De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgados em reportagem da revista Exame, as maiores redes do setor fecharam o ano de 2021 com um aumento de 56,8% nas operações de delivery. Tal número representa mais de R$ 2,8 bilhões em vendas.
É fato que os hábitos dos consumidores mudaram e que as pessoas, cada vez mais, compram pela internet. Por isso, é bom utilizar de meios para fidelizar clientes que preferem comprar pelos ambientes digitais e o overdelivery é uma estratégia que pode ajudar muito nesse sentido.
Se você ainda não sabe sobre do que se trata essa estratégia, não tem problema! Explicaremos tudo, a seguir. Vamos lá?
Overdelivery: conheça a estratégia
O overdelivery é uma estratégia que busca entregar mais do que o esperado ao cliente, fazendo com que seja agregado valor ao produto. Dessa forma, o shopper fica mais satisfeito e fideliza-se às vendas online realizadas pela farmácia.
Porém, para que o overdelivery tenha sucesso, essa prática não deve ser pontual. O ideal é que ela esteja presente em todas as entregas e relacionamentos entre a sua farmácia e seu público.
Como resultado, o consumidor satisfeito falará bem do seu negócio para outras pessoas e poderá até mesmo postar fotos do mimo nas redes sociais, impactando os usuários que o seguem.
Benefícios do overdelivery para os estabelecimentos
O overdelivery, como explicamos, busca ir além do esperado pelos clientes. A ideia é causar o famoso “efeito uau” nos compradores e isso traz muitos benefícios para os estabelecimentos farmacêuticos. Veja, a seguir!
Fidelização de clientes
A principal vantagem do overdelivery é a fidelização de clientes. Afinal, como os clientes se sentirão mais satisfeitos, é bem provável que eles voltem a comprar da sua farmácia em outras oportunidades.
Isso ajuda, inclusive, a reduzir os custos com marketing e divulgação na farmácia, tendo em vista que, com clientes fiéis, não é necessário fazer tantas campanhas para atrair novos shoppers.
Criação de advogados da marca
“Advogados de marca” é o nome que se dá aos clientes que defendem e falam bem de determinada empresa de forma espontânea, gerando uma publicidade gratuita para os estabelecimentos.
Quanto mais clientes forem impactados pelo “efeito uau”, mais advogados de marca a sua farmácia terá e o seu lucro será aumentado.
Aumento da visibilidade da marca
Os clientes que tiveram experiências positivas com as compras online da farmácia, poderão publicar fotos e vídeos em suas redes sociais.
Isso impactará outras pessoas, que conhecerão a sua farmácia e poderão se tornar clientes dela.
É interessante destacar que as pessoas consideram muito as opiniões de amigos e familiares na hora de comprar. Logo, se alguém viu um colega comprar algo e postar uma experiência positiva nos stories do Instagram, por exemplo, ficará com uma imagem positiva da sua drogaria.
4 exemplos de aplicação do overdelivery em farmácias
Agora que você já sabe mais sobre o overdelivery, vamos dar algumas ideias para você aplicar essa estratégia em sua farmácia. Confira!
1. Crie conceitos e conecte os brindes e mimos
Todo mundo gosta de ser presenteado, não é mesmo? Por isso, dar brindes e mimos aos clientes é uma boa maneira de surpreendê-los e gerar o “efeito uau”.
Se um cliente comprar um perfume, por exemplo, você pode enviar como brinde amostras grátis de outra fragrância ou um produto complementar, como desodorante ou sabonete líquido.
Já para as pessoas que compram medicamentos de uso contínuo, como para controle da hipertensão e da diabetes, você pode oferecer porta-comprimidos personalizados com o logotipo da sua farmácia, por exemplo.
Além de praticar o overdelivery, você também estará apresentando novos produtos ao cliente, que poderá comprá-los em uma ocasião futura.
Outro benefício dos brindes está relacionado à gestão de marcas da farmácia. Se o cliente tiver um porta-comprimidos, uma caneta ou um imã de geladeira com o logotipo da drogaria, por exemplo, estará sempre lembrando das experiências positivas que teve com o seu negócio.
De tal forma, quando ele precisar comprar medicamentos ou outros produtos comercializados em farmácias, é provável nem cogitar comprar em outro estabelecimento. Afinal, a sua marca estará presente na lembrança desse consumidor.
2. Ofereça cupons promocionais
Para ir além do esperado, você também pode oferecer cupons promocionais aos clientes. Assim, junto com o pedido, sugere-se enviar um cupom impresso com um código que pode ser inserido no seu e-commerce ou enviado pelo WhatsApp para aplicar um desconto.
Os cupons de desconto podem ter um prazo de validade de um mês ou mais, para que possam ser utilizados pelo cliente em outros momentos em que ele precise comprar itens vendidos em farmácias.
3. Capriche nas embalagens
As embalagens dos produtos enviados por delivery também podem ser especiais. Uma ideia interessante é personalizar os embrulhos de acordo com os produtos que foram adquiridos.
Se um cliente fizer uma compra de kits para higiene infantil, por exemplo, com shampoos e sabonetes para crianças, é bem provável que ele tenha um filho pequeno, que usará esses itens.
Nesse caso, a embalagem de papelão poderá conter um traçado para recortar, para que a criança possa realizar uma atividade manual e formar um brinquedo ou ter um desenho para colorir, por exemplo.
Se as embalagens forem para maquiagens, ela pode ter impresso um QR Code que direciona para um vídeo nas redes sociais da farmácia e que traga dicas e tutoriais para usar produtos desse tipo.
Enfim, você pode usar a criatividade de diversas formas para praticar uma estratégia de overdelivery e conquistar a satisfação dos clientes.
4. Escreva bilhetinhos personalizados
Uma atitude simples e que passa muito carinho e atenção para os clientes é escrever bilhetinhos personalizados e colar na embalagem.
É interessante escrever as mensagens à mão e colocar o nome do cliente, para passar uma ideia de que aquilo foi feito exclusivamente para ele.
Além dessas ideias, você pode usar a criatividade e desenvolver outras ações de overdelivery na sua farmácia. Os seus clientes vão adorar e, como consequência, as vendas do estabelecimento aumentarão.
Continue em nosso blog! Leia agora o artigo que fala sobre os atributos que o cliente valoriza em uma farmácia.