamentos de uso contínuo façam mais efeito e não causem desconfortos nos pacientes, é importante que eles sejam tomados corretamente.
Porém, não existe um padrão para cada pessoa definir um horário ou forma para tomar o remédio, por exemplo.
Se uma pessoa é diabética, mas além dos remédios para controlar a glicemia também toma um antidepressivo, por exemplo, é preciso ter cuidado para que o efeito de um medicamento não anule o outro.
O farmacêutico pode prestar uma espécie de consultoria, nesse sentido. O profissional deve avaliar a rotina e as condições de cada paciente e passar orientações sobre as formas de uso dos medicamentos.
Isso faz com que os clientes vejam valor agregado na sua farmácia e voltem lá todos os meses para comprar os medicamentos de uso contínuo que necessitam.
4. Crie programas de descontos para usuários desse tipo de medicamento
Uma boa ação para fidelizar usuários de medicamentos de uso contínuo é criar programas de descontos exclusivos. Você pode trabalhar com preços especiais para essas pessoas, incentivando elas a comprarem no seu estabelecimento todos os meses.
Também pode ser feita a distribuição de brindes que sejam úteis aos usuários dos medicamentos. Você pode mandar fazer estojos para guardar as cápsulas e separar por horário, cortadores de comprimidos, entre outros itens interessantes para ter em casa e que sejam relacionados à farmácia.
5. Proporcione um atendimento personalizado
Uma das maneiras mais eficazes de fidelizar um paciente é oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade, demonstrando interesse em seu tratamento e necessidades.
Nesse sentido, todos os atendentes da drogaria precisam ser treinados para atender os clientes de forma personalizada.
A atenção deve ser ainda mais quando se trata da venda de medicamentos de uso contínuo, tendo em vista que essas pessoas são mais propensas a se tornarem compradores fiéis.
6. Faça parcerias com médicos
Estabelecer parcerias com médicos e clínicas para indicação de seus produtos ajuda a aumentar a fidelização dos pacientes.
Os programas de desconto para usuários de medicamentos de uso contínuo podem ser apresentados para os médicos da sua região.
Dessa forma, os profissionais parceiros poderão indicar a sua farmácia para que os clientes comprem os medicamentos com desconto.
Esse tipo de ação é benéfico para todas as partes envolvidas. Afinal, o médico que der essa dica ao paciente também estará demonstrando preocupação e cuidado, o que aumenta as chances de fidelizá-lo.
Ao mesmo passo, o paciente fará economia e a sua farmácia aumentará a lucratividade. Ou seja, todo mundo sai ganhando!
7. Faça um acompanhamento pós-venda
Realizar um acompanhamento pós-venda, por meio de ligações, mensagens ou e-mails, para verificar se o paciente está tendo algum problema ou dúvida em relação ao uso do medicamento, é uma forma de demonstrar preocupação e atenção.
Reservar um tempo para esse tipo de atividade ajuda a reter clientes e fazer com que eles lembrem de comprar os medicamentos de uso contínuo sempre na sua farmácia,
8. Tenha cuidados com a embalagem
Ter cuidado com a apresentação e a qualidade da embalagem dos medicamentos pode fazer toda a diferença para o paciente e ser um fator importante na decisão de compra e fidelização.
Essa atenção precisa ser redobrada quando os remédios são entregues por delivery! Aqui o recomendado é colocar as caixinhas dos medicamentos em embalagens maiores de papelão ou sacolas lacradas.
Dessa forma, o paciente saberá que ninguém violou o produto e que ele pode fazer uso do seu medicamento com segurança.
9. Faça da tecnologia uma aliada
Utilizar a tecnologia para facilitar o processo de compra, como por exemplo, oferecer um aplicativo para a compra de medicamentos ou a disponibilidade de um chat online para esclarecer dúvidas, pode ajudar a fidelizar os pacientes.
Você pode até mesmo oferecer atendimentos rápidos com chamadas de vídeo pelo WhatsApp, para que o farmacêutico esclareça dúvidas pontuais que os pacientes possam vir a ter sobre os medicamentos.
Assim, se o paciente iniciou um uso de um remédio de uso contínuo e perceber que está ocorrendo interação medicamentosa com outros medicamentos que ele faz uso, por exemplo, isso pode ser informado na consulta online.
O farmacêutico poderá avaliar o caso e dar orientações breves. Caso seja necessário, também pode orientar o paciente a buscar ajuda médica personalizada para solucionar o problema.
Se você seguir essas dicas, conseguirá atrair e fidelizar pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo para a sua farmácia.
Lembre-se que, os pacientes não consomem apenas os medicamentos de uso contínuo. Ao ir até à farmácia para comprar um medicamento do tipo, eles podem acabar comprando também um shampoo, um sabonete, fazer a recarga do celular e etc. Logo, vale a pena trabalhar essas estratégias e conquistar mais pessoas frequentando o seu estabelecimento.
Pronto para colocar essas estratégias em prática na sua farmácia e fidelizar os clientes/pacientes? O nosso desejo é de que você tenha sucesso ao realizar tudo isso.
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