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Ter uma gestão financeira eficiente é essencial para que as farmácias tenham mais lucratividade e possam potencializar os seus lucros.
Porém, além de conhecer a teoria sobre contabilidade empresarial e administração financeira, o gestor de uma farmácia precisa ter expertise para reconhecer possíveis erros comuns no PDV.
Ao reconhecer essas falhas, que podem parecer pouco impactantes ou “bobas” em um primeiro momento, será possível desenvolver ações eficientes para que a farmácia deixe de perder dinheiro e se torne mais lucrativa.
Há alguns erros que são comuns de serem observados no comércio varejista, principalmente nas drogarias. Veja, abaixo!
Não escolher o regime tributário mais adequado
A legislação contábil exige que seja feito o recolhimento de impostos em qualquer tipo de negócio. Porém, para não pagar mais tributos do que é necessário, deve-se saber escolher o regime tributário mais adequado para o perfil da sua empresa.
No Brasil, existem três tipos de regimes tributários que podem ser escolhidos. Entenda:
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário voltado para as microempresas e empresas de pequeno porte.
Como o próprio nome sugere, ele é mais simples e exige pouca burocracia. Basicamente, todos os impostos que a empresa precisa pagar são reunidos em uma única guia, que precisa ser quitada mensalmente.
Para se enquadrar no Simples Nacional, as empresas devem ter obtido o seguinte faturamento:
- Microempresas: até R$ 360 mil anuais;
- Empresas de pequeno porte: até R$ 4,8 milhões anuais.
Lucro Real
Ao optar pelo Lucro Real, o cálculo dos impostos considera o faturamento mensal ou trimestral do negócio e recai sobre o lucro obtido.
Basicamente, a apuração dos valores é feita pela soma das receitas do negócio, subtraindo as despesas e os custos obtidos.
Ou seja, ao optar pelo Lucro Real, a sua farmácia pagará impostos sobre o lucro líquido que ela obteve no período.
Lucro Presumido
No modelo de Lucro Presumido, a base de cálculo dos impostos são pré-fixadas pela legislação, com um limite de margem de lucro que se altera conforme a atividade da empresa.
Para as farmácias, que realizam atividades comerciais, a margem presumida é de 8%. Já para os negócios que prestam serviços, é de 32%.
Geralmente, a maioria das farmácias opta pelo Lucro Presumido. Porém, nesse modelo, corre-se o risco de pagar uma carga tributária maior do que se deve.
Para saber qual é o melhor regime para o seu negócio, convém estudar a sua contabilidade a fundo.
Por isso, solicitar essa revisão ao seu contador é essencial, para evitar que o seu negócio pague mais impostos do que é obrigado.
Não utilizar um sistema de classificação de produtos
Se você já está há certo tempo no meio farmacêutico, deve ter observado que a legislação de classificação dos produtos desse tipo passa constantemente por atualizações.
Sendo assim, é indicado usar sistemas de classificação de produtos atualizados. Assim, você poderá fazer a classificação tributária correta das mercadorias e evitar pagar mais impostos do que o necessário.
Ter um controle de estoque deficiente
Todas as farmácias precisam fazer o controle de estoque corretamente. Isso é necessário para que os produtos não percam o prazo de validade antes de serem vendidos e precisem ser descartados, causando prejuízo para o negócio.
Além disso, anualmente, as farmácias são obrigadas por lei a fazer a apuração do inventário. Caso isso não seja realizado, o negócio pode ser multado e ter mais um impacto negativo na gestão financeira.
Não compreender o peso da folha de pagamento na gestão financeira
A folha de pagamento tem um peso significativo na gestão financeira do negócio. Por isso, antes de contratar novos colaboradores, é importante pensar se um novo cargo realmente precisa ser executado.
É claro que todos os gestores precisam de bons profissionais para atender os clientes e realizar as atividades da farmácia. Porém, se o negócio tiver mais funcionários do que pode pagar, as contas não vão fechar e a margem de lucro diminuirá.
Uma alternativa para reduzir os custos da folha de pagamento é contratar freelancers ou terceirizar alguns tipos de serviços.
Em vez de empregar mais uma pessoa fixa para a equipe de limpeza da farmácia, por exemplo, você pode contratar uma diarista para ajudar a fazer a faxina mais pesada, em determinadas ocasiões.
Para que a gestão financeira do seu negócio seja eficiente, ficar de olho nessas falhas e evitar que elas aconteçam é muito importante. Temos a esperança de que este conteúdo tenha ajudado nesse sentido.
Lembre-se também da importância de ter uma boa parceria com o escritório de contabilidade que atende a sua farmácia. Você precisa ter confiança nesses profissionais, para sempre ter a liberdade de esclarecer dúvidas e propor mudanças.
Achou este conteúdo interessante? Em nosso blog também publicamos um artigo bem relevante sobre a importância das etiquetas de preço no seu PDV. Não deixe de conferir!
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