Além de pensar no planejamento estratégico, o fim de ano é uma época em que podem ser feitas várias promoções exclusivas para aumentar a lucratividade da sua farmácia.
Trabalhar com packs promocionais é uma ideia das mais interessantes, tendo em vista os benefícios que esse tipo de estratégia proporciona.
Que tal saber mais sobre como trabalhar com esse tipo de estratégia? Contaremos tudo neste artigo. Continue com a gente!
Pack promocional: entenda o que é e quais são os principais tipos
Os packs promocionais são kits de produtos criados de forma estratégica e vendidos com preços mais competitivos para o consumidor.
Na prática, trata-se da criação de combos com produtos que já estão à venda na sua farmácia. Eles podem ser trabalhados em várias datas comemorativas, principalmente no fim de ano, em que é possível fazer packs promocionais presenteáveis.
Afinal, nessa época, todo mundo está à procura de boas opções de presentes para os amigos e familiares. Estrategicamente, a sua farmácia pode tirar proveito disso para vender mais.
Tipos de packs promocionais
Existem diferentes tipos de packs promocionais que podem ser criados. Um deles trabalha com produtos iguais ou semelhantes. É o caso do famoso “compre 3 e pague 2”, por exemplo.
Esse tipo de pack promocional com um único produto é ideal para itens que as pessoas consomem muito, tais como sabonetes, xampus, protetores solares, desodorantes, entre outros.
Há ainda os packs personalizados, que são kits de produtos que se complementam. Você pode fazer um kit de produtos masculinos com desodorante, creme de barbear e loção pós-barba, por exemplo.
Vantagens de vender packs promocionais no fim de ano
Vender packs promocionais é bastante vantajoso para as farmácias, principalmente em datas sazonais, como o fim de ano. Veja alguns benefícios de realizar essa estratégia:
Criação de packs personalizados
Você pode criar packs personalizados para atender a diferentes perfis de públicos e clientes da sua farmácia.
É possível criar packs de produtos masculinos, femininos, infantis, para banho, para higiene íntima, de maquiagens etc.
Além disso, você pode aproveitar que muitas pessoas aproveitam as férias de fim de ano para curtir as praias e as piscinas para vender packs especiais de verão. Eles podem conter protetores solares, bronzeadores, loções pós-sol, entre outros.
Aumento da receita no fim de ano
Os packs são uma ótima alternativa para você aumentar o ticket médio da farmácia no fim de ano.
Aproveite e faça packs temáticos com embalagens presenteáveis. Certamente você fará muitas vendas de kits para o Natal.
Fidelização de clientes
A venda de packs promocionais é uma ótima alternativa para apresentar novos produtos aos clientes e fidelizá-los.
Imagine, por exemplo, que um cliente comprou um pack de verão com protetor solar e desodorante, tendo em vista que o preço estava mais atrativo do que o comum.
Se essa pessoa gostar dos produtos que comprou, certamente voltará à sua farmácia para adquiri-los novamente, mesmo quando eles não estiverem mais em promoção.
Ideias para vender os packs promocionais na farmácia
Você pode usar a sua criatividade para vender mais packs promocionais na farmácia! Uma ideia interessante é usar as pontas das gôndolas ou prateleiras para posicionar os kits.
Você também pode criar ilhas e outros tipos de pontos extras no PDV para que os produtos chamem a atenção da clientela.
Colocar cartazes na vitrine da farmácia, bem como expor alguns packs nesse espaço também é uma ideia das mais interessantes.
Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e criar excelentes packs promocionais para o fim de ano na sua farmácia.
Também tire um tempinho para dar uma conferida nas tendências do mercado farmacêutico para 2023. Tem muita coisa interessante acontecendo e nós contamos tudo em nosso blog.