Os empresários do ramo farmacêutico precisam estar sempre de olho nas tendências de mercado para ampliar os lucros de seus negócios e atender bem os clientes. Atualmente, algo que está em evidência são os dermocosméticos.
O mercado da beleza é um dos que mais vem crescendo nos últimos meses e foi impulsionado pela pandemia da Covid-19. Investir nesse segmento pode ser um grande diferencial para a sua farmácia. Siga a leitura e saiba mais!
O crescimento da procura de dermocosméticos pelo público consumidor
Os dermocosméticos são os produtos com ativos farmacológicos que agem na beleza, mas também tratam a saúde da pele.
Eles conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele e são recomendados pelos dermatologistas para tratamentos como prevenção e redução de rugas e linhas de expressão, clareamento de manchas etc.
O público consumidor vem cada vez mais procurando por esse tipo de produto nas farmácias. Para você ter uma ideia, de acordo com o Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado para itens de beleza e cuidados pessoais. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.
Além disso, de acordo com uma reportagem do portal Terra, a busca por dermocosméticos cresceu muito na pandemia. Isso se justifica porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, dessa forma, passaram a dispor de mais tempo para os cuidados pessoais.
Afinal, se você está trabalhando em home office e não vai fazer nenhuma chamada de vídeo no dia, pode muito bem usar uma máscara facial enquanto faz as atividades profissionais, por exemplo.
O Terra trouxe dados de um estudo feito pela agência Corebiz. De acordo com a pesquisa, o comércio eletrônico de dermocosméticos cresceu 68% entre 1 e 14 de junho de 2020.
Agora, com a pandemia mais controlada e a vacinação contra a Covid-19 ganhando força, a tendência é que as pessoas voltem a frequentar mais as farmácias físicas. Por isso, vale a pena investir na venda de dermocosméticos no seu PDV.
5 dicas para aumentar as vendas de dermocosméticos no PDV
Quer saber como aumentar as vendas de dermocosméticos no seu PDV? Nós temos algumas dicas práticas para colocar em ação. Confira!
1. Crie espaços exclusivos para a venda de dermocosméticos
Os dermocosméticos devem ficar em um espaço exclusivo na farmácia, para que tenham o destaque que merecem no PDV.
Eles não precisam ficar necessariamente junto com os cosméticos comuns. Os produtos podem ser dispostos em balcões ou prateleiras que formem um setor exclusivo – Porém sempre dentro do mundo/grupo de categorias de beleza, para que o shopper encontre toda solução de beleza no mesmo lugar.
Para ter ainda mais sucesso nas vendas de dermocosméticos, é necessário estudar sobre os produtos para que seja uma venda consultiva, pois geralmente são grupos com valor agregado e alguns de recomendação médica.
Assim, quando os clientes quiserem comprar dermocosméticos, eles poderão se dirigir a esses espaços.
2. Aposte na venda de produtos de qualidade
É claro que todo mundo gosta de pagar menos pelos produtos que precisa. No entanto, o fator preço não é o primeiro da lista do consumidor de dermocosméticos.
Esse perfil de público está focado em comprar produtos de qualidade para os cuidados com a sua pele. Por isso, aposte na venda de dermocosméticos realmente bons, de marcas conhecidas e renomadas no mercado.
Você pode, inclusive, buscar por marcas de dermocosméticos para fazer parcerias únicas. Dessa forma, a sua farmácia poderá ser uma revendedora exclusiva de determinado produto na sua região.
3. Promova treinamentos para os vendedores
Para vender mais dermocosméticos, é muito importante que os vendedores sejam qualificados e tenham entendimento sobre esse tipo de produto.
Atualmente, o vendedor tem um papel mais de consultoria do que a efetivação da venda em si. Dessa forma, vale a pena qualificar os funcionários para que eles saibam dar dicas e orientar os melhores produtos para cada queixa dos pacientes.
Já existem, inclusive, cursos voltados para a área de venda de dermocosméticos. Você pode proporcionar esse treinamento aos funcionários, para que eles entendam mais sobre os produtos e melhorem a experiência de compra dos clientes.
4. Faça eventos de divulgação
Conforme a vacinação avançar e os protocolos de segurança contra o novo coronavírus se tornarem menos restritos na sua cidade, é possível começar a fazer eventos de divulgação.
Você pode convidar dermatologistas para lives exclusivas para dar dicas sobre como usar dermocosméticos, por exemplo.
Também é possível fazer interação online, com o dermatologista parceiro gravando uma série de vídeos para as suas redes sociais, pensando em estratégias de engajamento.
Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e já comprar os produtos que foram recomendados pelo profissional.
5. Dê amostras grátis
A sua farmácia pode solicitar aos fabricantes, amostras grátis dos dermocosméticos que eles vendem. Dessa forma, os vendedores podem dar os brindes para os clientes interessados nesse tipo de produto.
Se o cliente gostar do produto do qual ganhou a amostra, certamente ele voltará à farmácia para comprar um frasco maior e seguir usando o dermocosmético.
A sua farmácia está pronta para alavancar as vendas de dermocosméticos no PDV? As dicas que trouxemos podem ajudar bastante a tornar os seus lucros maiores. Coloque todas elas em prática!
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