A Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, que aguardam ansiosamente a oportunidade de comprar produtos com ótimos descontos.
Para os lojistas, o que inclui o setor de farmácias, essa é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade no período.
Mas, como preparar o PDV da farmácia para a Black Friday? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue com a gente!
A importância de aproveitar a Black Friday para vender mais na farmácia
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, ocorrendo tradicionalmente após o Dia de Ação de Graças, o principal feriado americano.
Desde 2010, o evento é realizado no Brasil por boa parte dos lojistas, sendo impulsionado por entidades de classe do setor varejista.
Em 2021, a Black Friday será realizada em 26 de Novembro. Porém, assim como fazem outros estabelecimentos, você não precisa trabalhar com preços especiais apenas nesse dia.
Algumas lojas optam por fazer campanhas de Black Week, com ofertas durante toda a semana que antecede a Black Friday.
Também há a possibilidade de fazer um Black November e trabalhar com ofertas especiais durante todo o mês de Novembro.
Para as farmácias, aproveitar essa data é muito importante, não apenas para impulsionar as vendas, mas também para fidelizar os clientes.
Isso porque, como o evento já virou uma tradição em nosso país, as pessoas aguardam pela data e pesquisam lojas que estão com promoções no período.
4 dicas para preparar o PDV da farmácia para a Black Friday
Pronto para aproveitar a Black Friday na sua farmácia? Então, veja agora as nossas dicas para preparar o seu PDV para o evento!
1. Analise o seu estoque
O primeiro ponto a ser considerado ao organizar a Black Friday é a análise de estoque. Assim como acontece em qualquer promoção, vale a pena analisar quais são os produtos que trazem mais lucratividade e são muito procurados, para não deixar nada faltar nesse período sazonal.
Caso você esteja com várias unidades de um produto com pouca saída no estoque, a Black Friday também pode ser uma oportunidade para sellout, vendendo por preços mais baixos ou em kits promocionais.
2. Prepare uma boa campanha de divulgação
Para que os clientes criem expectativa para a sua Black Friday e saibam que a sua farmácia aderiu à campanha, fazer uma boa campanha de divulgação é interessante.
As suas redes sociais podem ser atualizadas com banners e cards anunciando grandes descontos durante a Black Friday. Poste isso com pelo menos uma semana de antecedência, para garantir que os seus seguidores visualizem o anúncio.
Se o seu público estiver em outras mídias, como comerciais em rádio, solicite que a Black Friday seja divulgada, bem como os dias em que ela ocorrerá.
Nos dias do evento, intensifique as divulgações em todas as mídias e canais de marketing que utiliza!
Também prepare o próprio PDV, colocando decorações especiais, como balões pretos e pontos extras, para que os consumidores que passam pela rua vejam que a farmácia está com produtos em oferta.
3. Crie kits de produtos temáticos
Os kits de produtos são excelentes para chamar a atenção dos shoppers, bem como estimular a venda casada.
Por isso, monte kits promocionais com produtos com boa saída e outros que são vendidos com menos frequência. Assim, pode fazer jogadas estratégias para baixar os preços e conquistar mais lucratividade.
Os kits podem ser pensados de acordo com o mix de produtos ou estilo da sua farmácia. Faça cestas de dermocosméticos, caixas presenteáveis com produtos masculinos, entre outras ideias.
4. Tenha cuidado com as promoções de medicamentos com prescrição
A ideia das promoções é sempre fazer com que o cliente compre mais do que ele realmente necessita. Porém, ao vender medicamentos com prescrição a coisa muda de figura!
Se for possível, você pode sim reduzir os preços desses remédios, mas as vendas devem seguir as leis e protocolos estabelecidos, recolhendo sempre a receita e vendendo apenas a quantidade prescrita pelo médico.
Em contrapartida, os demais produtos da farmácia, como a linha de perfumaria e maquiagens, podem ser exploradas comercialmente sem qualquer problema.
A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para vender mais e aumentar a lucratividade da sua farmácia. Por isso, não deixe de aproveitar essa campanha, que já caiu no gosto do brasileiro.
Para vender ainda mais na Black Friday e em todas as épocas do ano, pensar na experiência do shopper no PDV é muito importante. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre esse tema!