Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para habilitar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Nenhum cookie para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Nenhum cookie para exibir.

Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Nenhum cookie para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Nenhum cookie para exibir.

Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que você visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Nenhum cookie para exibir.

GAM Distribuidora

Como o ambiente limpo e organizado impacta na experiência do cliente na farmácia?

Experiência do cliente como o ambiente limpo e organizado impacta

É muito comum que farmácias pensem em estratégias mirabolantes para melhorar a experiência do cliente, mas que pecam no básico, como a limpeza do estabelecimento.

Pensar em novas ideias e soluções para melhorar a jornada de compra, obviamente, é importante. Porém, não adianta querer pensar em ações diferenciadas se o básico ainda não for bem feito.

Logo abaixo, vamos falar mais sobre a importância da limpeza da farmácia e apresentar uma série de dicas para deixar o ambiente sempre impecável. Acompanhe!

A importância da limpeza para melhorar a experiência do cliente na farmácia

As farmácias são estabelecimentos de saúde, assim como os hospitais, as clínicas e os consultórios médicos.

O que você pensaria se fosse consultar com o seu médico e os móveis do consultório estivessem empoeirados? Certamente essa não seria uma experiência agradável, não é mesmo? O mesmo vale para a sua farmácia.

É ainda importante destacar que, como mostra uma reportagem do jornal Agora São Paulo, a pandemia trouxe hábitos de higiene permanente. Ou seja, mesmo com a crise sanitária controlada, muitas pessoas ainda seguem hábitos de higiene rigorosos, como o uso de álcool em gel nas mãos antes e após tocar produtos em estabelecimentos.

Portanto, com clientes mais criteriosos em relação aos hábitos de higiene, ter uma farmácia sempre com a limpeza impecável é fundamental. 

5 dicas para manter a sua farmácia sempre com uma limpeza impecável

Agora que você já sabe mais sobre a importância da limpeza da sua farmácia para melhorar a experiência do cliente, vamos para algumas dicas práticas! 

1. Providencie a documentação necessária

Para que funcionem dentro da legalidade, as farmácias precisam seguir todas as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre outras coisas, é necessário ter uma licença fornecida pelo Corpo de Bombeiros e outra pelo departamento de vigilância sanitária da sua cidade. Convém manter essa documentação sempre em dia e deixá-la em local visível para os clientes.

2. Mantenha as gôndolas e prateleiras sempre organizadas

A limpeza não diz respeito apenas à ausência de sujeira, mas também à organização dos ambientes.

Por isso, você deve manter as gôndolas e prateleiras da farmácia sempre organizadas, com os produtos bem dispostos e visíveis para os clientes.

O mesmo vale para os balcões da farmácia, que não podem ficar cheios de papéis, canetas e materiais de escritório.

3. Tenha um profissional para fazer a faxina pesada da farmácia

É importante que as farmácias tenham um profissional especializado para fazer a limpeza da farmácia.

Caso o estabelecimento for de pequeno porte e não justificar a contratação de uma faxineira fixa para trabalhar diariamente na farmácia, podem ser contratadas diaristas uma ou duas vezes por semana.

A ideia é que as diaristas façam a limpeza mais pesada da farmácia, como lavar o chão e os vidros, enquanto os demais colaboradores realizam a manutenção diária.

4. Elabore um cronograma de limpeza

Para que a sua loja esteja sempre limpa, você pode fazer um cronograma de limpeza para os funcionários. 

A cada dia da semana uma pessoa pode ser a responsável por varrer o chão e tirar o pó das prateleiras, por exemplo.

Isso contribui para que os clientes vejam que a farmácia está sempre limpa e adequada para recebê-los.

5. Reforce o uso de uniformes limpos

É importante que os colaboradores usem uniforme e mantenham uma boa apresentação de acordo com o código de conduta do negócio. Se ocorrer algum acidente, como derramar café ou respingar algum alimento na roupa, por exemplo, é recomendável fazer a troca. 

Ao seguir essas dicas, você terá um ambiente que transmite a mensagem de limpeza e organização, algo que é essencial para uma boa experiência do cliente. Coloque isso em prática!

Aproveite e conheça também os atributos que os clientes valorizam nas farmácias! Temos um artigo completo sobre esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *