Cada vez mais os consumidores estão atentos e preocupados com questões que envolvem a sustentabilidade. Para você ter uma ideia, uma recente pesquisa encomendada pelo WWF concluiu que a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% entre 2016 e 2020.
O crescente interesse por sustentabilidade vai ao encontro do marketing 3.0 que prega a humanização das marcas. Na prática, uma marca que é genuinamente sustentável agrada mais os consumidores e segue uma tendência de um consumo cada vez mais consciente.
No varejo farmacêutico, não é diferente! Por isso, se você é gestor ou proprietário desse tipo de estabelecimento, é um bom momento de iniciar boas práticas sustentáveis, para impactar positivamente os seus clientes e ter uma marca presente na lembrança dos consumidores.
A seguir, falaremos mais sobre o assunto e traremos algumas dicas práticas para você tornar a sua farmácia mais sustentável.
Marketing 3.0: atraindo clientes com foco nas práticas humanizadas
Philip Kotler, considerado o pai do marketing, considera o marketing 3.0 como “o estágio mais recente do marketing, em um cenário em que a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro”.
Na visão do teórico, antigamente, o principal diferencial para as marcas era a exclusividade de um produto. Hoje, no entanto, o foco está muito mais na inclusão e no social.
As marcas precisam cada vez mais ser inclusivas e representar sentimentos humanos, sendo capazes de criar relacionamentos e estabelecer conexões afetivas.
O objetivo do marketing 3.0 é identificar questões importantes para o público, como a sustentabilidade. A partir disso, deve-se buscar meios para realizar ações sociais e humanizadas, que gerem identificação com o público.
Se uma farmácia se demonstra preocupada com o meio ambiente, por exemplo, as pessoas que valorizam essa causa criarão um laço afetivo com o estabelecimento. Isso gera maior proximidade com o público, fideliza clientes e, como consequência, conquista melhores resultados para a empresa.
5 dicas práticas para tornar a sua farmácia mais sustentável
A seguir, apresentaremos algumas dicas que podem ser aplicadas na sua farmácia. Lembre-se, no entanto, que as ações de sustentabilidade não se limitam a elas e você pode e deve ser criativo para desenvolver as atividades.
1. Se torne um ponto de coleta de medicamentos vencidos, pilhas e caixas de isopor
Medicamentos vencidos, pilhas, caixas de isopor, entre outros itens não podem ser simplesmente jogados no lixo doméstico. Esse tipo de material necessita um tratamento especial, para que não agrida o meio ambiente.
Inclusive, você também pode criar promoções, como programas de pontos para os clientes que descartarem o lixo especial na farmácia. Ao acumular uma pontuação X, os consumidores podem ganhar um brinde ou desconto nas compras.
Dessa forma, a sua farmácia pode se tornar um ponto de coleta para lixo especial. E claro, antes de iniciar a realização dessas ações, é de extrema importância que você procure o local que faça a destinação correta desses itens.
Afinal, não basta apenas recolher, é importante levar os objetos recolhidos para os lugares certos!
2. Adote o uso de sacolas reutilizáveis na farmácia
Uma boa maneira de incentivar as práticas sustentáveis na farmácia é reduzir o uso das sacolas plásticas e estimular as ecobags, geralmente feitas de pano.
Você pode até presentear os clientes com sacolas reutilizáveis e dar descontos para quem levá-las nas compras seguintes. Esse tipo de ação preserva o meio ambiente, fideliza os consumidores e ainda melhora a imagem da sua farmácia.
3. Faça parcerias com ações em prol da sustentabilidade
Você também pode fazer parcerias com entidades públicas ou ONGs da sua região, visando promover a sustentabilidade.
Se a prefeitura da sua cidade produzir material publicitário educando a população sobre como fazer a separação do lixo, por exemplo, a sua farmácia pode se oferecer para patrocinar essa ação do poder público.
O mesmo vale para qualquer tipo de ação que envolva a preservação do meio ambiente e a conscientização das pessoas para temas como esses.
4. Modifique os processos internos para que sejam mais sustentáveis
Para que a sua drogaria realmente seja vista como um ambiente sustentável, as ações internas também devem ser modificadas. Por isso, uma série de comportamentos devem ser colocados em prática entre os colaboradores do estabelecimentos.
Os colaboradores da farmácia devem ser orientados sobre o consumo consciente de água e energia, por exemplo. Além disso, é importante priorizar as documentações digitais e reduzir as impressões em folhas de papel.
Caso seja viável, a farmácia pode até mesmo tomar medidas mais efetivas, como instalar placas fotovoltaicas para usar a energia solar.
5. Pratique o marketing verde
O marketing verde pode ser compreendido como um conjunto de ações de marketing voltadas para adoção de uma postura mais sustentável por uma empresa.
Nesse sentido, todas as ações que citamos anteriormente podem ser divulgadas em canais oficiais da sua farmácia, como as redes sociais, bem como na imprensa local.
A ideia é divulgar para a comunidade local que a sua farmácia desenvolve ações sustentáveis e está preocupada com a preservação da natureza. Assim, conseguirá ter uma imagem mais positiva perante os consumidores.
Pequenas ações podem gerar grandes impactos! Se cada um fizer a sua parte, certamente tornaremos o nosso mundo melhor e os negócios mais sustentáveis.
Ter uma gestão de estoque mais assertiva no PDV também é uma maneira de ser mais sustentável, tendo em vista que você evita perdas por vencimento. Para saber mais sobre isso, você pode ler o nosso artigo que fala sobre a metodologia PVPS. Não deixe de conferir!