A construção de uma marca é baseada nas experiências, vivências, desafios e superações que ela enfrenta ao longo de toda a sua trajetória. A GAM, em abril, celebra seus 55 anos atuando de forma consistente no mercado com a missão de ser o elo entre a indústria e o varejo, distribuindo confiança. Fundada em 1968 por Genésio Antônio Mendes, a empresa tem sua estrutura formada pela sede administrativa, a GAM-AD, na cidade de Tubarão/SC, e por cinco Centros de Distribuição: um em Santa Catarina, também em Tubarão, o segundo em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, o terceiro em Serra, no Espírito Santo e um em São José dos Pinhais, Paraná. No último ano, expandiu sua atuação para mais um local do Brasil, o Distrito Federal.
São 55 anos de uma trajetória baseada na superação de grandes desafios, investimentos em tecnologia, expansão para outras regiões do país e na valorização das pessoas. Em mais de cinco décadas de história, o principal investimento da GAM é nas pessoas de seu time. São elas que permitiram a empresa chegar onde está hoje, cada vez mais fortalecida com um portfólio de serviços e uma variedade de marcas que atende as necessidades do varejo.
“Vivemos um momento de muitas incertezas econômicas no país. Nesses momentos precisamos ficar atentos e revisar com muita frequência nosso planejamento e estratégias. De qualquer forma, mesmo com esse cenário, entendo que o principal desafio continua sendo cuidar das pessoas do time e continuar atraindo bons profissionais. É por isso que podemos dizer que o principal investimento da GAM é nas pessoas de seu time”, explica o CEO da GAM, Guto Nuernberg.
A mesma ideia é compartilhada pela responsável por Gestão de Pessoas, da GAM, Michelli Kaminski. “Na nossa história está presente a valorização das pessoas, são elas/somos nós que fizemos o negócio acontecer. As pessoas são a nossa maior riqueza, e a coesão ao nosso propósito nos torna únicos: fazemos o nosso melhor para servir as pessoas. E por trabalharmos entregando o nosso melhor a todos, cuidamos de cada um como único, valorizamos o potencial, incentivando e investindo em capacitações, cultura da inovação e criatividade resultando em crescimento colaborativo e sustentável”, garante a Michelli.
Inovação sempre presente
A inovação está presente em todos os processos realizados na GAM ao longo desses 55 anos, na maneira diferente de pensar e questionar as soluções existentes, sempre colocando as pessoas no centro das decisões.
“Os hábitos e necessidades de consumo das pessoas mudam com uma velocidade enorme. É necessário transformar os negócios para que atendam novos cenários e consigam permanecer relevantes para seus clientes. Para a GAM, a distribuição é um leque de soluções capaz de atender diversas necessidades da indústria e do varejo. Através da identificação de oportunidades e da co-criação com parceiros é possível inovar e construir o futuro do mercado”, reforça a gerente de marketing e inovação, Clarice Flor Marçal.
Ao longo de 55 anos, a GAM transformou seus negócios atendendo aos novos cenários e, desta forma, se mantendo relevante para os seus clientes.
Foco na questão ambiental
As questões ambientais e sociais também fazem parte do DNA da GAM e ganharam ainda mais força ao se difundir cada vez mais a importância da sustentabilidade e do compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações. Com a chegada do ESG, uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, o tema se tornou ainda mais presente no caminhar da GAM.
“A partir de um raciocínio simplório podemos entender que a sustentabilidade e perenidade de um negócio requerem recursos naturais (E), pessoas para produzir e consumir (S) e uma dinâmica efetiva e ética (G). O que muda com a chegada da onda ESG é o despertar para a incorporação da temática na proposição e gestão estratégica. No nosso caso, teremos uma migração das atividades hoje no âmbito de responsabilidade sócio-ambiental para o planejamento estratégico, para a proposta de valor aos stakeholders”, esclarece o estrategista em Negócios da GAM, Ézio Oliveira Júnior.
Com inovação, desenvolvimento nas áreas de sustentabilidade e ambiental e principalmente com o foco em ouvir e pensar nas pessoas, a GAM reforça sua trajetória que completa 55 anos de uma união que se fortalece diariamente. Cada pessoa que tem sua trajetória ligada à empresa é parte fundamental de todo esse processo.