Com o final de ano chegando, você não pode esquecer de começar o planejamento estratégico para a sua farmácia em 2022.
Ainda por conta da crise financeira e da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 não foi dos melhores para a economia do nosso país. Isso fez com que algumas empresas tivessem um resultado abaixo do esperado.
Apesar disso, para continuar crescendo e lucrando no ano que está por vir, planejar cada passo do seu negócio é fundamental. Este conteúdo tem o objetivo de orientá-lo nesse sentido. Confira!
Passo a passo: veja como fazer um planejamento estratégico para farmácias em 2022
Michael E. Porter, especialista em planejamento e professor na Harvard Business School, é autor de livros de sucesso no meio empresarial, como “Estratégia Competitiva”.
Em suas obras, Porter afirma que o planejamento estratégico de uma organização deve-se embasar em 5 passos básicos. Explicaremos, a seguir, cada um deles, trazendo exemplos de como desenvolvê-los em sua farmácia. Acompanhe!
1º passo: reveja as diretrizes organizacionais da sua farmácia
Ao estruturar o planejamento estratégico de um negócio, é preciso ter diretrizes organizacionais bem definidas. Estamos falando aqui de tópicos como a missão, a visão e os valores de uma empresa.
Se 2022 não é o primeiro ano que você está fazendo o planejamento estratégico da sua drogaria, é bem provável que já tenha isso tudo definido.
Porém, é importante fazer uma revisão geral desses conceitos. Analise, por exemplo, se os objetivos traçados anteriormente já foram cumpridos ou não.
Dessa maneira, você pode traçar novas metas a serem alcançadas, visando sempre o crescimento saudável do seu negócio.
2º passo: faça um diagnóstico de mercado
Com as diretrizes organizacionais revistas, é importante começar um diagnóstico de mercado. O objetivo aqui é identificar quais são as tendências externas que podem ameaçar ou se tornar uma oportunidade para a sua farmácia.
As previsões para o cenário econômico brasileiro em 2022, por exemplo, não são muito positivas. Uma reportagem da BBC News mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ser de apenas 0,5% no próximo ano.
Além disso, de acordo com os economistas ouvidos pela BBC, a inflação ficará ainda maior e os juros estarão em alta. Tudo isso tende a fazer com que o poder de compra dos consumidores diminua, o que é uma ameaça para qualquer tipo de negócio.
Falamos isso para que você possa analisar esse cenário de mercado e desenvolver ações estratégicas para ter lucro e crescer, mesmo em meio às turbulências.
Rever preços de não-medicamentos, criar programas de fidelidade e apostar em promoções com mais frequência são exemplos de ações que podem garantir boas entradas para a farmácia, mesmo em períodos de crise.
3º passo: descubra os seus pontos fortes e os seus pontos fracos
No planejamento estratégico, também é necessário que você identifique as forças e as fraquezas da sua farmácia.
Para saber isso, você pode fazer pesquisas com clientes e funcionários, por exemplo. Além disso, o próprio farmacêutico ou gestor da farmácia pode contribuir com as suas observações do cotidiano do negócio.
Se for identificado que numa pesquisa NPS que o atendimento na farmácia é ruim, por exemplo, esse pode ser considerado um ponto fraco. Fazer um treinamento para os colaboradores é uma estratégia eficiente para resolver essa situação.
4º passo: construa planos de ação para a sua farmácia
Uma vez que você elencou todas as ameaças e oportunidades do mercado, bem como as forças e as fraquezas da sua farmácia, é necessário desenvolver planos de ação.
A ideia é que você desenvolva estratégias que potencializem as suas forças e aproveitem as oportunidades do mercado.
Após as estratégias estarem traçadas, cada uma delas pode ser estruturada em planos de ação, seguindo metodologias como a 5W2H.
Esse método consiste em usar um conjunto de questões para compor os planos de ação de maneira rápida e eficiente. Veja o que deve ser definido para cada estratégia:
- What: o que deve ser feito?;
- Why: por que precisa ser feito?;
- Who: quem deve fazer?;
- Where: onde será feito?;
- When: quando será feito?;
- How: como será feito?;
- How much: quanto custará para ser feito?
Geralmente, o 5W2H é desenvolvido em uma tabela, que deve ser de livre acesso a todos os envolvidos na condução de uma estratégia.
5º passo: monitore cada passo
Finalmente, é preciso acompanhar a implementação das estratégias. Isso deve ser feito no decorrer do ano, para garantir que tudo está sendo feito conforme o planejado.
Nessa etapa também há uma metodologia que pode ser seguida, a que chamamos de PDCA, sigla para Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir).
Ou seja, depois das suas estratégias serem planejadas e executadas, é necessário verificar se tudo está correndo bem e os objetivos sendo cumpridos. Em caso positivo, deve-se agir para implementar as melhorias que foram necessárias.
Pronto! Seguindo o passo a passo que apresentamos, você terá feito o planejamento estratégico da sua farmácia para 2022.
Não deixe de colocar tudo em prática e conquistar os melhores resultados possíveis no próximo ano.
Para isso, disponibilizamos aqui um material modelo para você colocar em prática e começar o seu planejamento estratégico. Aproveite!
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