Entre as atividades que competem ao farmacêutico está o cuidado no armazenamento de medicamentos na farmácia.
Ter determinados cuidados ao guardar os remédios e estoques nas prateleiras e gôndolas, que ficam no próprio layout da farmácia, é importante.
Afinal, deve-se buscar meios para preservar os medicamentos e evitar que eles estraguem antes do tempo, por exemplo.
6 boas práticas para o armazenamento de medicamentos na farmácia
Para que você consiga fazer o armazenamento de medicamentos de forma correta na sua farmácia, é importante que algumas boas práticas sejam seguidas. Preparamos algumas dicas para você. Confira, a seguir!
1. Verifique as informações disponíveis no lote de chegada
Quando você recebe mercadorias novas na farmácia, precisa verificar as instruções que acompanham o lote.
Sempre devem existir instruções por escrito, descrevendo com detalhes os processos de recebimento, identificação e manuseio dos medicamentos.
Essas instruções devem indicar adequadamente os métodos de estocagem e definir os procedimentos burocráticos que envolvem outras áreas da farmácia, como o setor contábil, por exemplo.
No ato de recebimento, o colaborador responsável deve examinar toda a documentação, as condições, a rotulagem e a quantidade dos medicamentos.
Caso haja algo em desacordo, como quantidades erradas, por exemplo, isso deve ser informado no ato para o distribuidor. Assim, são tomadas as medidas necessárias para corrigir o erro.
Ainda sobre a verificação, se for o caso do recebimento de um produto com mais de um lote de fabricação, deve ser feita uma subdivisão em quantos lotes forem necessários.
A estocagem também deve ser feita dessa forma, para facilitar que os medicamentos de determinado lote sejam encontrados, caso seja necessário.
2. Escolha os lugares adequados para fazer o armazenamento de medicamentos
A escolha dos lugares mais adequados para fazer o armazenamento dos medicamentos também demanda atenção.
A estocagem pode ser feita em estantes, armários, prateleiras ou estrados. O mais importante é que a localização escolhida permita a fácil visualização para a perfeita identificação dos medicamentos, bem como o número de lote e o prazo de validade.
Além disso, a estocagem nunca deve ser feita em contato direto com o solo e nem em locais em que haja incidência direta da luz solar.
Outro ponto importante é não armazenar medicamentos em locais úmidos, principalmente os comprimidos. Afinal, se os remédios absorverem a umidade, poderão sofrer reações químicas que interferem no efeito que causam no paciente.
3. Guarde os medicamentos em ordem cronológica de fabricação
O farmacêutico também deve garantir que os medicamentos sejam guardados na ordem cronológica dos lotes de fabricação, ou seja, dos mais antigos para os mais novos.
Isso é relevante para que os produtos não percam o prazo de validade antes de serem colocados para venda, o que ocasiona prejuízo para a farmácia.
4. Observe a temperatura do local em que será feita a estocagem
Para os medicamentos que não podem sofrer variações excessivas de temperatura, é importante que sejam observadas as variações que o ambiente proporciona nesse sentido.
Geralmente, o local de estocagem não deve ultrapassar os 25ºC para medicamentos comuns. Já para os produtos termolábeis, a temperatura deve variar entre 2ºC e 8ºC. Apostar em ambientes climatizados, portanto, é necessário.
5. Conheça os fatores intrínsecos e extrínsecos que podem afetar os medicamentos no armazenamento
Os fatores extrínsecos são aqueles que já tratamos aqui, como a temperatura, a umidade e a luz.
Porém, para fazer um bom armazenamento de medicamentos no PDV, também é importante ter um bom conhecimento sobre os fatores intrínsecos desse processo.
A hidrólise e a oxidação são exemplos desses fatores. É importante armazenar os medicamentos corretamente, para evitar que esses fenômenos ocorram.
6. Prepare manuais para os funcionários e clientes
O farmacêutico pode trabalhar na criação de manuais, para que os funcionários tenham uma espécie de checklist sobre como proceder ao receber e armazenar medicamentos.
Um outro manual pode ser elaborado e distribuído para os clientes. Nesse caso, podem ser descritas dicas com boas práticas para armazenar os medicamentos em ambiente doméstico, ou seja, na casa do consumidor.
Colocando isso tudo em prática, você terá mais qualidade no armazenamento de medicamentos no PDV. Isso trará mais produtividade e lucratividade para a farmácia.
Siga em nosso blog! Leia agora o conteúdo em que explicamos como trabalhar com o sortimento de produtos e melhorar o mix na sua farmácia!