O ticket médio nada mais é que um indicador que mostra o valor médio de compras de cada shopper em um estabelecimento. As estratégias para aumentar esse índice são importantes para a sua farmácia, tendo em vista que isso fará com que o negócio traga mais lucros.
Por isso, não deixe de usar a criatividade e desenvolver as melhores ações para crescer o ticket médio da drogaria/farmácia. Neste artigo, reunimos alguns exemplos que podem ser adotados. Acompanhe!
6 estratégias para aumentar o ticket médio na farmácia
O crescimento do ticket médio da farmácia só acontece se você conseguir chamar a atenção dos clientes que estão no local para comprarem mais.
A ideia é que sejam desenvolvidas ações para que uma pessoa que vai à farmácia comprar um medicamento, também aproveite a oportunidade para adquirir outros produtos disponíveis na loja. Veja as nossas dicas!
1. Melhore o seu mix de produtos
Quanto mais produto você tiver disponível para vendas na farmácia, mais oportunidades os clientes terão para comprar. Por isso, apostar em uma ampla variedade de itens e diferentes marcas é uma estratégia das mais interessantes.
Porém, ao trabalhar o mix de produtos, é muito importante que você conheça bem o seu público. De nada adianta encher o estabelecimento com itens que não agradam ao perfil de shoppers da sua farmácia.
Para conhecer melhor as pessoas que compram de você, é recomendado desenvolver ações, como as pesquisas. Dessa maneira, ao entender os gostos e necessidades do público, fica mais fácil de colocar nas prateleiras aquilo que eles querem comprar.
2. Ofereça promoções com descontos progressivos
Para aumentar o ticket médio da farmácia, uma das ações mais eficientes é a promoção com descontos progressivos.
Os clientes percebem uma boa oportunidade para fazer economia com esse tipo de promoção. Logo, eles compram mais e os lucros da farmácia crescem.
A ideia é bem simples! Imagine, por exemplo, que uma unidade de creme dental custa R$ 3,00. Com uma promoção de descontos progressivos, você pode vender duas unidades por R$ 5,00 ou três por R$ 6,00.
Esse tipo de estratégia é bem interessante para itens de uso cotidiano e pouco duráveis, como a maioria dos produtos de higiene pessoal, tais como os sabonetes, os shampoos, os desodorantes, etc.
3. Oriente os vendedores para que ofereçam produtos relacionados
Os atendentes ou vendedores da farmácia também têm um papel importante nas estratégias para aumentar o ticket médio da farmácia.
Eles podem oferecer, por exemplo, itens que são complementares ou relacionados ao que o cliente está buscando.
Se uma pessoa foi até a farmácia comprar um antibiótico para tratar uma inflamação na garganta, por exemplo, o atendente pode oferecer também pastilhas que ajudam a aliviar esse tipo de incômodo.
4. Ofereça entrega gratuita para comprar acima de determinado valor
A sua farmácia tem um serviço de delivery? Essa é uma demanda que cresceu muito na pandemia da Covid-19 e é uma excelente saída para as farmácias aumentarem os lucros.
Porém, a sua farmácia pode lucrar ainda mais pelas vendas online, oferecendo frete grátis. Uma boa estratégia é definir um valor mínimo de compras para não pagar pela entrega.
Para o cliente, é mais vantajoso comprar mais produtos que gastar dinheiro para pagar pelo frete. Logo, se você definir um valor X para entregar os pedidos de forma gratuita, o seu ticket médio tende a aumentar.
5. Faça eventos de blitz para a saúde
Prestar serviços de assistência à saúde é algo que sempre traz bons resultados para as farmácias. Realizar eventos do tipo, portanto, é uma boa maneira de conseguir aumentar o ticket médio da drogaria.
Os farmacêuticos e técnicos em enfermagem contratados podem organizar eventos de blitz, prestando serviços como a aplicação de injeções e vacinas, aferição da pressão arterial, realização do teste rápido para Covid-19, etc.
A ideia é que as pessoas que vão até à farmácia para comprar algum produto, aproveitem a ocasião para realizar esse tipo de procedimento. O valor cobrado pode ser bem mais em conta que o realizado em uma clínica médica, por exemplo.
Depois, se houver necessidade, o farmacêutico pode realizar um encaminhamento para um médico, para que o paciente tenha um atendimento mais focado na sua necessidade.
6. Ofereça brindes
Oferecer brindes é uma tática muito eficiente para aumentar o ticket médio de uma farmácia. Aqui é interessante mais uma vez buscar por produtos complementares.
Você pode criar promoções estratégicas, dando uma mamadeira de brinde para quem comprar uma quantidade X de pacotes de fraldas infantis, por exemplo.
Isso fará com que os pais de crianças pequenas vejam vantagem ao adquirir mais pacotes de fraldas. Logo, eles gastarão mais no estabelecimento e a média de compras por cliente vai aumentar.
As estratégias para aumentar o ticket médio são relativamente simples de serem aplicadas. Ao adotá-las, você estimulará os clientes a comprarem mais, fazendo com que o estabelecimento tenha mais lucros e entradas maiores no fluxo de caixa.
Além do ticket médio, existem outros indicadores de gestão importantes para farmácias. Veja agora mesmo quais são eles, em nosso artigo que trata sobre esse tema.
E, claro, o cliente GAM tem ainda mais chance para aumentar o ticket, porque mensalmente, produzimos conteúdos e enviamos informações sobre o assunto para você estar sempre atualizado. Quer ficar ainda mais por dentro do tema e, ainda, conferir as promoções e descontos? Se cadastre aqui!