Créditos de imagem: shutterstok.
Para evitar perdas na sua farmácia e, consequentemente, ganhar mais tempo e dinheiro, fazer uma boa gestão de compras é fundamental.
A gestão de compras, cabe lembrar, é a atividade que faz a organização do processo de compras do que a empresa precisa adquirir.
Dessa forma, em uma farmácia, as principais atividades do gestor de compras envolvem identificar as demandas e as quantidades necessárias de produtos. Além disso, deve-se buscar fornecedores, negociar prazos e pagamentos.
5 dicas para melhorar a gestão de compras na sua farmácia
Listamos algumas dicas para que a gestão de compras seja mais eficiente na sua farmácia. Veja abaixo!
1. Trabalhe com a curva ABC
Podemos definir a curva ABC como um método de categorização de estoques que contribui diretamente para a melhora da gestão de compras.
A metodologia da curva ABC divide os produtos que uma empresa mantém em estoque em três classes, de acordo com a importância. Veja:
- Classe A: são os produtos com importância, valor ou quantidade que respondem a 20% do total do estoque. Tratam-se dos itens com uma demanda de 65% em determinado período;
- Classe B: são os produtos com importância intermediária, correspondendo a 30%do total. Tratam-se de itens com uma demanda de 25% em determinado período;
- Classe C: são os produtos com menor importância, valor ou quantidade e que correspondem a 50% do total. Eles têm uma demanda de até 10% em determinado período.
É claro que esses números podem variar de negócio para negócio. No entanto, tendo esse parâmetro é possível nortear o trabalho de gestão de compras.
2. Faça um planejamento com base nas datas sazonais
Para que a gestão de compras seja eficiente, também é importante que se tenha um planejamento com base nas datas sazonais.
Quando o verão se aproxima, por exemplo, a tendência é que a farmácia receba mais clientes em busca de protetores solares, bronzeadores e outros produtos desse tipo.
Já no inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns, a farmácia tende a vender mais xaropes para tosse, remédios antigripais, pastilhas para a garganta etc.
Em datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras, a farmácia também pode ver as suas demandas crescerem.
Nesse sentido, é importante que a gestão de compras siga um calendário sazonal, que deve ser alinhado com o marketing da farmácia.
3. Faça o controle de estoque de forma eficiente
O controle de estoque precisa ser muito bem realizado para que a farmácia evite perdas, comprando mais produtos do que o necessário, por exemplo.
Uma das metodologias que pode ser usada é o PVPS, sigla para “Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair”.
Esse método de organização considera o prazo de validade dos produtos para vendê-los. Ou seja, aqueles que estão com a data de vencimento mais próxima, devem ser vendidos primeiro.
Com isso, o estoque fica bem organizado, se evitam as perdas e o gestor de compras tem uma ideia mais clara sobre o que deve ser reposto.
4. Considere a contratação de uma plataforma de gestão de compras
No mercado, existem plataformas digitais para gestão de compras. Elas são ligadas ao estoque e garantem o acesso a transações comerciais, cotações de preços, formas de pagamento, entre outros itens.
Além disso, elas geram relatórios automáticos para o acompanhamento. Assim, a gestão de compras pode ser sempre aprimorada, entrando em um fluxo de melhoria contínua.
5. Tenha bons fornecedores
Finalmente, você precisa de bons fornecedores para fazer uma gestão de compras eficiente.
Busque sempre manter parcerias estratégicas e de longa duração com distribuidoras de medicamentos e outros produtos do setor farmacêutico.
Ao ter um bom relacionamento com os fornecedores, você também terá mais facilidade para negociar preços, prazos de entrega e formas de pagamento. Isso tudo dá mais vantagem competitiva para o seu negócio.
Evite perdas na sua farmácia: coloque em prática o quanto antes as nossas dicas de gestão de compras!
Para continuar aprendendo, leia agora o nosso artigo que explica como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque.
Créditos de imagem: shutterstok.