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Será que vale a pena fazer campanhas com influenciadores digitais para farmácias? Esse é um questionamento que tem se tornado comum nas drogarias.
Afinal, empresas de todos os segmentos apostam cada vez mais no marketing de influência, conquistando bons resultados em vendas e ganhos de imagem.
Para as farmácias, não é diferente e, apostar em campanhas com influenciadores digitais, pode sim ser uma grande sacada. Porém, tudo precisa ser muito bem planejado e organizado!
Quer saber mais sobre como os influenciadores digitais podem auxiliar nas vendas da farmácia? Então, leia o nosso conteúdo até o final!
Marketing de influência: a relevância dos influenciadores digitais para as novas gerações
Para começar uma estratégia de sucesso com influenciadores digitais para farmácias, você precisa conhecer o conceito de marketing de influência.
O marketing de influência pode ser definido como uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo que tenham influência sobre públicos engajados.
A ideia é que os influenciadores formem uma espécie de ponte entre uma marca e o público que eles alcançam.
Ou seja, no caso do marketing farmacêutico, eles fariam conteúdos falando sobre a sua farmácia ou apresentando produtos que você vende, tornando-a mais conhecida dos seus seguidores.
Atualmente, os influenciadores têm um poder muito grande sobre os seus seguidores, principalmente entre as novas gerações.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Mackenzie, 91% dos millennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 1995) confiam tanto nas avaliações online quanto nas indicações de amigos e família.
Ou seja, os influenciadores digitais conseguem realmente se engajar com os seus seguidores fiéis. Tanto que as pessoas que acompanham os seus conteúdos consideram as suas opiniões tão relevantes quanto a de um amigo ou familiar, que indica um produto ou serviço.
Logo, apostar em parcerias com os influenciadores pode trazer significativos ganhos de imagem e também financeiros para a sua farmácia. Afinal, quando eles indicarem os produtos da drogaria, mais pessoas terão interesse em comprá-los.
5 pontos relevantes para escolher influenciadores digitais para farmácias
Agora você já sabe mais sobre marketing de influência e como os influenciadores digitais para farmácias podem trazer ganhos ao seu estabelecimento. Mas, como escolher a parceria ideal? A seguir, apresentaremos algumas dicas importantes para esse momento!
1. Observe se o influenciador conversa e tem um bom engajamento com o público da sua farmácia
A primeira coisa que deve ser observada é se o influenciador que você pretende contratar conversa e tem um bom engajamento com o público da sua farmácia. Porque, assim, sua estratégia pode ser bem mais assertiva.
Por exemplo, vamos supor que a sua loja aposta muito na venda de cosméticos e maquiagens. Você pode fazer parcerias com uma influenciadora que faça vídeos com tutoriais de makes.
Assim, ela pode usar os produtos da sua farmácia em seus conteúdos e indicá-la para que os seus seguidores façam a compra no estabelecimento.
Inclusive, para mensurar os resultados da estratégia, você pode enviar links personalizados com cupons de desconto para o influenciador divulgar durante a publicidade. Desta forma, é mais fácil saber a quantidade de clientes que foram até a farmácia por esta ação.
2. Faça a análise de qual tipo de influenciador sua farmácia precisa
Assim como o nicho, é importante avaliar se vale mais a pena fazer parceria com um influenciador mais conhecido regionalmente ou com um produtor de conteúdo local. Mas claro, tudo depende do objetivo e estratégia da ação.
Existem influenciadores em praticamente todos os lugares do Brasil! Por isso, se você tem uma farmácia de abrangência municipal, pode contratar um influenciador da cidade, visando alcançar mais proximidade com seus potenciais clientes.
Agora, para as farmácias com abrangência em uma área maior de cidades, deve-se avaliar a estratégia.
Se o objetivo for uma estratégia macro e abrangente, investir em parceria com influenciadores maiores seria o mais indicado. Como eles chamam mais atenção, é legal fazer com que essa publicidade seja impulsionada e atinja os locais certos.
Se é algo mais pontual, e que pode ter mudança de detalhes de local para local, aí seria bom investir em influenciadores locais e diferentes, um para cada uma das cidades escolhidas para a ação.
O importante é que você avalie a maneira que a ação deve ser transmitida e como fazer isso da melhor forma.
3. Verifique se o influenciador tem uma boa imagem nas redes sociais
Antes de escolher o influenciador com quem a sua farmácia fará parceria, é de fundamental importância que se faça uma ampla pesquisa sobre a imagem e reputação que ele tem nas redes sociais.
Lembre-se que você estará associando a imagem da sua farmácia com o influenciador. Logo, se ele se envolver em alguma polêmica, como fazer uma declaração preconceituosa ou político-partidária, por exemplo, isso poderá acabar “respingando” no seu negócio.
Por isso, evite as parcerias com influenciadores que se envolvem com assuntos mais polêmicos e questões delicadas.
É importante focar em encontrar pessoas que tenham os mesmos princípios e valores que sua empresa para que o entendimento seja recíproco.
Somente assim é que a sua farmácia terá sucesso nas campanhas, sem correr riscos de ficar com a imagem arranhada.
4. Veja quais são os canais em que o influenciador é mais ativo e tem mais seguidores
Outro ponto importante é verificar quais são os canais em que o influenciador é mais ativo e tem um número maior de seguidores.
Vamos supor, por exemplo, que você está pensando em contratar um produtor de conteúdo que é muito popular no Tik Tok e tem uma legião de seguidores nessa rede social, mas pouco engajamento nas demais.
Porém, em uma pesquisa interna realizada na farmácia, você descobriu que os seus clientes usam pouco essa rede social, preferindo o YouTube e o Instagram.
Logo, investir em alguém que produz conteúdos para um canal que é pouco acessado pelo seu público não é interessante. Nesse caso, convém procurar um influenciador que tenha mais popularidade nas redes em que os consumidores da sua farmácia gostam de acessar.
5. Conheça os meios para encontrar bons influenciadores
Como você pode perceber, é preciso prestar bastante atenção para encontrar bons influenciadores digitais para a sua farmácia. Essa, portanto, não é uma atividade das mais simples.
É claro que você pode fazer esse “processo seletivo” de forma manual, pesquisando o número de seguidores e o engajamento dos influenciadores que pensa em contratar, por exemplo.
No entanto, se quiser ser mais assertivo e ter resultados mais efetivos, pode contratar os serviços de plataformas que conectam as marcas aos influenciadores digitais.
Entre as empresas que prestam esse tipo de serviço estão a Influency.me, a Airfluencers, a Squid, a Kuak, entre outras. Por meio dessas plataformas você poderá verificar o engajamento que cada influenciador tem com o público, bem como filtrar os profissionais por nichos, como o da saúde ou atuação na região em que sua farmácia atua.
Dessa forma, podemos dizer que investir em influenciadores digitais para farmácias é uma estratégia interessante.
Se realizar as análises para a escolha do profissional e elaborar boas estratégias, suas vendas podem melhorar muito, além de tornar sua farmácia mais conhecida na região e no município.
Como estamos falando em marketing digital, que tal seguir aprendendo sobre o assunto? Leia agora o nosso conteúdo que fala sobre como usar o WhatsApp em farmácias!
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