Quando o fim de ano se aproxima, é chegado o momento das empresas começarem a pensar nos rumos que tomarão no novo período que se aproxima. Ou seja, é a hora de iniciar o planejamento estratégico!
Planejar os passos que as empresas darão é muito importante! Especialista nessa área, a autora Margarida Kunsch declara em uma das suas obras que: “Para as organizações, o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações presentes e futuras. Ele possibilita conduzir os esforços por meio de uma estratégia adequada e uma aplicação racional dos recursos disponíveis”.
Ou seja, o planejamento estratégico é essencial para que a sua farmácia possa obter os melhores resultados possíveis, dentro do cenário em que ela está inserida. Para que isso se torne possível, deve-se agir com inteligência e adotar as melhores táticas.
Preparamos este artigo para que você possa ter um norte para conduzir o planejamento do seu negócio e conquistar os melhores resultados possíveis. Vamos lá?
5 etapas do planejamento estratégico para farmácias
O planejamento estratégico de um negócio segue uma ordem cronológica que obedece a uma ordem lógica. Basicamente, o processo divide-se em cinco etapas, como mostraremos a seguir. Acompanhe!
1. Revisão das diretrizes organizacionais
A missão, a visão e os valores de um negócio formam um conjunto que chamamos de diretrizes organizacionais.
Tratam-se de aspectos que definem a identidade e o posicionamento da sua farmácia. De tal forma, eles servem como base para a construção eficiente de um planejamento estratégico.
Resumidamente, podemos dizer que:
- A missão é razão pela qual a sua farmácia existe;
- A visão é composta pelos objetivos que a sua empresa quer alcançar; e
- Os valores são os princípios éticos e morais que são inegociáveis para as operações do seu negócio.
Se você já tem as diretrizes organizacionais da sua farmácia definidas, convém dar uma revisada geral, para verificar se elas continuam as mesmas do ano passado.
Caso não as tenha definido, convém se aprofundar nesse tema e elaborá-las. Afinal, estamos falando de diretrizes muito importantes para conduzir todos os trabalhos executados na empresa.
2. Análise dos ambientes interno e externo
Em um segundo momento, você precisa iniciar uma análise dos ambientes interno e externo da sua farmácia. Ou seja, é preciso verificar quais são os fatores que exercem influência direta ou indireta nos processos do seu negócio.
Uma das metodologias mais recomendadas para isso é a análise SWOT, cuja sigla significa:
- Forças (Strengths): são os pontos fortes da sua farmácia, como localização, produtos de qualidade, funcionários motivados etc.;
- Fraquezas (Weaknesses): são os pontos fracos da drogaria, como desorganização do ambiente, falta de mão de obra qualificada, entre outras;
- Oportunidades (Opportunities): são ocorrências do cenário externo e que são positivas para a sua farmácia. A tendência das farmácias se transformarem em hubs de saúde, por exemplo, é uma oportunidade que pode ser aproveitada;
- Ameaças (Threats): são os problemas a que os negócios estão expostos e não têm controle, como crises políticas e econômicas.
Você deve listar itens para os quatro tópicos da análise SWOT. Eles serão importantes para a próxima etapa do planejamento estratégico.
3. Definição de estratégias, objetivos e metas
Com base nos itens listados na etapa anterior, devem ser pensadas em estratégias para melhorar a sua farmácia.
As estratégias devem ser pensadas visando aproveitar ao máximo as forças e as oportunidades do negócio. Ao mesmo tempo, devem melhorar as fraquezas e amenizar ao máximo as ameaças.
Também é importante que as ações tenham metas e objetivos bem definidos. Para isso, recomendamos que eles sigam o padrão SMART, no qual precisam ser:
- Específicos (Specific);
- Mensuráveis (Measurable);
- Alcançáveis (Achievable);
- Relevantes (Relevant); e
- Baseadas em um prazo (Time-based).
Um exemplo de meta SMART é contratar mais 5 pessoas para atuarem como atendentes na farmácia até setembro de 2023.
Como você pode perceber, essa meta é específica, mensurável, alcançável, relevante e tem um prazo.
4. Desenvolva planos de ação
Para que as metas da sua farmácia sejam cumpridas, é importante que cada uma das estratégias criadas nas etapas anteriores sejam desmembradas em planos de ação.
Uma metodologia que pode ajudar muito nesse sentido é o 5W2H, que visa responder sete perguntas para cada estratégia a ser executada. São elas:
- O que fazer (What)?;
- Por que fazer (Why)?;
- Onde fazer (Where)?;
- Quando fazer? (When)?;
- Quem vai fazer? (Who)?;
- Como fazer (How)?;
- Quanto custa fazer (How much)?.
Com as respostas para esses questionamentos, fica mais fácil mapear e executar com eficiência todas as estratégias traçadas para a sua farmácia.
5. Mensuração e acompanhamento dos resultados
Para finalizar, é importante que seja feito o acompanhamento e a mensuração dos resultados das estratégias da farmácia.
Isso pode ser feito por meio de indicadores de desempenho, balanços financeiros, análise de dados, entre outras formas.
Extra: conteúdos da GAM que podem ajudar a construir o planejamento estratégico da sua farmácia
O nosso blog está cheio de conteúdos de excelente qualidade e que podem nortear várias estratégias da sua farmácia em 2023.
Temos artigos completos sobre gerenciamento de categorias, para que você saiba como a organização dos produtos pode impulsionar as vendas da farmácia. Entre outras coisas, é possível conferir um mapa de pontos quentes da drogaria!
Também contamos com vários materiais sobre marketing, para que você aprenda mais sobre redes sociais, publicidade online, uso das mídias tradicionais etc.
Você pode conferir ainda dicas de gestão para que a sua farmácia tenha um melhor desempenho financeiro.
Enfim, o que não faltam são conteúdos interessantes para você acompanhar e fazer um planejamento estratégico super completo para 2023.
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