A sua farmácia já tem um consultório farmacêutico? Essa é uma tendência para os estabelecimentos e pode ser um grande diferencial para atrair mais clientes e ter vantagem competitiva perante a concorrência.
O papel do farmacêutico pode ir muito além de atender os clientes atrás do balcão. Ele pode atuar de modo mais personalizado que auxilie sobre o uso de medicamentos em um consultório, montado dentro da própria farmácia, por exemplo. Orientando o paciente sobre como usar os medicamentos prescritos ou até mesmo a avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo paciente quanto a dosagem, horário de consumo e possíveis interações.
A ideia é que o consultório possa posicionar a farmácia como um estabelecimento de saúde, de fato. A drogaria que investe nesse serviço deixa de ser vista pelos clientes apenas como uma loja onde eles compram medicamentos e outros produtos.
Veja os 5 passos para montar um consultório farmacêutico
Sabendo da relevância e do diferencial competitivo que um consultório farmacêutico pode trazer para a sua farmácia, você pode estar pensando em como estruturar e oferecer esse serviço, não é mesmo?
Desenvolvemos um passo a passo para ajudá-lo na montagem do seu consultório farmacêutico. Veja, a seguir!
1. Consulte a legislação vigente
O primeiro passo para montar um consultório farmacêutico é analisar bem a legislação que rege esse tipo de estabelecimento. Uma das leis que pode ser observada é a nº 13.021, no qual permite que esses espaços tenham a finalidade de atender com cuidado, conforto, agilidade e rapidez uma maior demanda de clientes, principalmente se estes possuírem doenças crônicas preexistentes ou sejam gestantes. Além disso, a Lei também permite que serviços como o de vacinação sejam realizados.
Esses novos modelos de consultórios farmacêuticos vêm chamando a atenção dos gestores de drogarias e farmácias, mas, para adotar este novo modelo, é necessário que haja um estudo cauteloso que regularize as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica no Brasil, especialmente as Resoluções 585 e 586 do CFF – Conselho Federal de Farmácia.
Além disso, é importante conversar com órgãos fiscalizadores do seu município, como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. Eles podem dar orientações específicas sobre a legislação municipal sobre a abertura e estrutura necessária para o funcionamento de um consultório farmacêutico.
Inclusive, no contrato social e no alvará sanitário da farmácia, é preciso incluir a prestação do atendimento ao público para serviços farmacêuticos.
2. Escolha a localização do consultório dentro da farmácia
Com a parte legal e burocrática organizada, você pode começar a pensar no local em que o consultório ficará localizado dentro do layout da farmácia. É interessante que ele fique em um espaço de fácil visualização, para que os clientes percebam que a drogaria presta esse serviço.
Também é importante que o espaço seja em uma sala separada do restante do ambiente da farmácia. Assim, o farmacêutico poderá atender os pacientes de forma individual, podendo tratar dos assuntos íntimos de cada pessoa, sem correr o risco de outros clientes ouvirem a conversa.
Ainda sobre o local, você pode investir em estratégias de comunicação visual para que o espaço seja bem visível na farmácia. Coloque placas e setas indicando para a sala de atendimento com o farmacêutico, por exemplo.
3. Invista na infraestrutura necessária para o consultório farmacêutico
Para que possa ser prestado um serviço de qualidade, a farmácia pode investir em toda a infraestrutura necessária para o consultório farmacêutico, de acordo com os serviços que serão prestados e conforme cita a lei RDC nº 197/2017.
Equipamentos como o esfigmomanômetro com estetoscópio, o aparelho para teste rápido de glicemia, as seringas e as agulhas para aplicação de vacinas e injeções, a geladeira para medicamentos que necessitam de refrigeração, entre outros itens podem ser adquiridos.
Fora esses itens mais específicos, também pode ser feito o investimento em uma mesa e cadeiras confortáveis, para que os pacientes possam receber as orientações dos farmacêuticos.
4. Crie um plano para a divulgação dos serviços
Muitas pessoas não sabem que o farmacêutico pode prestar atendimentos de saúde. Por isso, é interessante pensar em um plano de divulgação, para que os clientes da sua farmácia entendam que podem contar com esse serviço no estabelecimento.
É necessário explicar para os clientes que o atendimento farmacêutico pode acabar com o péssimo hábito da automedicação, por exemplo. Para isso, podem ser realizadas ações nas redes sociais e mídias tradicionais.
O farmacêutico pode usar os canais de comunicação digital da farmácia para explicar ao paciente que ele pode dar orientações sobre o uso de medicamentos. Assim, uma pessoa que sente uma dor de cabeça e vai comprar um analgésico, por exemplo, pode ser atendida pelo profissional, para saber se o remédio é realmente o mais indicado.
Além disso, caso perceba que o problema do paciente é algo mais grave, o farmacêutico pode orientá-lo a realizar uma consulta médica. Assim, pode-se ter uma orientação mais específica ou realizar exames, para que a medicação seja realmente eficiente.
5. Proporcione um treinamento adequado para os farmacêuticos
Até poucos anos era pouco comum que as faculdades de Farmácia preparassem os profissionais para atendimento clínico. Por isso, como se trata de uma atividade mais recente, é comum que farmacêuticos que já se formaram há mais tempo não se sintam tão preparados para realizar essa atividade.
Para esses profissionais, é importante que sejam realizados treinamentos ou cursos específicos, para atualização. Assim, eles ficarão mais preparados para atender bem aos pacientes que desejarem realizar esse serviço na sua farmácia.
O consultório farmacêutico pode ser um grande diferencial para a sua farmácia! Se você oferecer atendimento profissional sem custo para os clientes, é bem provável que eles prefiram comprar na sua farmácia e não em uma concorrente.
Além de prestar um importante serviço para a comunidade em que você atua, portanto, ao ter um consultório farmacêutico, você irá estreitar laços com os clientes, conquistando uma maior fidelização.
Outro diferencial que pode ser implementado na sua farmácia é o atendimento via WhatsApp. Saiba mais em nosso artigo que explica como criar uma boa estratégia comercial com o aplicativo!
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