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Um recente estudo realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) e pela Unicamp trouxe um dado preocupante para o varejo farmacêutico: o ticket médio das farmácias caiu de forma considerável.
Segundo a pesquisa, em 2021, o ticket médio caiu R$ 10,30, quando comparado ao ano anterior. Além disso, 51,8% dos entrevistados disseram que a questão financeira foi o principal motivo para deixar de comprar um produto.
É fato que diversos fatores, como o aumento da inflação, a pandemia da covid-19 e a crise econômica reduziram o poder de compra da população brasileira. A pergunta que fica é: como minha farmácia pode reverter essa queda do ticket médio?
Falaremos sobre isso neste artigo, trazendo boas dicas para você colocar em prática. Continue a leitura!
Ticket médio: o que é isso, afinal?
Damos o nome de ticket médio ao indicador que mostra o valor médio de compras de cada shopper em um estabelecimento.
Assim, é recomendado que as farmácias desenvolvam estratégias para que os clientes comprem mais produtos cada vez que vão até a loja. Essa é uma forma de manter os lucros sempre em alta, sem ter que, necessariamente, atrair mais pessoas até o local.
8 dicas incríveis para reverter a queda do ticket médio nas farmácias
Para que a sua farmácia possa driblar a crise e conseguir manter um ticket médio alto, pensar estrategicamente é essencial. Confira as nossas dicas e coloque-as em prática!
1. Entenda o perfil de seus clientes
Para manter o ticket médio da farmácia alto, entender o perfil de seus clientes é muito importante. Afinal, você precisa saber o que as pessoas esperam encontrar quando visitam a sua farmácia.
Ex.: Uma análise mais profunda sobre o cenário econômico para analisar as motivações pela queda de compra na farmácia podem impactar no mix da sua loja. Pode haver migração de marcas por conta do preço mas o produto é o mesmo.
2. Aposte nas marcas próprias
Em tempos de ticket médio baixo, as marcas próprias devem ganhar ainda mais força. Isso porque elas são mais acessíveis para os consumidores e oferecem uma margem de lucro mais alta para a farmácia.
É possível apostar em produtos dos mais diversos com marca própria, tais como itens de higiene pessoal, maquiagens, produtos infantis, entre outras opções.
3. Saiba quais marcas rentabilizam mais na farmácia
O gestor da farmácia deve buscar meios para saber quais marcas rentabilizam mais na farmácia. De tal maneira, é possível dar mais espaço para elas nas gôndolas e potencializar as vendas.
Não deixe as suas prateleiras cheias de produtos com marcas pouco relevantes! Pense que esse espaço deve ser preenchido de forma estratégica para potencializar os lucros do estabelecimento.
4. Diversifique o mix de produtos das famílias mais vendidas
Além de saber quais marcas vendem mais, é fundamental saber quais são os produtos mais vendidos na farmácia. A ideia é que o mix desses itens seja ainda mais explorado.
Imagine, por exemplo, que a sua farmácia vende muitos desodorantes, mas só tem cinco fragrâncias cadastradas para venda, se a quantidade for aumentada para 10, certamente as vendas também aumentarão.
5. Tenha espaços exclusivos para ofertas
Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Por isso, para aumentar o ticket médio, é interessante que a sua farmácia tenha espaços exclusivos para ofertas.
Você pode usar um cestão, adicionar um ponto extra no PDV, fazer um checkout exclusivo para ofertas, entre outras estratégias do tipo.
Lembre-se que os produtos de encarte e sazonalidade geram compras por impulso e isso aumenta os resultados de venda de forma considerável.
6. Faça vendas consultivas
Sabe aquela pessoa parada olhando a prateleira sem decidir o que levar? O atendimento consultivo pode ajudá-la a não deixar a loja sem comprar nada!
É por isso que os vendedores das farmácias não devem ser meros balconistas, mas sim entender sobre os produtos que são vendidos nos estabelecimentos, para passar informações aos clientes.
Se você tiver uma vendedora que entende bastante sobre maquiagem, por exemplo, ela pode ajudar as pessoas interessadas na compra desse tipo de produto a fazer boas escolhas. Isso não só aumenta o ticket médio, como também fideliza clientes.
7. Diversifique os serviços da sua farmácia
Para aumentar o ticket médio, também é interessante diversificar os serviços da sua farmácia. Entre outras coisas, você pode investir em um app próprio ou até mesmo usar o WhatsApp para fazer vendas online e entregas por delivery.
Outra dica interessante é criar um consultório farmacêutico e proporcionar o atendimento clínico na farmácia. Dessa forma, o farmacêutico poderá indicar medicamentos que não exigem prescrição médica, aplicar vacinas e injeções, verificar a pressão arterial, realizar exames rápidos, como as testagens de glicose e para covid-19 etc.
8. Atrele descontos a compras de medicamentos
Para finalizar, uma boa dica para aumentar o ticket médio da sua farmácia é atrelar descontos em medicamentos a uma compra de algum produto de perfumaria, por exemplo.
Boa parte dos clientes que vão até às farmácias fazem isso para comprar os seus remédios. Se eles ganharem descontos nesse item, podem se sentir motivados a comprar produtos de outras linhas.
As dicas que trouxemos aqui são muito importantes para que você possa aumentar o ticket médio da sua farmácia e manter os lucros em alta, mesmo em um período de crise. Logo, colocá-las em prática é mais do que interessante.
Também é uma boa ideia conhecer estratégias como a árvore de decisão de compra. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre esse tema.
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