Créditos de imagem: Imagem: arquivo pessoal.
Com o objetivo de levar bom atendimento e produtos de qualidade aos moradores de São José do Pinhais, no Paraná, os sócios Antonio Fenelon, William Laerte Fenelon e Allan Fenelon deram início em 20 de junho de 1990 a Farmácia Medifarma. Uma oportunidade que surgiu e que há mais de três décadas auxilia para levar saúde e bem-estar à comunidade.
“O sócio fundador, que no caso é o Antonio, mais conhecido como Toninho, trabalhou alguns anos na extinta rede Drogamed e outros tantos anos na extinta rede Morifarma e montou sua primeira loja. A fundação foi permeada de muitas dificuldades. Por diversas vezes não entrava um só cliente dentro da farmácia, mas, aos poucos, com um atendimento de excelência a coisa foi melhorando até conseguirmos montar o negócio em um prédio próprio, contratando outros funcionários e por aí seguimos”, comenta um dos sócios, Allan Fenelon.
Atualmente a Farmácia Medifarma conta com sete filiais e tem como principal diferencial o atendimento e a alta sinergia com o público das regiões em que atua. “Fazemos um trabalho de apoio às ONGs e associações da região, estamos sempre envolvidos nas comunidades.Esse trabalho ao longo dos anos fez com que superássemos as dificuldades do começo. No bairro onde começamos eram enchentes em cima de enchentes, nenhum entregador queria entregar lá por falta de segurança e por falta de acesso, então o Toninho sempre ia buscar de ônibus as mercadorias na central de uma distribuidora da região de Curitiba”, aponta Allan.
“Mas a chave ali foi a persistência, pois um lema do Toninho e que usamos até hoje é: se entrar só um cliente na farmácia hoje não tem problema, por que vou atendê-lo tão bem que ele se tornará meu cliente fiel. E foi assim que com um atendimento diferenciado ele foi crescendo” complementa.
Projeções para o futuro da Medifarma
As dificuldades do início do trabalho só fazem aumentar as projeções para o futuro. “Como todo varejista independente são diversas histórias tragicômicas vivenciadas. Uma que podemos citar talvez seja de um momento de dificuldade, quando o Toninho tinha que ir de ônibus buscar as mercadorias na distribuidora. Em uma dessas oportunidades estava uma chuva torrencial e no trajeto de volta o saco de papelão onde vinham as mercadorias estourou e os moradores da região tiveram que ajudá-lo a levar tudo até a farmácia, pois ele não tinha uma bolsa ou algo do tipo para carregar tudo aquilo. Hoje rimos da situação, mas é uma forma de jogar uma luz de como eram difíceis as coisas naqueles tempos. Hoje buscamos ampliar o número de lojas para tentar se manter relevante nesse novo mercado farmacêutico que está se desenhando”, afirma o proprietário.
Parceria importante com a GAM
Para que todo o sucesso acompanhasse a empresa ao longo desses mais de 30 anos, parcerias são muito importantes, como a existente com a GAM. “A GAM está presente no varejo farma desde que começamos com as farmácias, sempre teve nosso reconhecimento como uma das empresas mais sérias do setor e desde muito cedo apresentava soluções para diversas situações. Uma delas é o eGam que foi um dos primeiros a surgir, o que na época já facilitava bastante nosso dia a dia. E claro, não posso deixar de citar que antigamente quando o vendedor entregava a mercadoria era bom pois sempre nos ajudava com uma falta de emergência”, enaltece Allan.
Todo o trabalho realizado pela Farmácia Medifarma é feito com extrema seriedade. “Dois dos sócios são farmacêuticos e prezam muito pelo que acontece dentro das lojas, ficando sempre atentos para novas leis que surgem. Hoje temos como lema que de nada adianta ter muitas lojas se não for para impactar positivamente a vida das pessoas com quem convivemos, sejam nossos clientes, colaboradores ou fornecedores. Buscamos sempre crescer de forma ponderada para poder respeitar esse princípio. E a mensagem que deixamos é que é possível crescer e ao mesmo tempo ter uma relação positiva com todos os dentes desta engrenagem”, finaliza o proprietário.
Créditos de imagem: Imagem: arquivo pessoal.