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Acompanhar o crescimento da sua farmácia é bem importante, até mesmo para saber se as atividades de marketing, promoções e outros tipos de ações estão trazendo resultados positivos para o estabelecimento. Além disso, ao ter um maior conhecimento sobre a sua drogaria, fica mais fácil superar qualquer tipo de dificuldade que apareça.
Tudo isso é possível se você fizer uma boa gestão de indicadores. Afinal, as métricas não mentem e funcionam como um verdadeiro raio-X do seu negócio, mostrando aquilo que está funcionando bem e o que deve ser melhorado.
Pronto para conhecer alguns indicadores que são essenciais para acompanhar o crescimento da sua farmácia? Então, siga lendo este artigo!
Gestão de indicadores: saiba o que é e sua importância no setor farmacêutico
A gestão de indicadores é um processo que utiliza indicadores (ou KPIs) para monitorar o desempenho de um negócio sob vários aspectos.
No livro “Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação”, os autores Andressa Francischini e Paulino Francischini, explicam que, antes de iniciar uma estratégia desse tipo, é necessário definir o objetivo do gestor e os critérios relevantes de interpretação.
Em suas palavras: “A primeira pergunta que se deve fazer é: ‘quais objetivos minha empresa tem que atingir?’. Procure interpretar claramente o objetivo em termos simples, isto é, quais efeitos esse objetivo tem que produzir”.
Os autores também explicam que é importante priorizar quais são os efeitos mais importantes e depois definir quais são os indicadores que devem ser acompanhados.
O trabalho deve ser feito conforme o esquema abaixo:
(FONTE: Francischini e Francischini, 2017)
Veja 5 indicadores para acompanhar na sua farmácia
Conforme comentamos, a gestão de indicadores deve ser feita de acordo com os objetivos que precisam ser analisados em casa farmácia, como demonstra o esquema de Francischini e Francischini.
Porém, há algumas métricas que tendem a ser relevantes para a grande maioria das farmácias e que você pode acompanhar no seu negócio. Veja, a seguir!
1. Satisfação do cliente
Ter clientes satisfeitos é um objetivo de qualquer negócio. Afinal, se as pessoas ficarem insatisfeitas com a sua farmácia, elas não voltam a comprar no estabelecimento.
Para monitorar esse indicador, você pode fazer pesquisas de satisfação, como a NPS. Assim, terá dados sólidos para analisar a forma como os clientes estão vendo a sua farmácia.
2. Custos de operação
É interessante que o gestor da farmácia acompanhe os custos de operação do negócio. Para isso, preciso considerar tudo o que é essencial para o funcionamento do estabelecimento.
Some os valores pagos de salário aos funcionários, contas de energia elétrica, água e internet, valor do aluguel, compra e manutenção de equipamentos etc.
Acompanhar esse indicador é importante para ver quais gastos podem ser cortados e potencializar os lucros do negócio.
3. Ticket médio
O ticket médio é o valor médio que cada cliente compra quando vai à farmácia. Quanto mais alto for esse indicador, melhor para o negócio.
Mensurar o ticket médio é importante para que se possa pensar em estratégias para aumentá-lo. Organizar o PDV de forma estratégica, por exemplo, pode fazer com que os shoppers comprem mais por impulso e isso aumenta a arrecadação da farmácia.
4. Turnover
Turnover é um termo que nomeia a rotatividade de colaboradores. Para uma farmácia, ter esse indicador muito alto é pouco vantajoso.
Afinal, prospectar novos funcionários custa caro, assim como treiná-los para que aprendam a executar as atividades na farmácia.
Caso o turnover esteja muito alto, o gestor farmacêutico pode verificar o que pode ser feito para reter os colaboradores no estabelecimento.
5. Lucratividade
É bem comum vermos farmácias que apresentam um bom faturamento, mas poucos lucratividade. Isso acontece, principalmente, quando o negócio tem muitas contas a pagar.
Dessa forma, é importante conhecer a margem de lucro líquida e a margem de lucro bruta do negócio.
A partir desse indicador, é possível analisar o que pode ser feito para melhorar os lucros líquidos da farmácia, como cortar gastos ou reajustar os preços, se for necessário.
Esses são apenas alguns dos indicadores para farmácias que podem ser acompanhados. Você pode escolher mais métricas, conforme os seus objetivos.
Agora que já sabe mais sobre gestão de indicadores, continue no blog da GAM e veja quais são as placas obrigatórias para farmácia e como colocá-las.
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