A sua farmácia precisa aumentar as vendas? Que tal então colocar um ponto extra no PDV? Essa é uma estratégia que pode dar super certo, principalmente para movimentar o seu negócio em datas comemorativas. Também é muito utilizado para promover produtos novos que seus clientes ainda não conhecem, pode auxiliar a vender mais rápido um produto que será inativado e para destacar produtos que deixam mais lucro para seu negócio.
Ao criar pontos extras, você conseguirá chamar a atenção dos seus clientes para determinados itens. Dessa forma, eles se sentirão convidados a comprar mais em ocasiões especiais.
Você pode usar o ponto extra em ocasiões como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras datas que movimentam o comércio. Para facilitar a montagem desses pontos extras para ocasiões especiais, você pode criar um calendário anual com as principais ocasiões e deixar programado em sua agenda. Assim, no momento de alterar os produtos, pode fazer a comunicação e quem sabe até decorar o espaço de destaque, tudo para que ele seja atrativo.
Porém, se você não faz ideia de como usar essa estratégia, não se preocupe! Basta que você prossiga com a leitura para compreender tudo o que você precisa sobre o assunto. Vamos lá?
Afinal, o que é um ponto extra no PDV?
A primeira coisa que você precisa entender é o que são pontos de venda naturais. Nesse caso, estamos nos referindo às gôndolas e às prateleiras que sempre estão na sua farmácia.
Um exemplo simples de PDV natural é a seção dos cosméticos, a seção dos produtos infantis, entre tantas outras que podem existir em uma farmácia. Também é considerado ponto natural onde o shopper vai diretamente até ele procurar o produto de forma intuitiva ou por conta da comunicação visual.
O ponto extra, por sua vez, é um local de destaque no PDV. Trata-se de um espaço que é criado esporadicamente, para expor produtos especiais ou temáticos. Chamamos de espaço nobre também, pois é uma segunda opção para que o shopper veja o produto, podendo ser nesse momento concretizar a compra.
Para que serve o ponto extra no PDV?
O principal objetivo do ponto extra é aumentar as vendas da farmácia em datas comemorativas, ocasiões especiais ou de acordo com o calendário de sazonalidade.
Os pontos extras conseguem chamar a atenção dos clientes que circulam pela farmácia, fazendo com que os produtos neles expostos tenham uma posição de mais destaque.
A ideia é que o ponto extra faça com que os clientes comprem por impulso, fazendo com que eles coloquem mais itens em suas cestinhas de compras. Logo, o ticket médio da farmácia tende a subir no período em que durar a promoção.
Com que frequência essa estratégia pode ser utilizada?
Ao pensar em uma estratégia com ponto extra no PDV, é importante pensar na frequência com que isso será utilizado.
Além disso, também é importante ter um prazo para retirada do ponto extra da farmácia. Caso contrário, ele será sempre visto pelos clientes e se tornará algo comum e corriqueiro, assim como já funcionam as demais prateleiras do estabelecimento.
O ideal, portanto, é usar essa estratégia apenas em ocasiões especiais, como datas comemorativas em que as pessoas tradicionalmente presenteiam umas às outras. É o caso do Dia dos Namorados.
Quais são os principais tipos de ponto extra?
Existem diferentes tipos de ponto extra que podem ser explorados em uma farmácia. Veja, a seguir, quais são os principais deles!
Ponta de gôndola
Nesse caso, os produtos especiais são posicionados na ponta da gôndola de determinado setor.
Recomenda-se expor os produtos na ponta de gôndola quando se deseja impactar o shopper pela grande quantidade de itens à disposição, por exemplo.
Orelha
A orelha é um ponto extra que acompanha a ponta da gôndola. Dessa forma, você pode posicionar uma mesa ou bancada ao lado das prateleiras, para colocar mais produtos à disposição.
Esse tipo de ponto extra é interessante para quando são exploradas datas comemorativas, em que vários produtos podem se encaixar na temática e merecem destaque especial.
Ilha promocional
As ilhas são pontos que se localizam entre os corredores da farmácia. Elas são bem recomendadas para os estabelecimentos maiores e que possibilitam que o cliente caminhe, observando todos os produtos com calma.
Para farmácias menores, muitas vezes, as ilhas não são recomendadas. Isso porque, em espaços apertados, elas podem comprometer a circulação de pessoas.
Em tempos de Covid-19, em que se deve manter o distanciamento social, ter esse cuidado é ainda mais importante.
Check Stand
Como o próprio nome, em inglês, sugere, o check stand é um ponto extra que fica na frente do caixa da farmácia.
Esse ponto deve ser usado quando a estratégia está relacionada com as vendas por impulso.
Clip Strip
É um modelo que ocupa menos espaço e é bastante eficiente para espaços menores, pois ele pode ser pendurado nas próprias prateleiras. É importante colocar produtos que não sejam iguais ao que está exposto na prateleira, mas que sejam do mesmo grupo de categorias que o shopper possa intuitivamente entender a conexão e comprar por impulso.
Exemplo: colocar junto ao álcool um creme de mão, junto à maquiagem os lenços demaquilantes.
Como explorar o ponto extra no Dia dos Namorados?
Com o Dia dos Namorados se aproximando, é uma boa ideia você aproveitar essa data para desenvolver uma estratégia de ponto extra no PDV.
Você pode criar um espaço para disponibilizar kits presenteáveis para a data mais romântica do ano.
Podem ser montados kits de skincare, caixas com sabonetes e hidratantes, cestas com perfumes, desodorantes e loção pós-barba, entre outros produtos.
Você também pode criar uns kits mais “adultos”, com camisinhas, preservativos, géis especiais e outros produtos para apimentar a relação dos casais nessa noite especial.
Ao usar a estratégia do ponto extra no PDV, você conseguirá aumentar os lucros da sua farmácia no Dia dos Namorados e também em outras datas comemorativas. Então, não deixe de praticar as nossas dicas!
E, para lucrar mais o ano todo, você precisa melhorar o seu mix na farmácia. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre sortimento de produtos.