Investir em um marketing para farmácia eficiente é muito importante para que você consiga aumentar as suas vendas, manter um bom relacionamento e fidelizar clientes.
E engana-se quem pensa que marketing para farmácia é algo que só deve ser pensado por grandes redes. Mesmo quem tem uma pequena drogaria de bairro pode e deve investir nessas estratégias para ter mais sucesso com o negócio.
Se você quer saber mais sobre o assunto e aprender quais são os passos necessários para fortalecer o marketing na sua farmácia, continue a leitura!
Marketing para farmácia: entenda o conceito e a importância
O marketing é uma área bem abrangente e que envolve muita coisa. Philip Kotler, um dos mais renomados autores e pesquisadores do segmento, o define como: “um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”.
Trazendo essa realidade para o setor farmacêutico, podemos dizer, portanto, que as drogarias devem investir em marketing para que consigam se comunicar melhor com os seus públicos e impulsionar a venda de seus produtos.
Investir em marketing para farmácia é importante para que a sua marca seja mais reconhecida, fazendo com que as pessoas desenvolvam uma relação de confiança com o estabelecimento.
Ao saberem que a sua farmácia é a melhor da região, que oferece um atendimento de qualidade, presta bons serviços farmacêuticos, tem um mix de produtos variados e pratica um bom preço, dificilmente os consumidores comprarão numa concorrente.
Veja 6 passos para melhorar as estratégias de marketing para farmácia
Agora que você já entende mais sobre a relevância do marketing para farmácia, vamos apresentar uma série de passos para melhorar as suas estratégias de divulgação. Confira!
1. Conheça bem os seus clientes
O primeiro passo para estruturar uma estratégia de marketing para farmácias é conhecer os seus clientes. Somente assim você poderá entender melhor o que eles desejam ao buscar o seu estabelecimento.
Fazer pesquisas com as pessoas que compram de você é uma boa ideia. Dessa forma, você poderá entender, por exemplo, quais são os meios de comunicação que os seus clientes mais acessam.
2. Adote ações de merchandising no PDV
Muito se fala em marketing nas redes sociais e outras mídias, mas as estratégias podem (e devem) ser estruturadas também no próprio PDV.
A comunicação visual é muito importante na farmácia e você pode organizar as prateleiras estrategicamente para vender mais. Aqui é interessante, por exemplo, criar “mundos”, como o infantil, o de cuidados para a pele, o de produtos masculinos etc.
Nas ações de merchandising no PDV, você também pode usar cartazes e banners para anunciar serviços prestados no consultório farmacêutico, como aplicação de injeções e vacinas, testes rápidos para diagnosticar a Covid-19, aferição da pressão arterial, entre outros.
3. Desenvolva estratégias de marketing colaborativo
O marketing colaborativo consiste em compartilhar recursos com outras organizações para aumentar o número de leads, clientes e a influência da marca.
Nesse sentido, é bem interessante que a farmácia tenha parcerias com empresas da área da saúde, como: laboratórios, distribuidoras, classe médica e demais profissionais que possam agregar valor ao serviço e mix que a farmácia disponibiliza para seus clientes.
Como ponto de partida é importante que um integrante da equipe assuma o papel mais estratégico para avançar com a presença da farmácia e formar novas parcerias.
4. Considere investir em mídia local
Muito embora a internet esteja ganhando cada vez mais espaço e se tornando uma das principais plataformas para as ações de marketing, a mídia tradicional ainda tem força, principalmente em cidades pequenas.
Por isso, dependendo do caso, pode ser útil considerar investir em anúncios em emissoras de rádio e TV ou jornais locais, por exemplo.
Porém, ao fazer essa opção, fuja do tradicional. Ao anunciar em rádio, não fique apenas informando os preços dos produtos, por exemplo. Proponha algo diferente com a emissora, como conversar ao vivo com ouvintes e esclarecer dúvidas, fazer sorteios, concursos etc.
5. Invista no marketing digital
Sem sombra de dúvida, não podemos deixar de citar o marketing digital. Aqui podem ser realizadas diversas estratégias, de acordo com a realidade e os objetivos de cada farmácia.
As redes sociais, por exemplo, são ótimos canais para estreitar o relacionamento com os públicos por meio de conteúdo interativo. Também são uma ótima opção para fazer anúncios pagos e alcançar uma grande quantidade de pessoas.
Ainda no marketing digital, você pode apostar na produção de conteúdo para blog ou canal no YouTube, trazendo dicas de saúde, beleza, bem-estar, entre outras editorias que se relacionam de alguma forma com as farmácias.
6. Desenvolva estratégias de fidelização
Mais do que atrair novos clientes, as estratégias de marketing para farmácia são importantes para fidelizar os shoppers.
Por isso, é uma boa prática desenvolver estratégias, como os clubes de fidelidade. A sua farmácia pode ter um app com programas de pontos, por exemplo, em que os clientes ganham descontos, brindes ou cashback ao comprarem sempre com você.
Os clubes de fidelidade também podem oferecer preços especiais para pacientes que precisam de medicamentos de uso contínuo. Afinal, essas pessoas precisam, todos os meses, comprar os remédios. Logo, fidelizá-las é bem interessante.
Coloque em prática essas e outras estratégias de marketing para farmácia. Você perceberá como as vendas crescerão e você terá mais resultados positivos.
Aproveite e confira também o nosso artigo com estratégias para aumentar o ticket médio na farmácia! Ele traz dicas bem interessantes e fáceis de executar.