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Fidelização de clientes: esse é um assunto que você não pode deixar de lado neste ano de 2023! Ao investir em estratégias desse tipo você consegue aumentar a lucratividade da farmácia e otimizar as despesas de marketing.
Além disso, ao apostar nas estratégias de fidelização, você se diferencia da concorrência. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Invesp, 44% das empresas focam na aquisição de clientes e apenas 18% na retenção.
Mas, como começar o ano fidelizando clientes na farmácia? Para isso, há várias ações práticas que podem ser desenvolvidas. Trataremos sobre elas neste artigo. Então, fique com a gente!
1. Ofereça uma boa experiência de compra para os clientes
Para começar o ano fidelizando clientes em seu PDV, garantir uma boa experiência de compra é fundamental.
Por mais que isso pareça óbvio, muitas drogarias pecam nesse sentido e é aí que você precisa se diferenciar.
A experiência de compra na farmácia deve ser toda planejada! Os produtos devem ser organizados adequadamente no PDV, por exemplo. Assim, os clientes encontrarão o que procuram com mais facilidade e perceberão que a sua loja se destaca pela organização.
2. Aposte nas redes sociais para melhorar a fidelização de clientes
Hoje em dia, os ambientes físicos e digitais praticamente se fundem. A esse fenômeno, a pensadora Martha Gabriel dá o nome de cibridismo.
Dentro desse contexto, é essencial apostar em estratégias para fidelizar os clientes no PDV usando as redes sociais.
Os canais online podem explorar estratégias de marketing de conteúdo, trazendo dicas sobre como usar os produtos que a sua loja vende, por exemplo. Essas ações de relacionamento são ótimas para fidelizar clientes.
Para divulgar uma nova linha de cremes para o corpo, por exemplo, você pode convidar um dermatologista para falar sobre a importância desse produto e como utilizá-lo na rotina diária.
3. Crie programas de fidelização de clientes
É uma boa prática criar programas de fidelização de clientes, para garantir que os consumidores sempre voltem à sua loja, com determinada frequência.
Nesse sentido, um grande trunfo que as farmácias têm são as pessoas que usam remédios de uso contínuo.
Como precisam comprar os medicamentos todos os meses, essas pessoas podem ficar fiéis à sua farmácia, caso percebam vantagens em comprar sempre de você e não nas concorrentes.
Você pode oferecer descontos para pacientes que aderirem a um programa de fidelidade, por exemplo. Para isso, basta criar uma segmentação exclusiva para isso em seu software de vendas e aplicar as promoções exclusivas para esse público.
4. Ofereça uma ampla variedade de serviços na sua farmácia
As pessoas não enxergam mais as farmácias apenas como lojas de medicamentos e cosméticos, mas sim como verdadeiros hubs de saúde.
Sendo assim, é uma boa prática oferecer uma ampla variedade de serviços, como um consultório farmacêutico, onde podem ser aplicadas vacinas e injeções, realizados exames rápidos etc.
Esse tipo de serviço é muito interessante, uma vez que é visto como um plus pelos clientes. A pessoa pode comprar o medicamento receitado pelo médico e já fazer a aplicação no mesmo local, por exemplo.
5. Faça pesquisas de satisfação
Muitas vezes os clientes gostariam de melhorias na sua farmácia e, por conta da rotina de trabalho, você acaba não se dando conta disso.
Para identificar esses pontos de melhoria, fazer pesquisas de satisfação é uma ideia das mais interessantes.
Você pode realizar pesquisas presenciais e/ou online para coletar as necessidades e os anseios dos seus clientes. Depois, dê feedbacks e implemente as melhorias, de acordo com as possibilidades.
2023 tem tudo para ser um ano promissor para a sua farmácia! Então, aposte nas ações de fidelização de clientes e aproveite para ter uma ótima lucratividade nos próximos meses.
Fique por aqui e veja também quais são os 5 fatores imprescindíveis para praticar no varejo farmacêutico.
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