Créditos de imagem: Shutterstock.
Você sabia que cerca de 30% da população adulta brasileira é hipertensa? Esse dado foi levantado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e acende um alerta para a população.
Tendo em vista que as farmácias têm se tornado verdadeiros hubs de saúde, você pode desenvolver ações para que os seus pacientes se previnam da hipertensão arterial.
Em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Além disso, nesse mês é realizada a campanha do Abril Vermelho, que a sua farmácia pode fazer parte.
Ao aderir à campanha contra a hipertensão arterial, além de contribuir com a saúde dos seus clientes, também será possível criar uma imagem mais positiva da farmácia.
Veja, a seguir, mais informações sobre o Abril Vermelho e algumas dicas de ações interessantes que podem ser realizadas!
Abril Vermelho: campanha de combate à hipertensão arterial
O Abril Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a hipertensão arterial, que ocorre todos os anos durante o mês de abril.
A iniciativa tem como objetivo alertar as pessoas sobre os perigos da hipertensão e promover hábitos saudáveis de vida que ajudem a prevenir e controlar a doença.
A hipertensão arterial é uma condição na qual a pressão arterial está elevada acima dos valores normais, podendo causar danos aos vasos sanguíneos e aumentando o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
É uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo e pode ser agravada por fatores como sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo e estresse.
De acordo com o médico cardiologista Dante Senra, em entrevista à CNN Brasil, a hipertensão é responsável por 65% dos casos de infarto agudo e 80% dos AVCs. Por isso, prevenir a doença é tão relevante.
Além de aumentar a conscientização sobre a hipertensão arterial, o Abril Vermelho também busca promover hábitos saudáveis. A prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, redução do consumo de sal e tabagismo, controle do estresse e monitoramento da pressão arterial são exemplos.
É importante lembrar que a hipertensão arterial pode ser uma doença silenciosa, ou seja, muitas pessoas podem ter pressão alta e não apresentar sintomas.
Por isso, é fundamental fazer exames regularmente para avaliar a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis para prevenir e controlar a doença.
5 ideias de ações para o mês da prevenção à hipertensão arterial na sua farmácia
Que tal preparar a sua farmácia para fortificar a saúde dos clientes no mês da prevenção a hipertensão arterial?
A seguir, veja algumas dicas para engajar o estabelecimento na campanha do Abril Vermelho.
1. Faça a aferição da pressão arterial dos clientes gratuitamente no consultório farmacêutico
Fazer a aferição da pressão arterial dos clientes gratuitamente no consultório farmacêutico é uma ótima iniciativa para aumentar a conscientização sobre a hipertensão arterial e incentivar as pessoas a monitorarem a sua saúde.
Além disso, o consultório farmacêutico é um ambiente propício para oferecer orientação e informação aos pacientes, podendo ajudá-los a entender melhor a sua condição e a adotar hábitos saudáveis de vida.
Caso seja necessário, o farmacêutico pode encaminhar o paciente para consultar com um cardiologista. Assim, exames mais aprofundados poderão ser realizados e um tratamento adequado proposto pelo profissional.
2. Colete dados dos pacientes hipertensos para promover campanhas focadas
Coletar dados dos pacientes hipertensos para promover campanhas focadas é uma estratégia eficaz para oferecer um atendimento mais personalizado aos pacientes, assim como direcionar campanhas de marketing.
Com essas informações, a farmácia poderá enviar ofertas de descontos para os clientes hipertensos e que fazem uso de medicamento contínuo, por exemplo.
3. Produza conteúdos sobre a hipertensão arterial para as suas redes sociais
Produzir conteúdos sobre a hipertensão arterial para as redes sociais das farmácias é uma forma eficaz de ampliar o alcance da campanha e oferecer informações úteis para um público mais amplo.
Os conteúdos podem incluir dicas de prevenção e controle da hipertensão, informações sobre a importância do monitoramento da pressão arterial e outras orientações importantes para manter a saúde cardiovascular.
4. Faça uma decoração alusiva ao Abril Vermelho na farmácia
Fazer uma decoração alusiva ao Abril Vermelho na farmácia é uma maneira de chamar a atenção dos clientes para a campanha e reforçar a importância da conscientização sobre a hipertensão arterial.
A decoração pode incluir cartazes informativos, banners e outros materiais que destaquem a importância do tema. Além disso, você pode decorar a farmácia com arabescos de balão vermelho, fitas decorativas com essa tonalidade nas gôndolas e prateleiras etc.
5. Convide um cardiologista para falar com os seus clientes sobre o tema
Convidar um cardiologista para falar com os clientes sobre o tema é uma excelente forma de oferecer informação de qualidade e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.
O profissional pode compartilhar informações importantes sobre a hipertensão arterial, suas causas e riscos, bem como orientações sobre como prevenir e controlar a doença.
Isso pode ajudar os pacientes a entender melhor a sua condição e a adotar hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares.
Caso a sua farmácia não tenha um grande espaço para realizar um workshop ou outro evento do tipo, a atividade pode ser feita online.
O médico pode conversar com o seu público ao vivo pelas redes sociais, inclusive esclarecendo as dúvidas que as pessoas têm sobre a hipertensão arterial.
O que você achou das nossas ideias para trabalhar no mês da prevenção arterial? Com certeza elas contribuirão muito com a comunidade em que a sua farmácia está inserida!
Temos mais conteúdos legais para você! Veja agora como os influenciadores digitais podem auxiliar nas vendas da farmácia!
Créditos de imagem: Shutterstock.