Um estudo feito pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec), em parceria com a Unicamp, revelou um dado interessante: 75,4% dos clientes escolhem as farmácias em que vão comprar de acordo com o preço dos produtos.
Essa realidade enfatiza a importância da farmácia trabalhar com etiquetas de preços feitas de forma estratégica. Afinal, não basta trabalhar com valores competitivos, é preciso que isso fique visível ao cliente.
Como boa parte das decisões de compra ocorrem no próprio PDV, fazer a etiquetação corretamente é mais do que necessário. Para entender sobre isso, leia os tópicos a seguir!
Etiquetas de preço: entenda a importância para as farmácias
As etiquetas de preço têm um papel importante em qualquer comércio varejista. Isso porque os shoppers querem saber o quanto está sendo cobrado por cada produto, para que decidam se comprar determinado produto vale a pena para ele ou não.
Além disso, as etiquetas também otimizam o trabalho dos vendedores e balconistas da farmácia. Com as etiquetas bem distribuídas pelas gôndolas, o cliente tem mais autonomia e não precisa chamar um atendente toda vez que quiser saber quanto custa determinado produto.
A experiência de compra do shopper torna-se mais produtiva e eficiente. Logo, isso também contribui para que ele se fidelize à sua farmácia e volte a comprar dela em outras oportunidades.
Informações que devem constar na etiqueta de gôndola
Ao elaborar uma etiqueta de venda para a sua farmácia, deve-se prestar atenção nas informações que precisam ser colocadas no papel.
É muito importante que seja colocado o nome do produto, a marca, o tipo, o peso e, é claro, o preço cobrado por ele. Com esses dados, o cliente consegue relacionar o produto à etiqueta e decidir se comprará ou não uma unidade.
Além disso, caso você julgue interessante, pode imprimir também o código de barras no produto na etiqueta.
Veja, abaixo, um exemplo do que precisa ser constar em uma etiqueta de gôndola:
Tipos de etiqueta de gôndola mais comuns
Nas farmácias, existem três tipos mais comuns de etiquetas de gôndola que podem ser utilizados. Veja, a seguir, quais são eles!
Etiqueta de papel
A etiqueta de papel é a mais comum de ser vista em farmácias. Com esse formato, basta imprimir as peças em folhas simples, recortá-las ou destacá-las e colocá-las nos displays das gôndolas e prateleiras.
As etiquetas de papel trazem um bom custo-benefício para as farmácias, tendo em vista que são facilmente substituídas quando há alteração no valor cobrado pelos produtos.
Etiqueta adesiva
As etiquetas adesivas são idênticas às de papel, mas são impressas em uma folha com cola, para que sejam fixadas nas prateleiras, sem a necessidade de um display.
Esse tipo de etiqueta é mais utilizada em produtos que possuem particularidades na embalagem ou que os preços não costumam mudar com muita frequência.
Etiqueta de gôndola eletrônica
Já existem no mercado as etiquetas de gôndola eletrônicas. Tratam-se de dispositivos que ficam nas prateleiras e trazem as informações sobre o preço e características do produto.
Além de dar uma aparência moderna ao estabelecimento, as etiquetas eletrônicas facilitam na hora de atualizar os preços. Para isso, basta fazer a atualização do valor no sistema da farmácia e os números mudam automaticamente nas prateleiras.
Porém, esse tipo de etiqueta exige um investimento inicial um tanto quanto alto. Por isso, ainda é pouco comum encontrarmos farmácias que os utilizem.
Passo a passo: aprenda a fazer etiquetas de preços no Word
Chegou a hora de “colocar a mão na massa”! Confira, na sequência, um tutorial de como fazer etiquetas de preço simples para a sua farmácia, no Microsoft Office Word. Vamos lá?
- Na guia “Correspondências”, clique em “Rótulos” e, em seguida, em “Criar grupo”;
- Na guia “Etiquetas”, clique em “Opções”;
- Na caixa de diálogo “Opções de etiqueta”, clique em “Novo rótulo”;
- Na caixa “Nome”, digite um nome para a nova etiqueta personalizada;
- Nas caixas “Rótulo altura” e “Largura da etiqueta”, digite as medidas de altura e largura que deseja para a sua etiqueta;
- Nas caixas “Número de colunas” e “Um número para baixo”, digite o número de etiquetas por linha e uma página para baixo;
- Clique em “Ok”;
Pronto! Agora, é só preencher as suas etiquetas com os valores e demais informações dos produtos, imprimir e colocar nas prateleiras.
Agora que já sabe mais sobre a importância das etiquetas de preço na sua farmácia, não deixe de ter estratégia ao utilizá-las. Desse modo, o seu estabelecimento poderá ter ainda mais lucratividade e eficiência.
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